quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Marcas automóveis - Opel

OPEL


A história da Opel remonta a 1862, quando Adam Opel transformou o seu negócio artesanal numa empresa industrial que construía máquinas de costura e bicicletas.

Com a morte de Adam Opel. Em meados de 1895, a empresa passa para o controlo dos seus filhos e, no virar do século, a Opel associa-se à Lutzmann para iniciar a produção automóvel, união que dura dois anos antes da Opel começar uma nova parceria, desta feita com a marca francesa Darracq.

Em 1906, a Opel começa a produzir automóveis da sua autoria, tendo lançado o Opel 4/8 cv em 1909, modelo que ficou conhecido como o "Carro do Médico".

O facto deste e outros modelos serem disponibilizados a um preço muito económico, foi em grande parte responsável por a Opel se tornar na maior produtora de automóveis da Alemanha em 1914.

Em 1924, com um investimento de um milhão de marcos em ouro, a Opel introduziu a primeira linha de montagem em série na Alemanha, um processo revolucionário que trouxe vantagens substanciais aos clientes da marca.

O primeiro modelo a sair das novas linhas de montagem foi o "Laubfrosch" também conhecido por "Raineta", um Opel 4/12 cv.

Graças à descida dos custos, possível face ao aumento do volume de produção e ao acréscimo da procura, a marca conseguiu baixar o preço inicial de 4500 marcos para apenas 1990, em seis anos.

Muito do seu sucesso deveu-se à estratégia comercial adoptada e, em meados de 1929, a Opel tornou-se na primeira companhia automóvel a estabelecer uma seguradora e uma empresa de financiamento para vendas a prestações.

A crise económica dos anos 20 levou os irmãos Opel a procurar um sócio capaz de reforçar a estabilidade da companhia e, em Março de 1929, associaram-se à General Motors (GM), tornando-se a maior empresa automóvel do mundo na accionista maioritária da Opel, ainda que lhe conferindo total autonomia.

Em 1935 a Opel iniciou a produção do lendário Opel Olympia, o primeiro carro alemão fabricado, em série, com estrutura e carroçaria totalmente chapeadas.

Paralelamente, a Opel ia acumulando sucessos de vendas internacionais, já que ligação à GM lhe tinha aberto o acesso ao mercado mundial, possibilitando o estabelecimento de novas sucursais no Japão, na China e em vários países da América do Sul.

Depois de ver a sua produção interrompida por causas da guerra, o Olympia foi fruto de um “restyling” e continuou a ser o porta-estandarte da Opel durante anos.

Em 1962, no centésimo aniversário da fundação da companhia, a Adam Opel AG inaugurou uma segunda fábrica em Bochum, de onde surgiu o novo Kadett.

Paralelamente, durante os anos 60, e face à procura de modelos desportivos, a Opel lançou o Coupé GT, um carro com um comportamento mais dinâmico.

Cerca de trinta anos, e muitas novas versões, separam o velhinho Kadett do seu sucessor, o Opel Astra, lançado em 1991 e que continua, actualmente, em produção.

Com a crise petrolífera da década de 70, a Opel viu-se obrigada a lançar novos modelos, tendo em vista um mercado com menores consumos de combustível e menores emissões para a atmosfera, e, em 1982, lançou o Opel Corsa, que se tornou no modelo mais bem sucedido da marca ao longo das suas diversas gerações, e que continua em produção.

Pelo meio, ficam modelos como o mítico Rekord, o Ascona, o Opel Manta, o Senator, o coupé Monza, o Opel Omega, o excelentemente bem sucedido Vectra e, no campo dos todo-o-terreno, o Opel Frontera, todos eles modelos que contribuíram para o êxito inequívoco da marca de Rüsselsheim.

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