quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Desdentados

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas afirmou, numa entrevista, que cerca de metade da populaça não tem recursos financeiros suficientes para pagar uma consulta de medicina dentária privada.

Ora, uma vez que não há médicos dentistas nos tão afamados Centros de Saúde ou através de algum sistema de concessão, a populaça está, e continuará a estar, excluída da saúde oral.

Diz o bastonário que a Ordem tem insistido para que haja médico do sector nos centros de saúde e hospitais públicos ou para que, em alternativa, sejam criados os tais sistemas de convenção com o sector privado.

Orlando Monteiro da Silva aproveitou a deixa para deixar bem claro que, de acordo com um estudo feito pela Univesidade de Liverpool, cá o burgo aparece, como sempre, na cauda da Europa, no que toca a cuidados de saúde oral, e que a catrefada de dentistas que acabam os seus cursos, todos os anos, estão a dar de frosques para outros países, por falta de trabalho em terras lusas.

É de realçar o facto das regiões autónomas dos Açores e Madeira serem as únicas do território nacional a terem sistemas de saúde oral a servirem os utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Se calhar já é hora do ministério (in)competente olhar para estes dois exemplos e pensar numa forma de aplicá-los no território continental, sob pena de correr o risco de ver metade da populaça completamente desdentada e cheia de cáries, ou outro tipo de infecções bocais, nos próximos anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
num país em que a maioria dos dentistas só pensa em ganhar dinheiro, havia de ser lindo õ trabalho deles nos centros de saúde. Os dentyistas Portugueses precisam de ganhar cultura de saúde (a maioria, pois há uns fantásticos) e só depois exigir gastar mais dinheiro dos nossos impostos. Imaginem lá a a margem de lucros das clinicas dentárias...eles querem ir para os centros de saúde pois andaram anos a roubar o pagode e agora não há dinheiro...ganhem vergonha!