quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A pica polémica

A vacina que está a ser usada cá no burgo contra a gripe A não foi aprovada em alguns países, nomeadamente nos Estados Unidos, por conter substâncias na sua composição que podem, dizem alguns entendidos na matéria, causar danos à saúde dos que a tomam.

Na Alemanha, membro de pleno direito da nossa querida União Europeia, há muita populaça a recusar a vacina uma vez que é sabido que governantes e funcionários públicos de alto gabarito foram vacinados com outra substância que não a tal da Pandemrix.

Há, inclusive, quem diga, na Alemanha, que os potenciais riscos ultrapassam os benefícios.

Nesta santa terrinha, o Infarmed, entidade que regula estas tretas cá no burgo, segue, à risca, as orientações fornecidas pela Agência Europeia do Medicamento que diz que o benefício foi considerado superior ao risco.

No entanto, há muitos profissionais de saúde que, vá-se lá saber porquê, recusam-se a ser vacinados…

Um alto carola do meio da Bioética já veio dizer que é natural, dado que estão mais envolvidos no meio, sabem, naturalmente, mais do que o resto da populaça do ponto de vista técnico e científico e sabem que não há ainda resultados realmente sólidos que permitam decidir, com clareza, se o cidadão deve ser vacinado.

Cá por mim, eles lá têm as suas razões…

Sem comentários: