segunda-feira, 5 de março de 2007

Países do mundo

ANDORRA


Nome oficial – Principado de Andorra
Localização geográfica – Europa
Capital – Andorra la Vella
Outras cidades
Área – 468 kms2
População – 69.000 habitantes (2004)
Língua oficial – Catalão
Religião predominante – Cristianismo
Moeda – Euro
Hino nacional – El Gran Carlemany
Outras informações
Pequeno país europeu, localizado num enclave nos Pirinéus, foi, durante séculos, um território essencialmente agrícola e de pastoreio, onde a prática da caça era frequente. Segundo algumas lendas, Carlos Magno foi o fundador de Andorra, sendo que o primeiro soberano conhecido foi um nobre espanhol, o Conde de Urgel.
Andorra é um co-principado independente desde 1278 e uma democracia parlamentar desde 1993, sendo o poder legislativo exercido pelo Conselho Geral dos Vales, composto por 28 deputados eleitos para um mandato de quatro anos.
Os Chefes de Estado, ou co-príncipes, são o presidente da República Francesa e o bispo da comarca catalã de Urgel.
Até 1970, o direito de voto era exclusivo dos homens de Andorra, a partir da terceira geração. Actualmente, o voto é extensivo a todos os cidadãos de primeira geração, com idade igual ou superior a 28 anos, cujos pais sejam estrangeiros.
A imigração, controlada através de um sistema de quotas, restringe-se a cidadãos de França e de Espanha, que pretendam trabalhar no território.
O território do Principado de Andorra está estruturado em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias.
O principal recurso da economia de Andorra é o turismo, estimulado pela construção de estações de esqui. Além disso são também importantes a exportação de energia eléctrica e as actividades financeiras, sendo o pequeno país considerado como paraíso fiscal.


Mais detalhes sobre este país, aqui.

Sem comentários: