segunda-feira, 23 de julho de 2007

Loucura meteorológica

Ainda que a Agência Meteorológica da Organização das Nações Unidas já tenha atirado com as culpas para cima do aquecimento global, não há quem perceba o que diabo se passa com a meteorologia, quer a nível nacional quer a nível internacional.

Cá no burgo, a populaça que está de férias interroga-se onde é que pénis anda o típico verão português a que estamos acostumados e começa a pensar que ainda vamos ver o Pai Natal de fato de banho, óculos escuros e bronzeador na mão, enquanto anda dum lado para o outro a distribuir as prendas e a ouvir a rubrica SOS Calor na TSF.

Entretanto, além fronteiras e por esse mundo fora, as coisas têm chegado a extremos nunca vistos, como na Roménia, onde os mais de 40ºC já atiraram com mais de 600 pessoas ao hospital e provocaram, só na semana passada, 13 mortos, no Reino Unido, onde as cheias têm sido uma constante com uma intensidade nunca vista por estas alturas do ano, e no sudoeste da Ásia, onde mais de 700 pessoas já morreram vítimas das cheias e dos temporais.

Sem querer ser pessimista, será que a populaça mundial se tem que começar a preocupar para uma catástrofe natural do género do que se viu no filme “O Dia Depois de Amanhã”?

Sem comentários: