A história deste monstro todo-o-terreno começou em 1979 com a necessidade de desenvolver um veículo de uso múltiplo e altíssima mobilidade, capaz de satisfazer os mais altos padrões do exército dos Estado Unidos.
Em Julho de 1980, o protótipo M998 Series foi testado no deserto do Nevada e cerca de um ano depois foi designado para algumas operações militares, ao mesmo tempo que o exército americano assinou um contrato com a AM General para a entrega de mais veículos.
Dez anos depois o exército contava já com cerca de 150.000 unidades e o Hummer provou ser um recurso deveras valioso, especialmente na Guerra do Golfo onde foram utilizadas cerca de 20.000 destas viaturas.
Concretizado que estava o sucesso militar era chegado o momento de tirar proveito desse feito e a empresa começou o trabalho de design com vista à comercialização do Hummer no mercado civil.
O primeiro Hummer foi entregue em 1992 e, em 1993, o modelo começou a ser distribuído e vendido através duma rede de concessionários, ainda que fossem produzidas pouco mais de 600 unidades.
Em 1999, a General Motors adquiriu a marca Hummer, trocou o nome do modelo para Hummer H1 e, rapidamente, desenvolveu novos modelos para a marca, como o H2 e o H3, ambos com várias versões.
O Hummer, dito civil, começou por ser um carro considerado desconfortável, apesar das suas dimensões internas fazerem inveja a muitas cabines de camião, e albergava, somente, quatro passageiros, muito separados entre si, dando lugar de destaque à consola central que mais parecia a consola de um barco a motor, ocupando o espaço central dum lado ao outro.
Hoje em dia, com os novos modelos, o Hummer é visto como um verdadeiro monstro no mundo dos 4x4, capaz de proporcionar conforto aos seus ocupantes enquanto transpõe obstáculos impensáveis para outros veículos graças, por exemplo, ao espectacular ângulo de ataque de 72º.
Em Julho de 1980, o protótipo M998 Series foi testado no deserto do Nevada e cerca de um ano depois foi designado para algumas operações militares, ao mesmo tempo que o exército americano assinou um contrato com a AM General para a entrega de mais veículos.
Dez anos depois o exército contava já com cerca de 150.000 unidades e o Hummer provou ser um recurso deveras valioso, especialmente na Guerra do Golfo onde foram utilizadas cerca de 20.000 destas viaturas.
Concretizado que estava o sucesso militar era chegado o momento de tirar proveito desse feito e a empresa começou o trabalho de design com vista à comercialização do Hummer no mercado civil.
O primeiro Hummer foi entregue em 1992 e, em 1993, o modelo começou a ser distribuído e vendido através duma rede de concessionários, ainda que fossem produzidas pouco mais de 600 unidades.
Em 1999, a General Motors adquiriu a marca Hummer, trocou o nome do modelo para Hummer H1 e, rapidamente, desenvolveu novos modelos para a marca, como o H2 e o H3, ambos com várias versões.
O Hummer, dito civil, começou por ser um carro considerado desconfortável, apesar das suas dimensões internas fazerem inveja a muitas cabines de camião, e albergava, somente, quatro passageiros, muito separados entre si, dando lugar de destaque à consola central que mais parecia a consola de um barco a motor, ocupando o espaço central dum lado ao outro.
Hoje em dia, com os novos modelos, o Hummer é visto como um verdadeiro monstro no mundo dos 4x4, capaz de proporcionar conforto aos seus ocupantes enquanto transpõe obstáculos impensáveis para outros veículos graças, por exemplo, ao espectacular ângulo de ataque de 72º.
Sem comentários:
Enviar um comentário