segunda-feira, 23 de junho de 2008

Outros Bloggers no Sempre a Produzir - IV


Com os meus agradecimentos, “Estilítica”, a Política do Estilo, por JRV, Activismo de Sofá.

Ferreira Leite sublinha situação de emergência social e questiona investimento em novas infra-estruturas”, eis a grande manchete saída do congresso do PSD. Ferreira Leite está a apostar forte na sua face social. Mas afinal o que a distingue de Sócrates? O que distingue o PSD do PS?

A constatação de que o PSD e o PS se encontram cada vez mais próximos é mais do que antiga. Estudos comprovam, inclusive, que o caso português é paradigmático neste sentido. O centro é demasiado centrista, sendo quase inexistente a divisão esquerda/direita entre o PS e o PSD (Ver André Freire, 2006, "Esquerda e Direita na Política Europeia").

Posto isto, o que impulsiona o rotativismo entre os dois principais partidos portugueses? O estilo da liderança parece ser o principal factor diferenciador. Ora um dos líderes é mais inflexível, ora o outro mostra um maior cariz social. Ora um dos líderes se revela mais facilitista, ora o outro logo entende sublinhar a importância dos sacrifícios.

A “estilítica” não é um fenómeno exclusivo do caso português, mas é algo que ganha cada vez maior dimensão legislatura após legislatura. À falta de uma verdadeira divisão esquerda/direita, o estilo é quem mais ordena… Escusado será sublinhar os traços populistas que todo este cenário exibe.

JRV

Sem comentários: