segunda-feira, 9 de junho de 2008

Outros Bloggers no Sempre a Produzir - I


Com os meus agradecimentos, Sempre a sondar por JCS, Lóbi.

Agradecendo o convite para produzir um bocado no Sempre a Produzir, lanço-me imediatamente numa análise da sondagem que decorria aqui, na coluna da esquerda, e que teve resultados absolutamente surpreendentes.


Não sem antes fazer uma referência à quantidade de partidos que o leque democrático português tem para oferecer. O Sempre a Produzir tinha doze partidos na sondagem! Doze partidos!

Com doze partidos, um país à séria fazia um brilharete. Mas nós, claro que não. Temos doze partidos mas só usamos dois. É como as praias. Também temos muitas mas vai tudo para as mesmas.

Adiante. Com trinta votos, o CDS/PP venceu a primeira volta das legislativas, aqui no Sempre a Produzir. Quem sabe se Paulo Portas não consegue repetir a façanha nas Legislativas de 2009 e formar Governo…

Bem, até pode ganhar as Legislativas, mas duvido que consiga formar Governo. Pelo menos um Governo que conseguisse reunir em paz, sem cadeiras a voar, como ocorre amiúde em conselhos nacionais.

O Hélder Amaral, ministro das Finanças, não se vai aguentar quando o Nuno Melo, ministro da Reforma Agrária, pedir dinheiro para plantar tremoços na CRIL. Atira-lhe logo com qualquer coisa à cabeça que, embora amparada pela farta cabeleira, deixa um lanho que se verá depois na televisão.

Quanto à oposição, em segundo lugar ficaram duas forças políticas com muitas semelhanças: Partido Socialista e Bloco de Esquerda. Vinte e dois votos para cada um. Bom para o PS, que está a passar um mau bocado, e muito bom para o Bloco de Esquerda, que arrumou com os comunistas, presenteados com… quatro votos! Até a Nova Democracia teve cinco votos, camaradas, até a Nova Democracia… E dos cinco, cinco são do próprio Manuel Monteiro, que votou, porém, seis vezes, mas na última vez enganou-se e botou a cruz no PCTP, que acabou por ficar com dois votos: o tal de Monteiro e outro de alguém que ainda não sabemos quem é, mas já há um retrato-robot.

Sobre o PSD, importa dizer que o partido de Ferreira Leite arrecadou vinte votos, tantos como o PNR. E isto é uma verdadeira surpresa! Ninguém diria que o PSD conseguia ter tantos votos como o PNR…

Noutro quadrante, os monárquicos conseguiram dois votos, mas ainda não pagaram os conhaques que prometeram aos dois únicos fadistas com ligação à Internet que conseguiram acordar pela primeira vez em trinta anos antes das 19 horas, só para poder votar antes do fim da sondagem. Estes editaram porém um fado, sobre o calote, que já vendeu cinquenta discos no mundo inteiro, embora as vendas tenham sido todas feitas a turistas em Lisboa e com recurso a arma de fogo.

Em qualquer caso, esta foi uma primeira volta com bastante interesse e os líderes políticos têm obrigação de saber interpretar os resultados. Julgo por isso que os partidos que não obtiveram mais de dois votos deviam abandonar a política e abrir, por exemplo, uma lavandaria em franchising. Talvez assim nos livrássemos do partido ecologista “Os Verdes”.

Renovo os meus agradecimentos ao Sempre a Produzir e ao seu Autor, pelo simpático convite.

Sempre a produzir,

JCS

1 comentário:

A. João Soares disse...

Com tão boa escrita foi uma boa aquisição. A ironia é uma boa forma de encarar situações difíceis e esta foi bem retratada.

Abraço
A. João Soares