domingo, 11 de fevereiro de 2007

Reino animal

URSO
Nome comum – Urso
Família - Ursidae

Os ursídeos constituem uma família de mamíferos, da ordem dos carnívoros, geralmente de grande porte, compreendendo os ursos e o panda.
Algumas características comuns a todos os ursos são a pelagem espessa, rabo curto, o olfacto desenvolvido e as garras não retrácteis.
O urso é um animal plantígrado, ou seja, a sola das patas toca totalmente o solo quando o animal se movimenta.
De entre as espécies mais conhecidas salientam-se duas:

O urso pardo (Ursus arctos), com várias subespécies espalhadas ao redor do mundo, é um dos maiores do género e pode pesar entre os 90 e os 800 quilos.
É um animal omnívoro e a sua dieta abrange borboletas, larvas, pequenos roedores, fruta e alguns animais de médio porte, como o cervo e o alce.
Normalmente evita a presença do homem, mas o pessoal também pode ser visto como fonte de alimento.

O período de gestação é de 180 a 266 dias, ao fim dos quais nascem, geralmente, dois filhotes que permanecem com a mãe entre dois e três anos, antes de se tornarem independentes.
Durante o inverno, o urso pardo entra em estado de letargia e hiberna.

O urso polar (Ursus maritimus) é típico e nativo do Árctico.
Os machos desta espécie têm cerca de 600 quilos mas podem atingir os 800 e medir até 2 metros e sessenta, apresentando uma camada de gordura subcutânea que pode chegar a ter uma espessura de 15 cms.
Excelentes nadadores, podem percorrer até 80 quilómetros sem descansar, e têm todo o seu corpo adaptado para um melhor desempenho na água e para o frio
Os ursos polares são animais muito preocupados com a própria higiene e, após cada refeição, dedicam cerca de 15 minutos à limpeza corporal, usando as patas, a língua, água e neve.


Os ursos polares acasalam entre os meses de Março e Junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação torna-se muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais.

As crias nascem entre Novembro e Janeiro, no abrigo invernal construído pela mãe, e não se separam da progenitora até aos dois anos de idade.
Nascem cegas e pesando muito pouco em relação ao peso dos adultos, sendo um dos filhotes menos desenvolvidos dos mamíferos.

Mais informações aqui.

Sem comentários: