quinta-feira, 17 de maio de 2007

Um programa sério

Dá pelo nome de Liga dos Últimos e passou, ontem, por volta das 22h30, na RTP-N.

Já tinha, noutras ocasiões, visto algo deste programa, dedicado ao futebol das categorias mais do que inferiores cá do burgo, mas nunca me tinha detido, como fiz ontem, a ver o dito por inteiro.

Confesso que o futebol nacional, apesar de simpatizante do glorioso, não me diz grande coisa e, obviamente, não é o desastre futebolístico praticado nas divisões de honra ou nas distritais que me vai cativar a ir a um pseudo estádio, para vir de lá coberto de pó, ou a ficar horas em frente ao televisor a ver os jogadores dos chamados grandes a atirarem-se para o chão por dá cá aquela palha.

Nesse caso, perguntar-se-ão os leitores deste humilde espaço, o que é que diabo leva este tipo a perder meia hora, depois do jantar, para ver o tal programa?

Muito simples… O puro, e saudável, entretenimento proporcionado pelos intervenientes, tendo em consideração que, ao falar de intervenientes, não me refiro ao apresentador Álvaro Costa nem ao comentador Hernâni Gonçalves, que deixam algo a desejar, ainda que compreensivelmente, dada a natureza do programa.

Refiro-me, sim, aos treinadores, aos presidentes de pequenos clubes, dos quais ninguém ouviu falar, aos jogadores e às massas associativas, cujas análises e declarações perante uma câmara de televisão são, de longe, melhores do que qualquer pseudo “sketch” humorístico de qualquer pseudo humorista cá do burgo, proporcionando, assim, o tal puro entretenimento.

Em suma, um programa onde o protagonista é o verdadeiro e castiço portuga…

Um programa capaz de deixar a populaça bem disposta, ao mesmo tempo que promove, de uma forma simples e, porque não, eficaz, locais remotos e respectivas associações desportivas deste nosso burgo à beira mar plantado.

Sem comentários: