segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fórmula Um 2008

À semelhança do que aconteceu no ano passado, e independentemente de quem tem ou deixa de ter direitos televisivos, o Sempre a Produzir vai publicar os resultados e aspectos mais importantes da temporada de Fórmula Um.

Para começar, aqui fica a lista de equipas presentes este ano, sendo que todas vão utilizar pneus Bridgestone Potenza, e respectivos pilotos.



Com base em Maranello, Itália, a equipa volta a contar com o campeão em título, Kimi Räikkönen, e com o brasileiro Felipe Massa, coadjuvados, nos testes, por Luca Badoer e Marc Gene.

A equipa começou a competir nos campeonatos de Fórmula 1 em 1950, tendo já conquistado catorze campeonatos e somado 201 primeiras posições.

Para a temporada de 2008, contam com o chassis F2008 e com o motor Ferrari Type 056.




Depois do descalabro, em termos de equipa, do ano passado, a McLaren aposta forte em dois jovens pilotos promissores, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, e nos pilotos de testes Pedro de la Rosa e Gary Paffett.

Sedeada em Woking, Inglaterra, a McLaren começou a competir no ano de 1966 e conta com oito títulos e 156 primeiros lugares.

Em 2008 contam com o chassis MP4-23 e o motor Mercedes-Benz FO 108V.



Nick Heidfeld e Robert Kubica são os pilotos de serviço da BMW Sauber que parte para a temporada de 2008 com vontade de disputar os primeiros lugares da classificação.

A marca germânica conta, ainda, com os pilotos Marko Asmer e Christian Klien para testarem até aos limites as potencialidades do chassis F1.08 e do motor BMW com que contam para fazer face às restantes equipas.

No seu palmarés, a equipa de Munique soma duas primeiras posições desde que entrou para o mundo da F1 em 1993.




Reconhecidamente batalhadora, a marca francesa volta a contar com Fernando Alonso à frente das suas fileiras e com o estreante Nelsinho Piquet (filho do bem conhecido Nelson Piquet), tendo ainda como pilotos de testes Lucas di Grassi, Romain Grosjean e Sakon Yamamoto.

Tendo iniciado a sua actividade na F1 em 1977, a Renault conta com dois títulos de construtores, trinta e três primeiros lugares e com o chassis R28 e o motor Renault RS27 para atacar a temporada que se avizinha.




A Williams apresenta-se às hostes com um motor Toyota e com o chassis FW30, entregues a Nico Rosberg e ao japonês Kazuki Nakajima, com que tentarão dilatar o palmarés iniciado em 1975 e que conta com nove títulos e 113 primeiras posições em grandes prémios.

Nicolas Hulkenberg e Narain Karthikeyan são os pilotos de testes da equipa britânica.




A marca japonesa viu-se livre do irmão mais novo do clã Schumacher e contratou Timo Glock para fazer parceria com o experiente Jarno Trulli.

Em prova desde 2002, a Toyota aposta no chassis TF108, no motor RVX-08 e, ainda, no piloto de testes Kamui Kobayashi para adicionar mais algumas vitórias às duas que possui.



Jenson Button e o veterano Rubens Barrichello continuam como pilotos da marca nipónica que apresenta, para 2008, o chassis RA108 e o motor RA808E.

Presente nestas andanças desde 1964, a Honda nunca foi além da conquista de três primeiras posições e aposta nos pilotos de testes Alexander Wurz e Mike Conway para ajudarem a melhorar as capacidades do modelo de 2008.



Considerada como equipa satélite da Honda, a Super Aguri vai pôr nas mãos de Takuma Sato, Anthony Davidson e do piloto de testes James Rossiter o conjunto composto pelo chassis SA08 e pelo motor Honda.




Como pilotos principais da Red Bull, o veterano David Coulthard e Mark Webber vão usufruir do chassis RB4 e do motor Renault RS27.

Sébastien Buemi é o piloto de testes da equipa que iniciou a sua actividade em 2005.



Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel são os pilotos da marca sedeada em Faenza, Itália, que conta com motores oriundos da Ferrari para melhorar as prestações conseguidas desde 2006.



Giancarlo Fisichella e Adrian Sutil serão os pilotos de serviço da estreante Force India, cuja pujança económica permite contar com motores Ferrari e três pilotos de testes, entre os quais está Vitantonio Liuzzi.


CALENDÁRIO 2008

- 16 de Março – Austrália
- 23 de Março – Malásia
- 06 de Abril – Bahrain
- 27 de Abril – Espanha
- 11 de Maio – Turquia
- 25 de Maio – Mónaco
- 08 de Junho – Canadá
- 22 de Junho – França
- 06 de Julho – Inglaterra
- 20 de Julho – Alemanha
- 03 de Agosto – Hungria
- 24 de Agosto – Europa
- 07 de Setembro – Bélgica
- 14 de Setembro – Itália
- 28 de Setembro – Singapura
- 12 de Outubro – Japão
- 19 de Outubro – China
- 02 de Novembro – Brasil

Mais informações aqui.

Sem comentários: