sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Países do mundo

HUNGRIA
Bandeira da Hungria
Nome oficial – República da Hungria
Localização geográfica – Europa
Capital – Budapeste
Outras cidades – Debrecen e Veszprém
Área – 93.030 Kms2
População (2000) – 10.106.020 habitantes
Língua oficial – Húngaro
Religião predominante
Moeda – Florim Húngaro
Hino nacional – Himnusz
Outras informações
A Hungria é um estado dividido, administrativamente, em 42 regiões, das quais dezanove são condados e 22 são designados condados urbanos.
Economicamente, a Hungria continua a mostrar um forte crescimento económico e a trabalhar para aproximar a sua economia da média da União Europeia, desde a sua adesão em 2004. O sector privado é responsável por mais de 80% do PIB.
Na sua história recente, a Hungria alinhou-se com a Alemanha nazi a partir dos anos 30, na expectativa de obter de volta os territórios que tinha perdido.
Declarou guerra aos Aliados em 1941 e combateu principalmente contra a União Soviética.
No fim da Segunda Guerra Mundial, a Hungria foi ocupada pelas forças soviéticas e tornou-se um estado comunista sob o controlo de Moscovo.
Nos anos 80, a Hungria foi um dos primeiros países da órbita soviética a procurar dissolver o Pacto de Varsóvia e a evoluir para uma democracia multi-partidária e para uma economia de mercado.
As primeiras eleições livres nessa nova fase da história da Hungria foram realizadas em 1990, seguidas de uma aproximação ao ocidente que levou o país a aderir à NATO em 1999 e à União Europeia em 2004.

Brasão da Hungria

Mais detalhes sobre este país, aqui.

Sem comentários: