segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fórmula Um 2009 - VII

GRANDE PRÉMIO DA TURQUIA

07 de Junho de 2009


2009 FORMULA 1 ING TURKISH GRAND PRIX

Circuito de Instambul - 5 quilómetros e 338 metros
Recorde de Melhor Volta - JP Montoya, em 2005, com o tempo de 1:24.770

Resultados

1º - Jenson Button
2º - Mark Webber
3º - Sebastian Vettel
4º - Jarno Trulli
5º - Nico Rosberg
6º - Felipe Massa
7º - Robert Kubica
8º - Timo Glock

Volta mais rápida - J Button com o tempo de 1:27.579

Campeonato Pilotos

1º - Jenson Button - 61 pontos
2º - Rubens Barrichello - 35 pontos
3º - Sebastian Vettel - 29 pontos

Campeonato Construtores

1º - Brawn Mercedes - 96 pontos
2º - RBR Renault - 56,5 pontos
3º - Toyota - 32,5 pontos

As seis vitórias, em sete corridas, mostram bem o domínio do binómio Button - Brawn na presente época do grande circo da Fórmula Um e as esperanças da Ferrari e da Red Bull esmoreceram-se, desde muito cedo, quando as equipas se aperceberam que este iria ser mais um GP talhado o piloto inglês da Brawn GP.

Vettel saiu bem da primeira linha da grelha de partida mas o erro cometido na curva 10, ao fazer uma trajectória demasiado larga, custou-lhe a primeira posição e permitiu a Button distanciar-se da concorrência quase que instantaneamente.

Ainda assim, a Red Bull dá-se por muito contente com mais uma dobradinha – segundo e terceiro lugares – no pódio de Istambul.

Depois de seis corridas em que viu os seus dois monolugares sempre dentro dos pontos, a Brawn GP teve o seu primeiro desaire, com Barrichello a debater-se, desde cedo, com problemas de embraiagem que levaram ao primeiro abandono da equipa na quadragésima sétima volta.

Decepcionantes voltaram a ser as prestações da Ferrari e da Mclaren, especialmente as da marca britânica com Hamilton e Kovalainen a não conseguirem melhor do que a 13ª e 14ª posições, respectivamente.

Quanto aos restantes do pelotão, é de salientar que Robert Kubica conseguiu, finalmente, amealhar os seus primeiros pontos nesta temporada, ao terminar a prova turca na sétima posição.

Assim sendo, quatro pilotos, sendo dois deles pilotos de equipas habituadas aos lugares cimeiros, continuam sem pontuar, a saber, Giancarlo Fisichella (Force India), Adrian Sutil (Force India), Piquet Jr. (Renault) e Kazuki Nakajima (Williams).

Próximo Grande Prémio a 21 de Junho em Silverstone.

Mais informações aqui.

Sem comentários: