Dois mil e nove foi um ano que se pode considerar atípico no mundo da Fórmula Um, com pilotos considerados menos cotados a mostrarem todo o seu potencial – vejam-se os casos notórios de Button e Vettel, respectivamente primeiro e segundo no campeonato de pilotos – e equipas novas e outras consideradas de meio da tabela a darem verdadeiras dores de cabeça às equipas normalmente tidas como favoritas.
Dois mil e dez tem tudo para ser mais um ano revolucionário na história da Fórmula Um, quanto mais não seja pela incrível mistura conseguida à custa da aparição de novas equipas, novos pilotos, alguns vindos sabe-se lá de onde, regresso de antigos pilotos, de antigas equipas…
Enfim, uma panóplia que promete dar que falar.
Gostaria, a esta altura, de salientar alguns dos ingredientes desta mescla.
- Em 2009, a Honda pôs-se a andar, consequência da crise mundial, e, basicamente, foi comprada por Ross Brawn que fundou a Brawn GP que, com Jenson Button aos comandos do bólide, se sagrou campeã do mundo de construtores.
Este ano, Ross Brawn passou a director da Mercedes GP que, entretanto, adquiriu a extinta Brawn GP.
- Michael Schumacher, o nem sei quantas vezes campeão do mundo, bem amado por uns e mal amado por outros, não aguentou muito tempo longe da competição e, aos quarenta e um anos, volta ao grande circo da F1, desta feita ao volante do novo Mercedes MGP W01.
- Enquanto uns regressam, outros saem, e a F1 dixa de contar com nomes sonantes como Kimi Räikkönen ou Giancarlo Fisichella.
- A conhecida marca Lotus volta, também, a estas lides, depois duma ausência de quinze anos.
- O sistema de pontuação também sofre alterações e os pontos passam a ser atribuídos da seguinte forma:
1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 8 pontos
7º lugar – 6 pontos
8º lugar – 4 pontos
9º lugar – 2 pontos
10º lugar – 1 ponto
Posto isto, eis a lista de equipas e pilotos para a temporada de 2010, sendo que todas as equipas vão continuar a utilizar os mesmos pneus Bridgestone Potenza.
Dois mil e dez tem tudo para ser mais um ano revolucionário na história da Fórmula Um, quanto mais não seja pela incrível mistura conseguida à custa da aparição de novas equipas, novos pilotos, alguns vindos sabe-se lá de onde, regresso de antigos pilotos, de antigas equipas…
Enfim, uma panóplia que promete dar que falar.
Gostaria, a esta altura, de salientar alguns dos ingredientes desta mescla.
- Em 2009, a Honda pôs-se a andar, consequência da crise mundial, e, basicamente, foi comprada por Ross Brawn que fundou a Brawn GP que, com Jenson Button aos comandos do bólide, se sagrou campeã do mundo de construtores.
Este ano, Ross Brawn passou a director da Mercedes GP que, entretanto, adquiriu a extinta Brawn GP.
- Michael Schumacher, o nem sei quantas vezes campeão do mundo, bem amado por uns e mal amado por outros, não aguentou muito tempo longe da competição e, aos quarenta e um anos, volta ao grande circo da F1, desta feita ao volante do novo Mercedes MGP W01.
- Enquanto uns regressam, outros saem, e a F1 dixa de contar com nomes sonantes como Kimi Räikkönen ou Giancarlo Fisichella.
- A conhecida marca Lotus volta, também, a estas lides, depois duma ausência de quinze anos.
- O sistema de pontuação também sofre alterações e os pontos passam a ser atribuídos da seguinte forma:
1º lugar – 25 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 15 pontos
4º lugar – 12 pontos
5º lugar – 10 pontos
6º lugar – 8 pontos
7º lugar – 6 pontos
8º lugar – 4 pontos
9º lugar – 2 pontos
10º lugar – 1 ponto
Posto isto, eis a lista de equipas e pilotos para a temporada de 2010, sendo que todas as equipas vão continuar a utilizar os mesmos pneus Bridgestone Potenza.
MOTOR - Mercedes Benz FO 108X
CHASSIS - MP4 - 25
PILOTOS - Lewis Hamilton e Jenson Button
MOTOR - Ferrari 056
CHASSIS - F10
PILOTOS - Felipe Massa e Fernando Alonso
MOTOR - Mercedes Benz
CHASSIS - MGP W01
PILOTOS - Michael Schumacher e Nico Rosberg
MOTOR - Renault RS27-2010
CHASSIS - R30
PILOTOS - Robert Kubica e Vitaly Petrov
MOTOR - Cosworth CA2010
CHASSIS - FW32
PILOTOS - Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg
MOTOR - Renault RS27-2010
CHASSIS - RB6
PILOTOS - Sebastian Vettel e Mark Webber
MOTOR - Ferrari 056
CHASSIS - STR5
PILOTOS - Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari
MOTOR - Mercedes Benz
CHASSIS - VJM03
PILOTOS - Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi
MOTOR - Cosworth CA2010
CHASSIS - T127
PILOTOS - Jarno Trulli e Heikki Kovalainen
MOTOR - Cosworth CA2010
PILOTOS - Bruno Senna
MOTOR - Cosworth CA2010
PILOTOS - José Maria Lopez
MOTOR - Cosworth CA2010
CHASSIS - VR-01
PILOTOS - Timo Glock e Lucas di Grassi
CALENDÁRIO 2010
- 14 de Março – Bahrain
- 28 de Março – Austrália
- 04 de Abril – Malásia
- 18 de Abril – China
- 09 de Maio – Espanha
- 16 de Maio – Mónaco
- 30 de Maio – Turquia
- 13 de Junho – Canadá
- 27 de Junho – Europa
- 11 de Julho – Inglaterra
- 25 de Julho – Alemanha
- 01 de Agosto – Hungria
- 29 de Agosto – Bélgica
- 12 de Setembro – Itália
- 26 de Setembro – Singapura
- 10 de Outubro – Japão
- 24 de Outubro – Coreia
- 07 de Novembro - Brasil
- 14 de Novembro - Abu Dhabi
Mais informações aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário