sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Continuem a escancarar as portas do burgo

Diz um dos matutinos cá do burgo que um grupo de jovens oriundos do Brasil, apelidados de “sem passado nem futuro”, quer recriar o ambiente violento das típicas favelas brasileiras algures na margem sul do rio Tejo.

Tudo gentalha, na casa dos 20 anos, que moram com compatriotas, muitos deles ilegais, com cadastro e suspeitos de actos graves de violência, e que elogiam, e incentivam, o uso de armas, tendo como lema de vida a violência.

Dizem fazer parte do chamado “Primeiro Comando de Portugal”, só ouvem música rap, não gostam de livros, nem mesmo de banda desenhada, assumem-se como verdadeiros inúteis, ao dizerem essa idiotice de não terem passado nem futuro, e usam a internet como meio primordial para se expressarem.

Pouco, ou nada, há a dizer sobre esta gentalha, a não ser que deveriam ser todos corridos à paulada.

Muito há a dizer sobre as leis nacionais que permitem a entrada de todos, e qualquer um, neste que foi um burgo pacato.

Entretanto, o General Leonel de Carvalho, que, pelos vistos, lidera um tal de gabinete de segurança, já veio a público desvalorizar a notícia, dizendo que o ambiente das favelas não se compara ao da margem sul e que só pode tratar-se duma brincadeira…

Tendo em conta o conhecido aumento desmedido da criminalidade, nestes últimos meses, as palavras do senhor general é que devem ser consideradas como uma brincadeira, e de muito mau gosto, diga-se.

Não é o meu desejo para o senhor general, nada disso, mas quem sabe se, num futuro próximo, este senhor vier a sofrer de algum tipo de danos colaterais não muda a sua atitude e o seu discurso, porque é, precisamente, por tanto menosprezar situações semelhantes a esta que as coisas estão como estão, em termos de segurança nacional.

Pode ser complicado, e admito que, para muita gente, custe a admitir, mas são notícias como esta que nos levam a pensar duas vezes sobre se a existência de grupos extremistas, face à inoperância das autoridades (in)competentes, não será benéfica para nos livrarmos da merda que polui este país.

Sem comentários: