quinta-feira, 31 de maio de 2007

O mau exemplo do estado

O comum cidadão que não pague, atempadamente, as contas do gás, água ou electricidade, é um cidadão que está fecundado, já que as entidades fornecedoras cortam-lhe as vazas e deixam-no a falar sozinho.

O comum cidadão que não tenha em dia o pagamento dos seus impostos, é um cidadão que está fecundado, já que o estado vai-lhe aos bens e deixa-o a falar sozinho.

O “cidadão” estado leva, em média, 152 dias para pagar as contas aos seus fornecedores e ninguém lhe diz nada.

Cinco meses durante os quais o estado vai brincando com os euros da populaça sem prestar contas a ninguém.

O rescaldo da greve geral

Como já é habitual, nestas ocasiões, o executivo do Sr. Sócrates afirma que a greve geral não teve grande impacto, ficou muito aquém das expectativas e constitui um fracasso para os organizadores.

No lado oposto, a CGTP, pela voz de Carvalho da Silva, diz que a greve foi um sucesso, com uma adesão acima do que seria de esperar, inclusive no sector privado, e que é uma vitória para os trabalhadores cá do burgo.

Números à parte, porque nem vale a pena estar com essas mesquinhices, vale a pena pedir a ambas as partes que se ponham, minimamente, de acordo, de modo a que não haja uma disparidade brutal que só serve para confundir a populaça.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Greve geral


Nota - Com os devidos agradecimentos ao Kaos, pela utilização da imagem publicada.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Em banho maria

Por motivos de mudança de casa, ou seja, uma trabalheira infernal e cansativa, associada ao dia-a-dia do trabalho e ao stress de alteração de morada e de contratos, o Sempre a Produzir está a modos que em repouso…

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DO MÓNACO

27 de Maio de 2007


Resultados

1º - Fernando Alonso
2º - Lewis Hamilton
3º - Felipe Massa

Campeonato Pilotos

1º - Fernando Alonso - 38 pontos
1º - Lewis Hamilton - 38 pontos
2º - Felipe Massa - 33 pontos
3º - Kimi Räikkönen - 23 pontos

Campeonato Construtores

1º - McLaren Mercedes - 76 pontos
2º - Ferrari - 56 pontos
3º - BMW - 30 pontos

Próximo Grande Prémio a 10 de Junho no Canadá.

Mais informações aqui.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Reino animal

PAVÃO

Nome comum – Pavão
Família – Phasianidae

Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo, pertencentes à família dos faisões (Phasianidae).

Os pavões são célebres pelo seu complicado ritual de casamento, no qual a cauda extravagante do macho tem um papel preponderante, com a coloração apresentada, os quase dois metros de comprimento e o facto de poder ser aberta como um leque.

Mais informações aqui.

As declarações de Mário Lino

Os compinchas do Sr. Sócrates, quando se sentem debilitados nas suas funções, menos importantes ou pouco falados na comunicação social, têm maneiras muito peculiares de fazerem notar a sua presença.

Aconteceu, por várias vezes, com Manuel Pinho, aconteceu com Correia de Campos, com a Ministra da Educação e, agora, apareceu, novamente, Mário Lino que, qual dondoca histérica e ressabiada, a engolir palavras e armado em engraçadinho, deixou, a avaliar pelas imagens transmitidas nas diversas televisões, os convivas que o ouviam meio atónitos, sem palavras e a olharem uns para os outros com alguma vontade de rir.

Ora, vontade de rir, para não acabarmos todos a chorar, é, precisamente, o que deve dar à populaça quando ouve o excelentíssimo ministro dizer que a margem sul do Tejo não tem gente, não tem hospitais nem escolas, não tem actividade e que, resumindo e baralhando, é um deserto, palavras que, por si, são uma verdadeira aberração e constituem um grave insulto à populaça que vive naquelas bandas.

Ainda assim, façamos uma tentativa para melhor entender as palavras proferidas e, agarrando nas afirmações totalmente ridículas do senhor ministro, tomemos as mesmas como potencialmente válidas e idóneas.

Nesse caso, verificamos que o senhor ministro não percebe puto da matéria do seu ministério, já que, uma análise mais atenta, permite verificar que outros países, europeus e não só, constroem aeroportos precisamente em locais quase desérticos, de modo a criar mais infra-estruturas e mais actividade que permitam um potencial crescimento dessas mesmas zonas.

Além disso, senhor ministro, dizem os livros que, por questões de segurança e bem-estar da populaça, um aeroporto deve ser construído em locais minimamente afastados dos grandes centros urbanos, uma vez que a passagem das aeronaves a baixa altitude causa vibrações e decibéis a em excesso que prejudicam, entre outros, o doente que se encontra acamado, no hospital, a recuperar duma eventual operação, os alunos que tentam atinar com a matemática de que o senhor ministro tanto gosta ou o cidadão que tenta dormitar durante a tarde porque ainda tem um emprego nocturno numa qualquer fábrica de pão cá do burgo.

Se o senhor ministro olhar as coisas por este prisma, que é, a meu ver, o mais correcto, e puser de parte essa teimosia governamental do quero, posso e mando, então verá que o deserto a que se referiu nas suas inúteis declarações passa a ser uma boa, e válida, solução, melhor do que qualquer Ota.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Taxas infantis

O Ministro da Saúde sente necessidade de proceder a alguns (mais) ajustamentos financeiros no que toca ao Serviço Nacional de Saúde.

Para tal, admite rever o regime de taxas moderadoras e aplicá-lo a crianças com menos de 12 anos, até agora isentos de pagar semelhante imposto, porque é, precisamente, disso que se trata.

Ora, como é bem sabido, as crianças são muito mais vulneráveis a certas e determinadas maleitas que levam a que os pais recorram aos serviços hospitalares cá do burgo com uma frequência mais elevada do que se de adultos se tratassem.

Correia de Campos devia ter vergonha na cara ao admitir uma situação destas e, sobretudo, ao afirmar que o SNS se vai manter universal e tendencialmente gratuito.

O futuro do Multibanco

Já para o ano que vem, vai entrar em vigor no espaço da União Europeia um sistema único de pagamentos que obriga todos os sistemas bancários a adaptarem-se a uma série de requisitos.

O presidente da SIBS, que gere a rede Multibanco cá do burgo, já veio dizer que a
populaça não vai ganhar nada com o negócio.

O homem tem razão, mas deveria ter acrescentado que os portugueses, além de não ganharem nada com a jogada, ainda vão é ficar a perder, já que operações, que se tornaram banais para quem utiliza os cartõezinhos magnéticos, como levantar dinheiro, fazer consultas aos saldos e movimentos e pagar contas vão passar a ser taxadas.

Tendo em conta que, noutros países, o cidadão paga, em média, um euro e trinta cêntimos por cada levantamento efectuado numa caixa Multibanco, se a coisa for para a frente cá no burgo duas coisas poderão vir a acontecer.

Quem tiver pachorra, e tempo para queimar, poderá sempre dirigir-se aos balcões das diversas instituições bancárias para levantar dez ou vinte euros, não sendo aconselhável levantamentos de maiores importâncias por questões de (in)segurança.

Outra parte da populaça haverá que, estando-se nas tintas para os bancos, vão querer voltar a receber o ordenado através de cheque, de modo a descontá-lo num balcão e poder voltar ao sistema de guardar o pecúlio debaixo do colchão.

terça-feira, 22 de maio de 2007

As verdades são para serem ditas

O discurso do Primeiro-ministro, perante uma plateia de imigrantes candidatos a adquirirem a cidadania nacional, foi elucidativo.

Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído

Finalmente, o Sr. Sócrates admitiu a merda que tem andado a fazer cá no burgo.

Hergé

Celebra-se, hoje, o centenário do nascimento de Georges Remi, mais conhecido por Hergé, o célebre criador de Tintim e seus pares.

Celebra-se, assim, o génio criador de obras que vão, com certeza, perdurar ao longo da história da humanidade.

Crescimento da economia

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a actividade económica cá do burgo registou um intenso crescimento, com o volume de negócios a crescer 4.8%, o que implica mais 2.1 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

Pessoalmente, e, com certeza, não sou o único, estou-me a borrar para essa merda das estatísticas.

Pessoalmente, acredito no crescimento da economia nacional quando começar a ver um aumento substancial de euros no vazio dos meus bolsos e quando parar de ouvir falar em casos de populaça corrida para o desemprego, como os 500 da Delphi e os previsíveis 300 da PGA.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Mais um vendido


O candidato Sá Fernandes continua a dizer que está disponível para formar uma coligação de esquerda para as próximas eleições intercalares à CML, apesar de, ao que parece, poucos lhe darem ouvidos.



Quem lhe deu ouvidos foi o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, monárquico convicto, fundador do PPM e da Aliança Democrática, que apareceu de braço dado com o candidato de esquerda aquando da apresentação do manifesto por este encabeçado.



Francisco Sá Carneiro deve estar às voltas na campa, revoltado ao ver que este é o segundo dos fundadores da antiga AD a vender-se às causas contra as quais sempre lutaram.

Continua o gozo

Parece que Carmona Rodrigues está a reconsiderar sobre se avança, ou não, com a candidatura às eleições intercalares, depois da data, inicialmente apontada, ter sido alterada.

Ainda que atendendo à desculpa de não haver tempo para montar uma campanha num espaço curto de tempo, este avança recua é, claramente, andar a gozar com a populaça da capital cá do burgo.

Morangos amargos

Parece que um tal de Tiago Felizardo, actor da novela Morangos com Açucar, não foi nada feliz na noite de Sábado e foi brutalmente agredido, quando se encontrava na discoteca “The Loft” a festejar o aniversário dum primo.

Pelos vistos foi atacado por um homem mais velho que, munido dum copo partido, mandou o rapaz para o hospital com ferimentos que, entre cara e costas, lhe valeram 70 pontos.

Terá sido algum pai mais extremoso que acha a novela imprópria para consumo dos seus entes queridos mais novos?

Agradecimentos

Ao António, autor do blog Gavião (Vila de Gavião, no Alentejo), os meus agradecimentos pelo link feito ao Sempre a Produzir.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Lido noutros blogs

- Nem 5 segundos depois…, no A Queda do Mundo
- Novos recrutas, no Portugal dos Pequeninos
- Mais do mesmo, no E-Jetamos
- Andam a brincar com os Portugueses, no Mais Actual
- Um devaneio, no Taberna dos Inconformados
- A degradação política do governo, no Tomar Partido
- Um projecto muito Negrão, no We Have Kaos In The Garden

Carmona, o poeta

Carmona Rodrigues veio a público mostrar a sua verdadeira tendência, a de ser poeta, e, depois de tentar explicar porque é que não tem condições para avançar com uma candidatura à presidência da CML, acabou com três singelas frases…

“O meu rio é o Tejo… A minha canção é o fado… O meu partido é Lisboa.”

O melhor é garantir os direitos de autor, senhor engenheiro, porque ainda se arrisca a ver essa sua veia poética a aparecer nalgum hino, composto, propositadamente, para alguma das campanhas.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Um golo a sério

Um programa sério

Dá pelo nome de Liga dos Últimos e passou, ontem, por volta das 22h30, na RTP-N.

Já tinha, noutras ocasiões, visto algo deste programa, dedicado ao futebol das categorias mais do que inferiores cá do burgo, mas nunca me tinha detido, como fiz ontem, a ver o dito por inteiro.

Confesso que o futebol nacional, apesar de simpatizante do glorioso, não me diz grande coisa e, obviamente, não é o desastre futebolístico praticado nas divisões de honra ou nas distritais que me vai cativar a ir a um pseudo estádio, para vir de lá coberto de pó, ou a ficar horas em frente ao televisor a ver os jogadores dos chamados grandes a atirarem-se para o chão por dá cá aquela palha.

Nesse caso, perguntar-se-ão os leitores deste humilde espaço, o que é que diabo leva este tipo a perder meia hora, depois do jantar, para ver o tal programa?

Muito simples… O puro, e saudável, entretenimento proporcionado pelos intervenientes, tendo em consideração que, ao falar de intervenientes, não me refiro ao apresentador Álvaro Costa nem ao comentador Hernâni Gonçalves, que deixam algo a desejar, ainda que compreensivelmente, dada a natureza do programa.

Refiro-me, sim, aos treinadores, aos presidentes de pequenos clubes, dos quais ninguém ouviu falar, aos jogadores e às massas associativas, cujas análises e declarações perante uma câmara de televisão são, de longe, melhores do que qualquer pseudo “sketch” humorístico de qualquer pseudo humorista cá do burgo, proporcionando, assim, o tal puro entretenimento.

Em suma, um programa onde o protagonista é o verdadeiro e castiço portuga…

Um programa capaz de deixar a populaça bem disposta, ao mesmo tempo que promove, de uma forma simples e, porque não, eficaz, locais remotos e respectivas associações desportivas deste nosso burgo à beira mar plantado.

Brindes de campanha eleitoral

Na Bélgica, uma candidata ao senado lá do sítio, de sua graça Tanja Derveaux, garantiu uma agradável surpresa (algo de muito divertido, nas suas palavras) a quem se inscrever para desfrutar de um dos 40.000 broches que promete no âmbito da sua campanha eleitoral.

Ora, no caso cá do burgo, a língua portuguesa tem, como todos sabemos, coisas levadas da breca e uma das palavras que espelha bem o caso de duplo sentido é o vocábulo broche, que tanto pode significar um daqueles artefactos de levar à lapela como ser conotado com sexo oral.

Tendo em conta que o portuga é, por natureza, um voraz devorador de tudo o que é novidade estrangeira, será que, agora que se aproximam as eleições intercalares para a CML, alguma das campanhas intervenientes vai correr o risco de mal entendidos e recorrer a esta moda para garantir mais votos dos lisboetas…?

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Agradecimentos

Já há algum tempo que não publicava os meus agradecimentos a outros cidadãos blogosféricos que, amavelmente, têm vindo a linkar o Sempre a Produzir nos seus blogs, contribuindo, assim, para a divulgação e crescimento deste meu espaço.

Tal facto deve-se, sobretudo, à tanga do Technorati, cujas actualizações deixam muito a desejar.

De qualquer maneira, não queria deixar de agradecer, com alguns dias, semanas ou meses de atraso, aos espaços abaixo referenciados pelos links produzidos.

- Esta Lisboa Que Eu Amo
- A Queda do Mundo
- Berra Boi
- Marcha dos Pinguins
- Muchi Sushi
- O Bico de Gás
- Taberna dos Inconformados
- We Have Kaos In The Garden

Mensagens escritas, vulgo sms

Está o cidadão, pacatamente, absorto nos seus afazeres quando recebe uma porra duma mensagem no telemóvel…

Como explica o Jornal de Negócios, os euros estão à distância de apenas três letras, e o otário que caia na esparrela só tem que digitar SIM para obter um crédito para consumo.

É a maravilha tecnológica dos telemóveis que se associa ao endividamento das famílias cá do burgo.

O lado Negrão da força laranja

Depois de tanta lenga-lenga sobre os candidatos de primeira linha ou, se quiserem, de primeira escolha, eis que surge Fernando Negrão como candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa.

Depois das negas de nomes como Manuela Ferreira Leite, Fernando Seara e, inclusive, Joaquim Ferreira do Amaral, o partido de Marques Mendes optou pelo vice-presidente do seu grupo parlamentar e ainda tem a veleidade de tentar mandar areia para os olhos da populaça ao dizer que Negrão foi a única pessoa a ser convidada formalmente.

Fernando Negrão é, no mínimo, opção de quarta ou quinta escolha, e apesar de ser ex-ministro e ex-director da Polícia Judiciária, trata-se duma figura pouco pública (leia-se pouco conhecida da populaça), com pouca força política e, claramente, a carne para canhão escolhida pelo PSD para fazer face à candidatura, infelizmente forte e potencialmente ganhadora, de António Costa.

Alguém viu o cão de José Mourinho?


É mais um a engrossar a lista de desaparecidos no Reino Unido.

Parece que o bicho deu corda aos sapatos quando o treinador Português do Chelsea o pôs na rua, numa tentativa de evitar que o canídeo fosse levado pelas autoridades lá da terra, já que deu entrada em terras de Sua Majestade sem o plano de vacinação em dia.

Quanto a José Mourinho, e como só ele sabe, armou escabeche com a polícia inglesa que pretendia colocar o amigo de quatro patas de quarentena e acabou detido na esquadra lá da terra, de onde só saiu depois de pagar uma multa e dar uma catrefada de autógrafos aos agentes de serviço.

Depois do caso da pequena Madeleine McCann, que continua desaparecida já lá vão quase duas semanas, o caso de Mourinho é o segundo, num curto espaço de tempo, a envolver, em termos policiais, Portugal e Inglaterra.

Será que as estações televisivas nacionais se vão mudar, de armas e bagagens, para terras britânicas e ainda vamos assistir a algum telejornal em directo a partir da porta de casa deste ilustre cidadão luso?

terça-feira, 15 de maio de 2007

Alguém viu a Inês?

Com certeza que não, porque a Inês é uma miúda cá do burgo e não tem direito ao tempo de antena que os britânicos compraram nem aos meios disponibilizados pelas digníssimas autoridades lusitanas.

Lido noutros blogs

- Maus exemplos, no Tomar Partido
- Trezentos e vinte e cinco, no Portugal dos Pequeninos
- Daniel, o comentador de serviço, no A Queda do Mundo
- Desaparecida, no Desculpe Qualquer Coisinha

A recusa de Fernando Seara

Fernando Seara recusou o convite, que lhe foi endereçado por Marques Mendes, para ser o candidato do PSD à autarquia lisboeta por razões, segundo diz, pessoais.

Se entendermos por “razões pessoais” que Seara percebeu que, ao candidatar-se a Lisboa, tal facto seria, certamente, estar a meter-se num buraco à moda antiga, então dou-lhe razão.

Para quê queimar-se politicamente numa câmara que só dá bronca, quando as coisas até lhe estão a correr bem numa autarquia onde a populaça o vê com bons olhos e dá mostras de aprovar a obra feita?

Só é pena que Fernando Seara não tenha sido mais frontal.

Com tantas trocas e baldrocas a que a populaça tem assistido, entre políticos que vão e vêm e mandatos que ficam por cumprir, para que possam assumir outros cargos, o presidente da Câmara Municipal de Sintra deveria era ter avocado que as razões são políticas e que tem um mandato a cumprir na dita câmara, o que lhe permitiria ganhar ainda mais pontos junto da consideração da populaça, em vez de vir com a tanga esfarrapada das razões pessoais.

Afinal de contas, digo eu, é disto que se trata… Servir, e não defraudar, a populaça que o mandatou.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Época balnear

Será verdade...

... ou será mais uma daquelas montagens malandras?


Fórmula Um

O GP de Espanha teve a particularidade de assistir à apresentação do potencialmente novo Grande Prémio da Europa, que, caso venha a ser realidade, será disputado, já a partir da próxima época, no novíssimo e interessantíssimo circuito citadino de Valência.

Bernie Ecclestone, o manda chuva da F1, não teve a mínima dúvida em assinar um pré-contrato, ainda que condicionado aos resultados das eleições locais que se realizarão no próximo mês, que poderá levar o evento à cidade espanhola durante as próximas sete temporadas, tornando-se, assim, a Espanha no país anfitrião de duas provas por temporada.

Por parte dos espanhóis, este é mais um tiro certeiro e uma cabal demonstração de como fazer bem as coisas, ao contrário dos responsáveis cá do burgo que, apesar de contarem com um circuito que sempre foi do agrado dos pilotos e das próprias equipas, deixaram fugir o circo da Fórmula Um e pouco, ou mesmo nada, fizeram para recuperar o evento para terras lusas.

GRANDE PRÉMIO DE ESPANHA

13 de Maio de 2007


Resultados

1º - Felipe Massa
2º - Lewis Hamilton
3º - Fernando Alonso

Campeonato Pilotos

1º - Lewis Hamilton – 30 pontos
2º - Fernando Alonso – 28 pontos
3º - Felipe Massa – 27 pontos

Campeonato Construtores

1º - McLaren Mercedes – 58 pontos
2º - Ferrari – 49 pontos
3º - BMW – 23 pontos

Próximo Grande Prémio a 27 de Maio no Mónaco.

Mais informações aqui.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Sem palavras

Reino animal

PREGUIÇA

Nome comum – Preguiça
Famílias – Bradypodidae e Megalonychidae

A Preguiça, ou bicho-preguiça (Bradypus infuscatus), é um mamífero da ordem Xenarthra, pertencente à família Bradypodidae (preguiças com três dedos) ou Megalonychidae (preguiças com dois dedos).

É um animal de pêlos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais, desde a América Central até ao norte da Argentina, de hábitos solitários e que encontra na camuflagem e nas longas garras os melhores argumentos para se defender dos predadores.

Todos os dedos têm garras compridas, pelas quais a Preguiça se pendura nos galhos das árvores, de dorso para baixo.

O nome Preguiça advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos movimentos extremamente lentos e pelas 14 horas que dorme diariamente.

Mais informações aqui.

Azares gastronómicos

Há uns tempos atrás, publiquei um post onde comentava os azares gastronómicos do meu caro amigo Tango.

Hoje fiquei a saber que existem algumas probabilidades de que o rapaz fique com os pêlos do bigode eriçados durante o fim-de-semana que se avizinha, fruto da ingestão dum bife grelhado que andava a passear, na sacola da filha mais velha, entre local de trabalho e casa, há já alguns dias.

Cheira-me a que vai ser um daqueles casos de dilema familiar, já que, nas palavras do ilustre, a cachopa vai levar umas porradas verbais do tipo “então, isto é coisa que se faça? Que raio de ideia essa de andar a passear o bife e depois deixá-lo, ao Deus dará, para vir aqui o urso esfomeado e chamar-lhe um figo… Anda uma pai a criar uma filha para isto…

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Salta-pocinhas

Helena Roseta demitiu-se do Partido Socialista e vai avançar com a candidatura a Presidente da CML na qualidade de independente.

Segundo consta, a Presidente da Ordem dos Arquitectos não está nada de acordo com a política do Sr. Sócrates e acusa o PS de nada ter feito, quer a nível de concelhia quer a nível nacional, para resolver o problema da maior câmara cá do burgo.

Ou seja, trocando a coisa por miúdos, Helena Roseta está contra as políticas de Sócrates, quer como manda chuva do Partido Socialista quer como primeiro-ministro.

A candidatura de Roseta pode, muito bem, ganhar importantes apoiantes, como, por exemplo, Manuel Alegre, que também já veio a publico dizer que o PS está doente e arrogante, numa atitude clara de desafio à liderança prepotente do Sr. Sócrates.

No entanto, e para bem de Lisboa e dos lisboetas, é bom que a populaça da capital se lembre que Helena Roseta tem andado a saltitar de partido em partido, numa de ver quem lhe dá mais.

Quando não se sentiu à vontade nas hostes do PSD, pelos vistos o seu partido de sempre, abandonou as fileiras laranjas e, de repente, passou a reger a sua vida pelos ideais socialistas…

Agora que estes mesmos ideais já não lhe servem, larga a camisola rosa e passa a independente, sabe-se lá com que ideais a motivarem a continuação da sua carreira política.

Vai na volta, ainda vamos ver Helena Roseta a passar-se para os lados da CDU ou do Bloco de Esquerda, e pergunto-me se Lisboa merecerá uma salta-pocinhas como líder camarária…

O verdadeiro empata

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Lido noutros blogs

- Os ficheiros secretos do défice, no We Have Kaos In The Garden
- As Malvinas algarvias, no Portugal dos Pequeninos
- A miúda britânica, n’O Estado do Sítio

Em busca da pequena Madeleine

A actuação das autoridades policiais cá do burgo, em relação ao desaparecimento da pequena Madeleine, tem suscitado dúvidas e sido alvo de diversos reparos, não só por parte da imprensa mas, também, por parte dos congéneres britânicos.

Começo a achar que, muito provavelmente, o caso não é para menos e que os críticos podem, muito bem, ter razão.

Passados tantos dias, as poucas declarações da Polícia Judiciária começam a chatear as populaças e a denotar uma certa dose de confusão e insegurança.

Após mais de 130 horas do alegado rapto, qualquer leigo na matéria percebe que por trás do desaparecimento da pequena cria esconde-se um crime grave e não é necessário que a PJ nos venha atirar com areia para os olhos ao dizer que está convencida de tal facto.

Por outro lado, esta história de não revelar o retrato-robot à populaça e à imprensa, seja por razões de segurança da própria criança ou por razões de segredo de justiça, também dá que pensar, especialmente se tivermos em conta que a própria PJ teria toda a conveniência em recolher o máximo de pistas que daí pudessem advir.

A polémica do tal retrato agudiza-se com as críticas de outras forças policiais presentes no terreno, nomeadamente a PSP, que vêm a público dizer que só na segunda-feira é que tiveram acesso ao mesmo e que semelhante fonte de informação deveria ter sido facultada de imediato.

Polémicas à parte, agora dizem que andam à procura de um homem de blusão azul e calças brancas, o que pressupõe que ou o gajo é muito porco e não mudou de roupa durante todos estes dias, ou a polícia anda a atirar com barro à parede a ver se cola.

Além disso, as calças já devem estar com uma cor acastanhada, de tão encardidas, e o mais certo é o gajo ter arrancado as mangas do blusão, por causa do calor que se faz sentir.

Por outro lado, parece que andaram a interrogar o pessoal que trabalha nas farmácias lá do sítio para saber se alguém tinha comprado biberões e chuchas…

É, obviamente, lícito pensar que a pequena cria ainda possa recorrer a semelhantes artefactos mas, que pénis, em nenhuma das fotografias divulgadas da família McCann se vê a criança com uma chucha na boca e, com quatro anos, a maioria das crias já não anda, propriamente, com o biberão atrás.

Todo o envolvimento em torno deste caso levou as autoridades de Inglaterra a deslocarem, para terras lusas, diversos elementos para “ajudarem” o pessoal cá do burgo.

Como cidadão, até acredito que a nossa polícia está a fazer o melhor que pode, e sabe, num caso tão complicado como este, mas a verdade é que a presença da polícia e de especialistas duma agência britânica contra a pedofilia em terras “allgarvias” assemelha-se mais a um atestado de incompetência, subtilmente passado aos nossos polícias, do que, propriamente, a qualquer tipo de ajuda.

Será zombie?

Ao que parece, anda por aí uma senhora, de sua graça E. C. Costa, de 62 anos e que foi dada como morta pela Segurança Social em Maio de 2000, a quem informaram que só pode pagar contribuições se provar, através duma certidão, que está viva.

Ora, a senhora apresenta-se nos digníssimos serviços da Segurança Social com um Bilhete de Identidade datado de Novembro de 2001, mais de um ano depois do dito óbito, e aquela gentalha ainda tem a lata de dizer que estão com alucinações e que a presente não passa duma visão fantasmagórica?

O caso tem outros contornos (aqui) que têm a ver com subsídios e pensões de reforma por receber mas, feitas as contas, talvez compense à dita morta viva manter-se mais morta do que viva e continuar sem pagar as malditas contribuições e impostos que a populaça está obrigada a pagar ao estado.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Receios socialistas

O Partido Socialista tem medo que as eleições intercalares para a CML sejam interpretadas como um teste à actuação do executivo do Sr. Sócrates e parece que andam a ponderar quem será o melhor candidato para minimizar esta questão.

O Sr. Sócrates e seus pares que não tenham ilusões, já que a oposição, venha ela da direita ou da esquerda, vai aproveitar ao máximo as leituras políticas que venham a ser feitas e esse receio socialista tem, com certeza, todo o fundamento, uma vez que a populaça apercebe-se de que nada está bem neste burgo à beira mar plantado.

“No problemo”… Estamos só de passagem

Parece que o território cá do burgo tem sido usado por extremistas islâmicos, Al-Qaeda inclusive, como país de passagem, se bem que isto de “país de passagem” tem muito que se lhe diga, já que esta gente aproveita as curtas estadias em terras nacionais para praticar crimes de fraude, falsificação de documentos e algum que outro roubo.

A populaça fica mais consciente destas movimentações graças às declarações proferidas pela especialista em terrorismo do SIS, Helena Rego.

O que me faz alguma confusão é o à vontade, ou mesmo a leviandade, com que se fala destes acontecimentos, como se de uma banalidade, como por exemplo mudar de camisa, se tratasse.

E desce, desce, desce…

Claro que já não é novidade mas, mais uma vez, Portugal está na berlinda lá para as bandas da Comissão Europeia pela razão do costume, ou seja, o parco poder de compra da populaça cá do burgo que registou a maior descida dos últimos, imagine-se, vinte e dois anos.

De acordo com o relatório semestral, ontem divulgado, os salários reais caíram 0.9%, que quer dizer que continuamos a ser os pobretanas da bela da Europa.

E venha de lá o Sr. Sócrates dizer que esta merda está a melhorar a olhos vistos e que a economia está a recuperar…

Balelas!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Desaparecida - Missing

Já lá vão mais de 80 horas desde que a pequena Madeleine McCann desapareceu do apartamento onde dormia.

Como pai, não tento, sequer, imaginar o sofrimento e a angústia do casal McCann face ao desconhecimento do paradeiro da filha mais velha e face às incertezas que, certamente, os têm assolado nestes últimos dias.


Como pai, não consigo entender como é que um casal que, pelos vistos, de parvos não devem ter nada (note-se que estamos a falar de pessoas com um grau de formação superior), deixa três filhos de tenra idade a dormirem sozinhos, enquanto vão jantar fora.

Chama-se a isto NEGLIGÊNCIA.

It has been over 80 hours since little Madeleine McCann disappeared from the apartment where she was sleeping.

As a father, I can’t even dare to imagine the suffering and the anguish of the McCann couple facing the unfamiliarity of the whereabouts of their oldest daughter and facing the uncertainties that, for sure, have popped up in their minds during these last days.


As a father, I do not understand how a couple, that, as far as we can imagine, are no dulls at all (bear in mind that we’re talking about two people with a higher degree of formation), leaves three children of tender ages sleeping, completely alone, while they go out for dinner.

This is called RECKLESSNESS.

Nota – Também publicado no Traquina e Irrequieta

Trriiim, trrriiiim, triiimmm…

Três adolescentes com ar de meninas ressabiadas, um gajo com ar de anormal e chamadas telefónicas a 9,99 euros…

O spot publicitário da NetCabo, ainda por cima dividido em dois, consegue ser pior que o anúncio da PT protagonizado pelos palhaços do Gato Fedorento e merece ganhar o título de anúncio mais rasca, anormal e estúpido do ano.

Até os anúncios das donas de casa a dançarem, de esfregões em riste, à volta dos frascos de líquidos limpa tudo conseguem ser melhores que esta verdadeira merda publicitária.

Eleições na França

Palavras para quê?
Mais informações aqui.

Eleições na Madeira

Não sou político nem, tão-pouco, comentador mas, por vezes, dou comigo a pensar no que seria se Alberto João Jardim se candidatasse a presidente do governo central, vulgo primeiro ministro…

Mais informações aqui e aqui.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cultura geral ou estupidez anacrónica?

Se não pensarmos muito no assunto, até dá vontade de rir…

Por outro lado, de acordo com o mail que recebi, parece que as afirmações, totalmente imbecis e que transcrevo mais abaixo, foram retiradas de diversas provas globais que se realizaram num passado recente e, se for esse o caso, então dá vontade de chorar, pelo grau de estupidez inculta da populaça estudantil cá do burgo.
De provas de BIOLOGIA

- A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos.
- As plantas distinguem-se dos animais por só respirarem à noite.
- Os crustáceos fora de água respiram como podem.
- Carácter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.
- A insónia consiste em dormir ao contrário.
- Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado.
- O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.
- Os ruminantes distinguem-se dos outros animais porque o que comem, comem duas vezes.
- As aves têm na boca um dente chamado bico.
- O Sol dá-nos luz, calor e turistas.
- A principal função da raiz é enterrar-se.
De provas de HISTÓRIA

- O objectivo de uma Sociedade Anónima é ter muitas fábricas desconhecidas.
- Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo envenenavam-se.
- As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.
- A arquitectura gótica notabilizou-se por fazer edifícios verticais.
- Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.
De provas diversas

- O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes afogavam-se dentro de água.
- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.
- Terramoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.
- Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio.
Nota - Também publicado no Traquina e Irrequieta

Bom senso

Depois das declarações de Marques Mendes, apontando no sentido da renuncia de Carmona Rodrigues e à realização de eleições intercalares na CML, o presidente do município surpreendeu tudo e todos ao declarar que não se vai demitir, que é como quem diz a Marques Mendes para ir dar uma valente curva ao bilhar grande.

As últimas notícias apontam, no entanto, para a derrota total de Carmona Rodrigues, já que, após algumas horas de dúvidas existenciais, os vereadores do PSD decidiram dar ouvidos ao líder do partido e dar com os pés no, ainda, presidente do município.

Decisão acertada e, acima de tudo, esperada, uma vez que as funções camarárias têm menos durabilidade que a confiança política neles depositada pelo partido.

Sem dúvidas

Para mim, já não existem dúvidas, e vejam-se os casos de Carmona Rodrigues, Valentim Loureiro ou Fátima Felgueiras, entre muitos mais.

Cidadão que queira obter alguma notoriedade na sociedade vigente cá do burgo só tem que se candidatar a presidente de alguma câmara e esperar que a PJ lhe entre pelo gabinete dentro à procura de papelada comprometedora.

A história da humanidade

Porque uma imagem vale mais do que mil palavras...