ALFA ROMEO
A empresa “Anonima Lombarda Fabbrica Automobili”, A.L.F.A., foi fundada em 1910 e, sob a direcção inicial de Cavalier Ugo Stella, produziu, desde logo, uma série de modelos que ajudaram a tornar a marca mais competitiva no mercado, distinguindo-se pelas suas performances e condutibilidade.
O Alfa 24 HP foi o primeiro carro com o nome da ALFA, fabricado entre 1910 e 1920, e contava com um motor de 4 cilindros em linha, com 4.100 cc, que debitava 42 cavalos de potência às 2.200 rotações, atingindo entre os 110 e os 115 quilómetros por hora.
Em 1915, a empresa passa a ficar debaixo da tutela de Nicola Romeo e pára a produção automóvel para, em tempos de guerra, se dedicar à produção de munições e material militar.
A crise instala-se em 1927 e, a dada altura, o fecho da fábrica chegou a ser equacionado, o que não veio a suceder graças, em grande parte, à reputação que a marca já tinha conseguido.
A saída de Nicola Romeo, em 1928, coincidiu com a chegada dos carros de 6 cilindros, mais leves, rápidos e brilhantes, e o lema “gosto pela condução” tornou-se numa paixão poderosa e num verdadeiro símbolo de estatuto.
A produção em massa arrancou e em 1929 assistiu-se à criação da Scuderia Ferrari, concentrada exclusivamente nas competições
Com a entrada da Itália na guerra, a Alfa Romeo enfrentou todos os tipos de problemas organizacionais, com a escassez de fornecedores a interferir, negativamente, na produção, já por si difícil devido aos três bombardeamentos que atingiram as fábricas, em 1940, 1943 e 1944.
Nos anos cinquenta, a Alfa está empenhada na produção de carros com um duplo objectivo que passa por estabelecer uma linha de montagem e capitalizar-se nos sucessos desportivos, fornecendo um produto de elevada performance.
Em 1960, a Alfa iniciou a construção de uma nova fábrica em Arese, que abriu em 1963, onde se produziu o Alfa Giulia que vendeu mais de um milhão de unidades, nas suas várias versões.
Os anos setenta foram um período de altos e baixos para a Alfa Romeo, durante os quais as dificuldades de gestão alternaram com os sucessos desportivos, e, após quase uma década condicionada pela situação económica e financeira da empresa, a Alfa é vendida ao Grupo Fiat e integrada num novo grupo, chamado “Alfa Lancia S.p.a.”, que se tornou operacional em 1989, visando a recuperação de ambas as marcas.
Depois do lançamento duma série de carros que conheceram uma boa aceitação por parte do público, como o Alfa 33 ou o Alfa 75, foi com o aparecimento do 156, lançado em Setembro de 1997 e considerado Carro do Ano em 1998, que a Alfa Romeo se relançou e reposicionou, definitivamente, no mercado europeu.
A década de 90 assiste ao renascimento da empresa, com o lançamento de modelos como o 155, 145, 146 e o 147, lançado no ano 2000 e aclamado como Carro do Ano em 2001.
Hoje em dia, modelos como o 156, 159 e Brera, mantêm, substancialmente melhoradas, todas as características que sempre fizeram parte da imagem da Alfa Romeo: o seu “cuore sportivo”, vitalidade indomável, o som característico dos motores e o design italiano, bem patente na elegância das formas exteriores e interiores.
Reza a história que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um Alfa Romeo passar…
O Alfa 24 HP foi o primeiro carro com o nome da ALFA, fabricado entre 1910 e 1920, e contava com um motor de 4 cilindros em linha, com 4.100 cc, que debitava 42 cavalos de potência às 2.200 rotações, atingindo entre os 110 e os 115 quilómetros por hora.
Em 1915, a empresa passa a ficar debaixo da tutela de Nicola Romeo e pára a produção automóvel para, em tempos de guerra, se dedicar à produção de munições e material militar.
A crise instala-se em 1927 e, a dada altura, o fecho da fábrica chegou a ser equacionado, o que não veio a suceder graças, em grande parte, à reputação que a marca já tinha conseguido.
A saída de Nicola Romeo, em 1928, coincidiu com a chegada dos carros de 6 cilindros, mais leves, rápidos e brilhantes, e o lema “gosto pela condução” tornou-se numa paixão poderosa e num verdadeiro símbolo de estatuto.
A produção em massa arrancou e em 1929 assistiu-se à criação da Scuderia Ferrari, concentrada exclusivamente nas competições
Com a entrada da Itália na guerra, a Alfa Romeo enfrentou todos os tipos de problemas organizacionais, com a escassez de fornecedores a interferir, negativamente, na produção, já por si difícil devido aos três bombardeamentos que atingiram as fábricas, em 1940, 1943 e 1944.
Nos anos cinquenta, a Alfa está empenhada na produção de carros com um duplo objectivo que passa por estabelecer uma linha de montagem e capitalizar-se nos sucessos desportivos, fornecendo um produto de elevada performance.
Em 1960, a Alfa iniciou a construção de uma nova fábrica em Arese, que abriu em 1963, onde se produziu o Alfa Giulia que vendeu mais de um milhão de unidades, nas suas várias versões.
Os anos setenta foram um período de altos e baixos para a Alfa Romeo, durante os quais as dificuldades de gestão alternaram com os sucessos desportivos, e, após quase uma década condicionada pela situação económica e financeira da empresa, a Alfa é vendida ao Grupo Fiat e integrada num novo grupo, chamado “Alfa Lancia S.p.a.”, que se tornou operacional em 1989, visando a recuperação de ambas as marcas.
Depois do lançamento duma série de carros que conheceram uma boa aceitação por parte do público, como o Alfa 33 ou o Alfa 75, foi com o aparecimento do 156, lançado em Setembro de 1997 e considerado Carro do Ano em 1998, que a Alfa Romeo se relançou e reposicionou, definitivamente, no mercado europeu.
A década de 90 assiste ao renascimento da empresa, com o lançamento de modelos como o 155, 145, 146 e o 147, lançado no ano 2000 e aclamado como Carro do Ano em 2001.
Hoje em dia, modelos como o 156, 159 e Brera, mantêm, substancialmente melhoradas, todas as características que sempre fizeram parte da imagem da Alfa Romeo: o seu “cuore sportivo”, vitalidade indomável, o som característico dos motores e o design italiano, bem patente na elegância das formas exteriores e interiores.
Reza a história que Henry Ford costumava tirar o seu chapéu cada vez que via um Alfa Romeo passar…
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