segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PES 2008


O Pro Evolution Soccer 2008 tem feito notícia em tudo quanto é meio de comunicação cá no burgo.

Pelo que pude ver, numa das extensas reportagens que têm passado na televisão, o nível de realismo aplicado ao jogo é, efectivamente, muito elevado.

Os estádios são cópias perfeitas dos estádios verdadeiros, a fisionomia dos jogadores aproxima-se, em muitos casos, às caratonhas originais e os diversos estilos de jogo, quer sejam dos jogadores ou das próprias equipas, são fielmente aplicados no PES 2008.

Parece que o Sporting já encomendou uma série de PES 2008, uma vez que Paulo Bento, no meio de muitos “aaanh”, conseguiu convencer a administração que a melhor maneira de atravessar a crise e preparar o próximo jogo é pôr os jogadores a estudar os movimentos e o posicionamento em campo apresentados pelo Cristiano Ronaldo no jogo computorizado.

Uma vez que o Fátima ainda não consta do leque de equipas que fazem parte do PES (quem sabe num futuro próximo…) esta não me parece ser a melhor táctica…

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

(In)justiças

A puta que maltratava a filha de dois anos e que a matou, ao enfiar-lhe um pontapé, algures no frágil corpo, só porque a pobre da cria entornou o leite na roupa, apanhou com uma merda de sete anos de cadeia.

Se as coisas lhe correrem bem, daqui a dois anos e meio, mais coisa menos coisa, já está cá fora, em plena liberdade.

O cabrão que abusou sexualmente duma criança levou com uma sentença de quatro anos… com pena suspensa.

Nem vale a pena comentar ou alvitrar seja lá o que for.

Situações como estas merecem que apareçam meia dúzia de malucos conscientes e façam justiça pelas próprias mãos!

Sou Tio


Dia 24, às sete e meia da tarde, nasceu a Isabel, com dois quilos e oitocentas e 47 centímetros de comprimento.

Para ti, querida sobrinha, desejo tudo o que há de melhor nesta caminhada que agora inicias, com muita saúde, felicidade e amor.

Paragem

O Sempre a Produzir tem estado parado devido a um maldito dum vírus que me atacou, forte e feio, e que me obrigou a ficar de cama durante uns dias.

Pouco a pouco, as coisas voltarão ao normal.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

(In)eficácia policial

Seja onde for e seja qual for a razão, é inadmissível que a Polícia de Segurança Pública demore cerca de uma hora e vinte para responder ao apelo duma cidadã que, diga-se de passagem, após tanto tempo de espera e de ver o seu problema “resolvido” doutra maneira, ainda teve a simpatia de voltar a ligar para a esquadra e cancelar o pedido de ajuda.

Falta de pessoal? Falta de viaturas? Pouca vontade de sair do quentinho da esquadra?

Neste caso, a coisa nem era nada de especial, já que a senhora tinha um carro a bloquear-lhe a entrada da garagem, estava farta de apitar, chateada por estar a importunar a vizinhança com tanta buzinadela e apetecia-lhe ir tomar um banho quente, depois duma tarde em viagem, vinda não sei de onde.

Mas há, com certeza, outras situações bem mais urgentes e com carácter de emergência, como uma grávida prestes a parir, uma cena de pancadaria, um acidente de viação ou um assalto, e, nestes casos, mais do que 5 minutos para a pronta resposta das forças policiais pode significar um desfecho nefasto ou um final feliz.

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DO BRASIL

21 de Outubro de 2007


Grande Prêmio do Brasil 2007

Circuito de São Paulo - 4 quilómetros e 309 metros

Resultados

1º - Kimi Räikkönen
2º - Felipe Massa
3º - Fernando Alonso

Classificação Final do Campeonato de Pilotos - 2007

1º - Kimi Räikkönen - 110 pontos
2º - Lewis Hamilton - 109 pontos
3º - Fernando Alonso - 109 pontos

Classificação Final do Campeonato de Construtores - 2007

1º - Ferrari- 204 pontos
2º - BMW - 101 pontos
3º - Renault - 51 pontos


Eis senão quando, como quem não quer a coisa, a Ferrari ganha tudo o que havia para ganhar.

Com o título de construtores já decidido, fruto da desclassificação da McLaren, a última prova da temporada tinha como aliciante o facto de três pilotos poderem chegar ao título.

Estou entre aqueles que consideram que Räikkönen, ainda que tenha mostrado uma grande regularidade durante o campeonato, não merecia o título, mas a verdade é que ganhou o mais inteligente, aquele que soube manter a calma e que beneficiou duma estratégia de equipa mais eficiente.

A temporada de 2007 teve, no entanto, um nome, Lewis Hamilton, que mostrou o que tinha para mostrar, na sua qualidade de estreante, e, não fosse a falta de sangue frio, até poderia ter feito mais história do que fez.

Mais informações aqui.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

SÓDIO

Elemento metálico, prateado, mole e reactivo, pertencente ao Grupo I (metais alcalinos) da Tabela Periódica com Z = 11.


Configuração electrónica = [Ne] 3s1.
MA = 22,9898.
D = 0,97 g.cm-3.
PF = 97,5° C.
PE = 882,9° C.



O sódio ocorre como cloreto na água do mar e no sal-gema.

É extraído por electrólise numa cela de Downs e usado como agente redutor em certas reacções.

O sódio líquido é usado na refrigeração de reactores nucleares.

É um dos mais importantes elementos essenciais constituintes dos seres vivos e foi isolado por Humphry Davy em 1807.

Mais diferenças

O parlamento dos nossos vizinhos espanhóis aprovou um projecto-lei que visa a atribuição, do que fica conhecido como “cheque bebé”, de 2.500 euros por cada cria que nasça ou seja adoptada, com efeitos retroactivos desde um de Julho.

E ainda há quem se queixe da medida…

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Triste realidade nacional

Nos últimos dias, têm sido vários os órgãos de comunicação social que não têm deixado passar despercebida a triste realidade das classes baixa e média cá do burgo.

O aumento do desemprego e a forma, leviana e estupidamente fácil, de aquisição de linhas de crédito para os mais diversos fins, têm contribuído para as estatísticas que revelam que dois milhões de cidadãos vivem na pobreza.

Ou seja, 20% da populaça nacional, contra os 16% da média europeia, o que coloca o burgo, mais uma vez, no “top ten” dos estados membros mais pobretanas.

Diz a definição técnica que é considerado pobre quem tem rendimentos inferiores a 60% do vencimento médio auferido por metade da populaça, o que, no caso cá do burgo, deverá corresponder a cerca de 360 euros.

Essa faixa da populaça são aqueles que poderemos considerar como verdadeiramente pobres e é difícil, muito difícil, imaginar ou tentar perceber como é que se consegue viver com tão reduzida quantidade de euros.

No entanto, e voltando atrás, a própria da chamada classe média começa a ter sérios problemas para aguentar a vida do dia a dia e para honrar responsabilidades financeiras, assumidas num passado recente com a esperança de que a situação económica do país viesse a melhorar, fruto de perda de emprego ou de actividades profissionais mal remuneradas face ao aumento constante do custo de vida que levam a que 14% da populaça que trabalha esteja em risco de pobreza.

Diz quem lida, no terreno, com estas situações que o número de pedidos de ajuda, por parte de populaça que, vencendo o pudor, aceita que não tem outro remédio senão recorrer à ajuda de determinadas instituições de beneficência, tem vindo a crescer.

Diz quem lida, no terreno, com esta realidade que o fosso entre os 20% de cidadãos que detêm 80% da riqueza nacional e a restante populaça, aliado a uma desigualdade social resultante de ganhos, por parte do grupo com mais rendimentos, sete vezes superiores em relação aos menos afortunados, levam a que a chamada classe média tenda a desaparecer.

Há, no entanto, quem ache, na minha modesta opinião com uma exagerada dose de lirismo, que o burgo se pode aproximar do desenvolvimento dos quinze países mais ricos da Europa já em 2013, ou seja, daqui a uns parcos cinco anos e uns meses.

Diz o lírico que o próximo quadro comunitário de apoio, que poderá bem ser o último de que o burgo irá beneficiar, é uma excelente oportunidade não apenas para gastar dinheiro mas, também, para mobilizar a sociedade civil e os agentes económicos.

A sociedade civil agradece as palavras de ânimo e apoio, certamente proferidas perante uma plateia composta por cidadãos pertencentes aos tais 20% que detêm os tais 80% da riqueza nacional, mas prefere mais uns euros no bolso, de modo a chegar ao fim do mês sem ter a triste sensação de estar com a corda enrolada à volta da garganta, e uma curta explicação sobre como gastar dinheiro que não tem.

Fiscal dos Caminhos de Ferro cá do burgo

Em tempos, falei, aqui, sobre um revisor, dos comboios da Linha de Sintra, cujo brio e zelo profissional era digno de salientar, ainda que a aparência e apresentação deixassem algo a desejar.

Hoje, apanhámos o mesmo revisor, o que me impeliu a voltar ao tema, já que a criatura vai de mal a pior e já nem o referido profissionalismo merece escapar a uma crítica mais ríspida.

Primeiro, o cabelo está francamente mais comprido e o tal penteado à Luís Represas deu lugar a uma gadelha desarranjada.

Segundo, a CP não lhe deve ter dado um cinto para apertar as calças, de modo a que não fique desfraldado.

Terceiro, persiste em mostrar parte da t-shirt branca a sair pela manga da camisa de manga curta da farda.

Por último, não deve saber o que é graxa preta para dar uma limpeza nos, ainda que possam ser mais confortáveis, foleiros ténis pretos que usa em detrimento dos sapatos, tidos como acessório corrente no conjunto duma farda como a que enverga.

Além disso, o tal brio profissional foi, literalmente, por água abaixo, já que, hoje, o homem andava dum lado para o outro, feito barata tonta, a ver os títulos de transporte da populaça enquanto falava sozinho, como se estivesse a atravessar uma daquelas fases de “delirium tremens”.

Volto a dizer que, estando a CP numa de melhorar o serviço prestado aos utentes e a sua própria imagem institucional, este sujeito devia ser repreendido e obrigado a cuidar da sua inadmissível imagem enquanto revisor.

Paternidade animal vs paternidade “humana”


Nota - Também publicado no Traquina e Irrequieta

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A propósito de…

… rolar na pista, descolagens falhadas e afins.

Podia ter sido pior

Ontem, no aeroporto mais movimentado da Europa, Heathrow, o congestionamento de aeronaves era de tal ordem que, no meio das manobras para a descolagem, dois aviões deram “um toque”.

Ainda que a baixa velocidade, a asa esquerda do Boeing 747 da British Airways (pequenino, como se sabe) bateu no Airbus A340 da Sri Lanka Airways, outro avião de “dimensões reduzidas”.

Apesar de tudo, a coisa resultou somente em danos materiais e o simples preenchimento da famosa declaração amigável.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Conto do vigário

Parece que o muito que se tem ouvido falar da ASAE, e das suas acções, tem levado a que alguma escumalha deste país tenha tentado arrebatar alguns euros extra, fazendo-se passar por inspectores do referido organismo.

É o conto do vigário a servir os propósitos de gente sem escrúpulos que se vão aproveitando da inocência, ou da ignorância, em alguns casos, ou, ainda, da estupidez, em alguns outros casos, do pacato cidadão cá do burgo.

Mais tolerância zero

O último troço do Eixo Norte-Sul tem sido palco de corridas ilegais de automóveis e a CML aprovou, por unanimidade, a moção apresentada pelo Movimento Cidadãos por Lisboa que visa uma apertada fiscalização para combater este fenómeno urbano.

Muito bem, aprovado e perfeitamente de acordo, ainda que ponha sérias reservas à eficiência de tal medida que me traz à lembradura as notícias sobre a tolerância zero ao estacionamento em segundas, terceiras e quartas filas.

Beneméritos

A serem verdade as notícias que andam a circular por aí, vou ponderar, seriamente, mudar o meu parco património pecuniário para o Millennium BCP, já que parece que deram numa de beneméritos e andam, por aí, a perdoar dívidas de milhões de euros em juros devidos ao banco.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

NÉON

Elemento gasoso incolor pertencente ao grupo dos gases nobres da Tabela Periódica com Z = 10.


Configuração electrónica 1s2 2s2 2p6.
MA = 20,179.
D = 0,9 g.L-1.
PF = -248,67° C.
PE = -246,05° C.


O elemento ocorre no ar (0,0018% em volume) e é obtido por destilação fraccionada de ar líquido, sendo necessárias 44 toneladas deste para se obter uma libra de néon.

Foi descoberto em 1898 por Sir William Ramsey e M.W. Travers.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Site do engate na net do Afeganistão

Lido noutros blogs

- Socialismos melhores, no Tomar Partido
- Os oitenta, no Geração Rasca
- Parada do socialismo socretino, no We Have Kaos In The Garden
- Fundamentalismos, no Marcha dos Pinguins
- Mais uma no metro, no Desculpe Qualquer Coisinha
- Colunas pessoais, no A Cidade Digital

Medidas extremas

De vez em quando, a populaça da capital ouve falar de medidas, extremas ou preventivas, que visam reduzir o número de pombos existentes em Lisboa e, consequentemente, o número de cagadelas nefastas que, com alguma frequência, atingem os pacatos cidadãos.

Fonte segura informou este Vosso espaço de que os responsáveis da autarquia estão, seriamente, a pensar na solução apresentada a seguir…

24

A conhecida série televisiva, da qual, confesso, sou fan incondicional, vai passar a ter uma componente mais realista nos episódios futuros.

Toda a gente sabe que, antes de rodarem uma película ou uma série televisiva, os actores, regra geral, se preparam da melhor maneira de modo a encarnar o personagem com o máximo realismo possível.

Ora, de acordo com as novidades que chegaram ao Sempre a Produzir, o conhecido Kiefer Sutherland decidiu estudar mais um pouco para o papel de Jack Bauer e apanhou uma valente bebedeira para, depois, agarrar no carro e fazer-se à estrada e ser mandado parar pela BT lá do sítio.

Tudo de propósito, diga-se de passagem, já que actor sabia que, ao ser apanhado a conduzir alcoolizado e com a agravante de ter violado a liberdade condicional referente a uma anterior condenação, iria parar direitinho à prisão mais próxima, onde poderá estudar, in loco, os hábitos de gentalha parecida aos vilões com quem mede forças na série televisiva.

Presente em tribunal, Sutherland não contestou a acusação e apenas pediu ao juiz que os 48 dias que vai ter que cumprir atrás das grades não interferissem com as gravações da série que protagoniza, o que foi, prontamente, acedido pelo magistrado, também ele fan da série, que estabeleceu um “calendário” para o cumprimento da sentença.

Saúde ibérica

São estas as pequenas grandes diferenças que dão que pensar…

Há uns tempos atrás, a notícia cá no burgo era de que a populaça está a ficar desdentada por falta de verba para ir ao dentista…

Ao contrário do que se passa neste cantinho à beira mar plantado, o governo central e as comunidades autónomas dos nossos vizinhos espanhóis negociaram um programa que vai permitir que crianças entre os sete e os oito anos (para começar, porque o programa vai ser alargado até aos quinze anos até 2012) tenham acesso gratuito a consultas dentárias.

O programa inclui, ainda, a inclusão da vacina contra o papiloma humano, para prevenir o cancro do colo do útero, no calendário de vacinas gratuitas.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Aviso sério aos pais de família

A novela Madeleine - VI

Afinal, os jornais de terras de Sua Majestade já dão o dito por não dito e começam a dar razão à polícia cá do burgo na maneira como esta está a investigar o caso, especialmente ao considerar o casal McCann como arguidos no caso da pequena criatura desaparecida.

Por outro lado, o bem português 24 Horas afirma, em letras garrafais, que a pequena Maddie, afinal, não estava só com os irmãos mas que haviam mais quatro crianças no apartamento, o que prova que o responsável, ou responsáveis, pelo desaparecimento da miúda não é(são) nada inteligente(s).

Afinal de contas, à meia dúzia tinha saído mais barato e ainda levava mais uma cria de bónus.

A populaça continua sem saber onde pára a Maddie, viva ou morta, e à espera de novos desenvolvimentos, de preferência mais sérios e com mais substância, sob pena da novela vir a perder audiências.

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

FLUOR

Elemento gasoso, amarelo claro, pertencente ao Grupo VII (halogéneos) da Tabela Periódica com Z=9.


Configuração electrónica: 1s2 2s2 2p5.
MA = 18,9984.
D = 1,7 g.L-1.
PF = -219,62°C.
PE = -188,1°C.


Quimicamente é o mais reactivo e electronegativo de todos os elementos.

É uma substância muito perigosa, que causa queimaduras graves quando em contacto com a pele.

O elemento foi identificado em 1771 por Sheele e isolado em 1886 por Moissan.

Evolução

Durante uma entrevista à TSF, Pedro Santana Lopes voltou a dizer que não está na “corrida” para a liderança parlamentar do partido laranja, mas que vai falar com Luís Filipe Menezes e que é um soldado que está sempre pronto para combater.

Há uns tempos atrás, Santana Lopes era um menino guerreiro…

domingo, 7 de outubro de 2007

Os protestos

Durante uma visita a Montemor-o-Velho, o Sr. Sócrates não gostou da populaça que o assobiou e vaiou, e decidiu apontar o dedo ao Partido Comunista, que diz ser o promotor dos protestos.

Em resposta às acusações do Sr. Sócrates, Jerónimo de Sousa disse que gostava que a contestação ao executivo socialista envolvessem apenas comunistas, já que seria um sinal de que teria maioria absoluta em futuras eleições, mas que, na realidade, estes protestos envolvem populaça de outros quadrantes políticos.

O homem tem razão e é bom que o Sr. Sócrates se vá habituando à ideia de que a contestação, à esquerda e à direita, se vai intensificar cada vez mais.

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DA CHINA

07 de Outubro de 2007


Sinopec Chinese Grand Prix

Circuito de Shanghai - 5 quilómetros e 400 metros

Resultados

1º - Kimi Räikkönen
2º - Fernando Alonso
3º - Felipe Massa

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton - 107 pontos
2º - Fernando Alonso - 103 pontos
3º - Kimi Räikkönen - 100 pontos

Campeonato Construtores

1º - Ferrari- 186 pontos
2º - BMW - 94 pontos
3º - Renault - 51 pontos

O erro de Lewis Hamilton, neste Grande Prémio da China, adiou a entrega do título de pilotos para o último grande prémio da temporada, que promete ser explosivo.

Hamilton já podia ser campeão e ter feito história, mas esta coisa de levar o desgaste dos pneus até ao limite tem muito que se lhe diga e não é para qualquer um, especialmente para um estreante com as responsabilidades, assumidas desde o início do campeonato, do jovem piloto britânico.

O erro pode custar-lhe o campeonato mas a populaça interessada nestes meandros da F1 sabe que é um erro perdoável, tendo em conta o excelente, e nada normal, trajecto assinado pelo piloto durante esta sua primeira temporada.

Pela consistência demonstrada, Hamilton merece vencer o campeonato, mas “a bola é redonda”, as máquinas são falíveis e os pilotos são humanos…

Que vença o melhor!

Próximo Grande Prémio, e último da presente temporada, a 21 de Outubro no Brasil.

Mais informações aqui.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Coisas da cria

Hoje foi dia de consulta com o pediatra da pequena cria, a consulta dos dezoito meses, e as coisas até correram melhor do que seria de esperar, especialmente no que toca ao comportamento da nossa filha durante aqueles momentos em que, regra geral, o médico tenta examinar a criança e esta faz trinta por uma linha para lhe infernizar a vida.

Nada disso aconteceu e nossa filha portou-se, nas palavras do médico, exemplarmente, o que parece ser coisa rara nesta idade.

Depois de feitos os exames da praxe, chegou a altura do veredicto - excelente - e de ficarmos, os pais, mais uma vez, babados, orgulhosos e conscientes de que temos estado a fazer “um bom trabalho”.

Nota - A quem lhe interesse o tema, pode ler um relatório mais pormenorizado no Traquina e Irrequieta.

???

Como tinha a coisa em atraso cerca de 20 anos, aproveitei a vacinação da minha filha e levei a vacina contra o tétano, infligida com todos os requintes de malvadez e acompanhada dos habituais avisos sobre um possível inchaço, dor e um pouco de febre, como possíveis efeitos colaterais da referida vacina.

O que a enfermeira não me avisou, nem explicou, é como é que raio, num dia sem vento, tendo levado a picadela no braço esquerdo me dói o braço direito.

Um post por Burma



Ainda que a ditadura birmanesa tenha bloqueado o acesso à Internet, e nada disto chegue ao conhecimento da populaça lá daquelas bandas, o Sempre a Produzir associa-se à iniciativa “Um Post por Burma” na tentativa de travar a brutalidade desenfreada daquele regime ditatorial e repor o que de mais básico exista no que toca a direitos humanos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Produção de opiniões

Ainda que as opiniões produzidas não tenham sido muitas, o mais importante são as percentagens e o quadro abaixo é, até certo ponto, elucidativo sobre o nível de poupança da populaça e à óbvia conclusão de que somos uns tesos.

Ficam os meus agradecimentos a todos quantos votaram e a publicação duma nova sondagem, desta feita sobre o assunto mais importante para a pacata vida da populaça cá do burgo: o futebol.

Lido noutros blogs

- Chega de baixar as calcinhas, no We Have Kaos In The Garden
- Há dias assim, n’O Jumento
- “O dia-a-dia dum fantasma pervertido”, no TSI – Tristeza Sob Investigação
- Simcity Baixa Chiado, no A Arte da Fuga

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

OXIGÉNIO

Elemento gasoso, incolor, inodoro, pertencente ao Grupo VI da Tabela Periódica com Z = 8.


Configuração electrónica: 1s2 2s2 2p4.
MA = 15,9994.
D = 1,429 g.L-1.
PF = -214,4°C.
PE = -183°C.

É o elemento mais abundante na crosta terrestre (49,2% em peso) e está presente na atmosfera (28% em volume).

A forma mais comum é diatómica, O2, e, quimicamente, reage com a maioria dos elementos formando os óxidos.

A propósito do post abaixo…

A Unicer anunciou, ontem, que vai encerrar, lá para fins deste mês, o Centro de Produção de Loulé, o que afectará, que é como quem diz poderá levar ao desemprego, cerca de 60 trabalhadores.

As balelas do costume

A populaça já sabe que o Português é uma língua ambígua e traiçoeira, mas não nos queiram atirar com areia para os olhos nem fazerem do cidadão estúpido.

Os números são claros e a taxa de desemprego, cá no burgo, aumentou, face ao ano passado, de 7,5% para 8,3%, ao contrário, mais uma vez, da tendência verificada na União Europeia e sendo Portugal o país que registou o aumento relativo da taxa de desemprego mais acentuado.

Declarações como as que foram prestadas por um deputado socialista, ao afirmar que o emprego aumentou em termos líquidos, que há mais portugueses com emprego e que a taxa de desemprego subiu fruto, isso sim, dum crescimento muito significativo da população activa, dão, no mínimo, vontade de rir e fazem pensar até que ponto é que este executivo vai continuar a enganar a populaça com falinhas mansas e conversetas de treta.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Lido noutros blogs

- Cegueira na hora de ponta, no Desculpe Qualquer Coisinha
- Começou o choradinho, no Mais Actual

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

NITROGÉNIO

Elemento gasoso, incolor, pertencente ao Grupo V da Tabela Periódica com Z = 7.


Configuração electrónica: 1s2 2s2 2p3.
MA = 14,0067.
D = 1,2506 g.L-1.
PF = -209,86°C.
PE = -195,8°C.


Ocorre no ar (cerca de 78% em volume) e é constituinte essencial de proteínas e ácidos nucleicos dos organismos vivos.

Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford. Mais tarde, recebeu da parte de Lavoisier a designação de "azoe" para, definitivamente, passar a chamar-se nitrogénio, graças a Chaptal, em 1790.

Pequeno esquecimento

Os tipos do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) até que são uns gajos humildes e porreiros, para não os chamar de otários e ingénuos, quando dizem que acreditam que a exclusão deste organismo da Interpol e da Europol, no âmbito da nova lei que estabelece a organização da investigação criminal cá no burgo, foi um mero lapso de memória de quem elaborou a referida lei.

Ainda que tenham razão, e que, realmente, tenha havido um esquecimento, não deixa de ser absolutamente ridículo e, porque não, imperdoável deixar de “fora da lei” o organismo que mais lida com a imigração ilegal cá do burgo.

Tolerância dois ou três ou quatro

Foi sol de pouca dura aquela história, nas palavras do novo Presidente da Câmara de Lisboa, da tolerância zero para o estacionamento irregular, e, depois de cerca de uma semana de acalmia, durante a qual comerciantes, residentes e cidadãos mais atentos puderam confirmar uma verdadeira melhoria, fruto da pressão exercida pelas autoridades (in)competentes, o caos continua a fazer sentir-se.

Coincidiu, com a notícia hoje publicada, a minha ilustre personalidade ter tido que deslocar-se a um hospital da capital, e devo dizer que é vergonhoso e ultrajante ver nove carros estacionados em cima do passeio e qualquer coisa como uma dúzia de outras viaturas paradas em segunda e terceira filas, com os quatro piscas ligados, nas imediações dum hospital, prejudicando, inclusive, a normal passagem de ambulâncias.

Por muito que custe encontrar um buraco para deixar a carripana e pagar o muito caro estacionamento, torna-se necessário que, a par duma real e continua fiscalização por parte das autoridades, haja senso comum por parte dos cidadãos que tanto se queixam, mas que nada fazem para melhorar a situação.

Electricidade 2008

Há uns meses atrás, falei, aqui, sobre esta coisa do preço da electricidade vir a baixar nos três últimos meses de 2007 e deixei no ar a pergunta de como seria em 2008.

Agora, que estamos a cerca de duas semanas de serem propostas as tarifas a aplicar para o próximo ano, as minhas dúvidas tornam-se mais fortes, tendo, especialmente, em conta a notícia que dá conta de que o preço da electricidade pode vir a subir mais do que a inflação.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Para todos os gostos

A vitória de Luís Felipe Menezes nas directas do PSD pode, muito bem, abrir um novo capítulo na história do partido, ao deixar, desde já, bem claro que, venham de lá os “barões” (acho piada à nomenclatura) que vierem, o novo manda chuva irá buscar a força e os votos de que necessita às bases do partido, e o seu discurso, mais directo, acutilante e provocador, não deverá passar em claro nem deixar ninguém indiferente.

Na minha modesta opinião, Marques Mendes saiu derrotado, neste segundo confronto que teve com Menezes, fruto, especialmente, do pouco carisma de líder que apresentou enquanto líder do PSD, traduzido numa clara falta de capacidade para levar o partido a fazer uma verdadeira oposição ao governo de Sócrates.

Como sempre sucede, nestas coisas de eleições partidárias, as opiniões sobre os resultados aparecem de todos os quadrantes e para todos os gostos da populaça cá do burgo.

Francisco Anacleto Louçã diz que a eleição de Menezes é uma prova da crise do sistema político e da sua vulnerabilidade ao populismo, tomando como certo que a nova liderança laranja não vai trazer grandes surpresas.

Pela parte do CDS-PP, Nuno Melo considerou que é indiferente quem está à frente do destino do PSD, alvitrando, ainda, que o partido nunca dependeu dos laranjas para nada, afirmação, quanto a mim, algo duvidosa, e que cada qual sabe de si.

Declarações aparte, é bom que os lideres centristas não se esqueçam que, em inúmeras ocasiões, muitos foram os militantes do partido que cederam o chamado voto útil ao PSD.

À esquerda, Jerónimo de Sousa não comentou a vitória de Menezes, mas lá foi dizendo que o problema do PSD é que viu o seu espaço ser ocupado pelo Partido Socialista, o que o deixa sem grandes margens de manobra.

Mário Soares emitiu, talvez, a opinião mais “engraçada”, ao afirmar que o que aconteceu no PSD foi uma desgraça.

Devo ser mesmo lerdo de ideias, nestas coisas de politiquices cá do burgo, porque não consigo descortinar a profundidade e o sentido das afirmações deste socialista convicto, ao dizer que o sucedido não lhe agrada e que se o governo não tem uma oposição forte pode fazer o que bem lhe apetecer e dizer que não tem alternativa.

Ora, tendo em conta as convicções de Soares, digo eu que socialistas e de acordo com as políticas deste governo, há qualquer coisa que me escapa e o antiquado socialista até devia estar contente com a tal “desgraça” alheia.

Uma última nota para as declarações de Santana Lopes, que considera a vitória de Menezes significativa e importante, por quem ganhou e por quem perdeu, numa clara referência ao resultado negativo alcançado pela ala dos tais “barões”.

A novela Madeleine - V

Já há algum tempo que não se ouvia falar do caso, que, obviamente, deixou de ser notícia constante após o regresso do casal McCann a terras de Sua Majestade.

Por momentos, ainda houve uma noticiazeca duma turista qualquer que tinha visto a miúda em Marrocos, ou coisa que o valha, mas ninguém lhe deu grande crédito.

Agora vêm os ingleses dizer que a miúda pode ter morrido por causa duma queda pelas escadas do apartamento abaixo, o que me leva a continuar a perguntar sobre o paradeiro do corpo e onde é que os McCann entram no meio disto tudo.

Por outro lado, à laia de dois possíveis guiões para a novela e numa de ver as preferências do público, o mesmo jornal diz, ainda, que a polícia anda a seguir uma pista que dá conta duma empregada de limpeza do Ocean Club, despedida uns dias antes do desaparecimento da pequena Maddie, como suspeita de ter raptado a miúda, num acto de vingança contra os antigos patrões.

A novela seguirá dentro de momentos, com novos e escaldantes episódios…

Passemos a ter cuidado

A não ser por alturas das FP-25, a populaça cá do burgo nunca teve muito com que se preocupar no que toca a acções terroristas dentro das nossas fronteiras, já que os nossos serviços de informação, e as nossas polícias, sempre foram pactuando com as suas congéneres internacionais sem levantar muitas ondas e sem dar muito nas vistas.

A luta contra o terrorismo é, sem qualquer dúvida, um aspecto da maior importância em qualquer país, e Portugal não é excepção, mas esperemos que as coisas não mudem de figura e que a pacatez cá do burgo não seja afectada com este estreitar de relações, entre Portugal e Espanha, fruto duma mera suspeita de que uma pequena célula da ETA poderá estar a operar a partir do Algarve.

Goodbye, Moneypenny


Lois Maxwell (1927 – 2007), conhecida pelas suas catorze interpretações como secretária do manda chuva do MI-6 nos filmes do agente secreto James Bond, morreu, no passado Sábado, com oitenta anos.

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DO JAPÃO

30 de Setembro de 2007


Fuji Television Japanese Grand Prix

Circuito Fuji Speedway - 4 quilómetros e 563 metros


Resultados

1º - Lewis Hamilton
2º - Heikki Kovalainen
3º - Kimi Räikkönen

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton - 107 pontos
2º - Fernando Alonso - 95 pontos
3º - Kimi Räikkönen - 90 pontos

Campeonato Construtores

1º - Ferrari - 170 pontos
2º - BMW - 92 pontos
3º - Renault - 51 pontos

Próximo Grande Prémio a 07 de Outubro na China.

Mais informações aqui.