quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Reino animal

Sempre quis que este modesto espaço, além de dizer muitas barbaridades, maluqueiras e verdades à mistura, contribuísse, de algum modo, para o aumento da minha cultura geral, bem como de todos(as) aqueles(as) que se dão ao trabalho de ler o que aqui escrevo.

Quem nos conhece, a mim e à minha querida mulher, sabe que somos algo fanáticos por tudo o que tem a ver com o Reino Animal e que somos verdadeiros devoradores de programas televisivos alusivos a esta temática.
Vai daí, decidi incluir mais uma rubrica no Sempre a Produzir que começa com um pequeno insecto que, vá-se lá saber porquê, nos é particularmente querido.
JOANINHA
Nome comum – Joaninha
Família – Coccinellidae

Joaninha é o nome popular de um insecto da família Coccinellidae.
Trata-se dum predador no mundo dos insectos que se alimenta de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos mais pequenos.
Possui um corpo semi-esférico, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa.
Existem cerca de 4.500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
Cá no burgo, a espécie mais conhecida (comum na Europa) é a Coccinella Septempunctata, que apresenta, geralmente, de uma a sete manchas pretas sob um fundo vermelho em cada asa., sendo, também, conhecida por joaninha de sete pontos.

Mais informações aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Procuro faz muito tempo algumas Joaninhas para popular minha criação de hibiscos, que são atacadas constantemente por pulgões. Como não gosto de usar inseticidas, minha luta é constante. Conhece aonde posso obter alguns exemplares?
Abraços