sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Países do mundo

LIBÉRIA


Nome oficial – República da Libéria
Localização geográfica – Àfrica
Capital – Monróvia
Outras cidades – Greenville e Voinjama
Área – 111.370 Kms2
População – 3.042.000 habitantes (2005)
Língua oficial – Inglês
Religião predominante – Cristianismo protestante
Moeda – Dólar Liberiano
Hino nacional – All hail, Liberia, hail
Outras informações
O país tem as suas origens quando, em 1821 a American Colonization Society conseguiu adquirir uma parcela de terra perto da área do Cabo Mesurado, onde, posteriormente, se fixariam os primeiros colonos negros oriundos dos Estados Unidos.
Em 1824 a colónia recebeu o nome de Libéria (do latim, "terra livre") e a 26 de Julho de 1847 declarou a sua independência, dotando-se duma constituição decalcada da Constituição dos Estados Unidos da América.
A Libéria é uma república governada pela Constituição de 6 de Janeiro de 1986, onde o chefe de estado é o Presidente, eleito para um mandato de seis anos, sendo também o chefe de governo.
Economicamente, o país assenta na agricultura, sector do qual vive a maioria da população.
As principais culturas são o arroz, a mandioca, o café e o cacau. No entanto, apesar da maioria da população se empregar neste sector, a Libéria não é auto-suficiente do ponto de vista alimentar.
Uma fonte importante de divisas para o país é a venda das taxas de registo de navios, já que muitas embarcações estrangeiras estão registadas sob a bandeira liberiana, aproveitando os baixos valores oferecidos por esta nação africana.


Mais detalhes sobre este país, aqui.

Sem comentários: