quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Charles Darwin (1809-1882)

O cientista Inglês que nasceu há 200 anos, e publicou A Origem das Espécies há 150, foi quem sugeriu, pela primeira vez, um mecanismo plausível de explicação da origem das espécies e da sua evolução ao longo dos tempos.

A revolucionária teoria de Darwin enfrentou uma séria oposição, uma vez que o evolucionismo contrariava a ideia tradicional cristã de que Deus criara o Homem na sua forma presente e definitiva, pondo assim em causa a posição central do ser humano entre a restante criação, e ainda hoje o darwinismo não se encontra conciliado com a Igreja.

Com o tempo, a comunidade científica acabou por aceitar a teoria da evolução, ainda que o mecanismo da selecção natural - a sobrevivência dos mais bem adaptados, que teriam mais hipóteses de se reproduzir - tenha sempre sido, e continue a ser, motivo de discussão.

Hoje em dia, outra das discussões sobre a teoria da evolução prende-se com a questão de até que ponto o homem continua a evoluir segundo os princípios da teoria da evolução, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos, que foi adquirindo ao longo dos tempos, lhe permitem sobreviver e reproduzir de forma artificial.

Sem comentários: