segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Temos euros suficientes?

De acordo com um dos matutinos nacionais, o estado Português vai gastar, pelo menos e sem contar com as inevitáveis derrapagens orçamentais tão em voga nos últimos tempos, cerca de 12 milhões e 500 mil euros para enviar tropas para o Líbano.

A Organização das Nações Unidas tem, na sua composição, uma série de países que têm milhentas razões para enviar tropas para o Líbano e que podem ganhar muito mais com essa situação do que Portugal. No entanto, não o fazem. Espertos…

Connosco as coisas funcionam de maneira diferente. A economia nacional está de rastos, mas Portugal tem que ficar bem na fotografia e, por isso, toca de gastar um dinheirão com o envio de 200 alminhas para ajudar à festa que se vive naquela região, em vez de aplicar semelhante pecúlio noutras causas bem mais nobres e de cariz verdadeiramente nacional.

Alguma razão mais forte e patriótica nos deve levar a enviar tropas para locais recônditos que nada têm, nem nunca tiveram, a ver com o nosso país, como, por exemplo, o desejo de voltar à época das conquistas.
Mas devemos estar alerta, já que as conquistas custam caro aos cofres do país e, da maneira como isto está, talvez seja melhor começar a preparar mais um aperto dos cintos face à probabilidade de aparecerem mais impostos para pagar estes actos tão beneméritos.

Sem comentários: