segunda-feira, 30 de abril de 2007

Lido noutros blogs

- Sucesso, no A Causa das Coisas

Canídeofobia


Começa a ser altamente preocupante a quantidade de notícias que vêm a público sobre ataques de cães a pacatos cidadãos cá do burgo e, depois da morte de uma mulher atacada por quatro cães, o tema volta à baila com mais uma vítima que foi parar ao hospital, onde se encontra em estado estacionário, após um encontro imediato com um “doberman” que lhe infligiu ferimentos muito graves no queixo e numa vista.

Podem dizer o que quiserem sobre a candura, amizade e pacatez de determinadas raças, mas uma coisa é certa… Cada vez que vejo certas “marcas” de cães, mudo, sorrateiramente, de passeio.

Alguém sabe onde anda Carmona Rodrigues?

É que hoje é segunda-feira, e era suposto o homem já ter dado a cara e explicado por que é que raio não atendeu, durante o fim-de-semana, os telefonemas de Marques Mendes que, segundo consta, está furibundo com a saída de Carmona do país, perante a delicada situação que se vive na autarquia.

E, entretanto, o DIAP, Departamento de Investigação e Acção Penal, já adiantou que, a pedido do próprio Carmona, o Presidente da Câmara de Lisboa já não vai ser ouvido na quarta-feira.

Contra o executivo

A verdade é que todos os dias, pese a força de expressão, aparecem mais sectores da sociedade cá do burgo em desacordo com as medidas propostas ou implementadas pelo governo socialista.

Desta vez, são os médicos e os juízes.

Os primeiros estão sem desacordo com a proposta de alguns hospitais deixarem de ficar debaixo da alçada do Ministério da Saúde e passarem a ser geridos pelas autarquias e as reservas manifestadas pelo bastonário da Ordem dos Médicos passam, especialmente, pelo desarticular de serviços, que possa advir de semelhante medida, levando a um ainda pior serviço prestado à populaça.

Aliás, aqui entre nós que ninguém nos ouve, as preocupações dos médicos devem, também, passar pelas garantias de receberem o ordenado ao fim do mês, já que, como se sabe, a grande maioria das câmaras cá do burgo deve avultadas somas de dinheiro a torto e a direito aos mais diversos fornecedores.

Quanto aos juízes, ainda que de acordo com a necessidade de revisão do mapa judiciário, que estará na base da reforma do sistema judicial, contestam a opção política de o colar ao mapa administrativo.

Esta opção do governo do Sr. Sócrates foi mesmo qualificada de irracional e ilógica por parte do Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), António Martins.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

E estavam à espera de quê?

Hugo Chávez, o democraticíssimo Presidente da Venezuela, decidiu não renovar a licença de emissão do único canal independente lá do burgo, a Rádio Caracas Television, que é como quem diz que mais vale fazerem as malas e porem-se a andar dali para fora.

Parece que a decisão deixou a maioria da populaça venezuelana indignada e em estado de choque, já que, além de ser o canal mais antigo do país, a RCTV pauta pela liberdade de expressão e é o canal que emite mais telenovelas.

De acordo com as notícias, já houve quem protestasse… Resta saber quais serão as consequências para os protestantes.

Ovos mexidos à moda cá do burgo

O Presidente da maior câmara municipal do país parece que anda desaparecido e a fugir às perguntas dos jornalistas e ninguém ainda percebeu se o homem é, ou não, constituído arguido no caso BragaParques.

Tem à perna a oposição camarária que exige eleições intercalares e que não está para aturar mais escândalos, enquanto o Sr. Sócrates afirma, com o seu ar dengoso, que espera que a câmara resolva os seus problemas…

E é preciso fazer-se passar por engenheiro para dizer uma coisa destas, que até o agarrado ali da esquina poderia dizer.

Entretanto, Luís Filipe Menezes, que pouco ou nada tem a ver com toda esta merda, diz que o líder do PSD, Marques Mendes, deve actuar de acordo com a sua doutrina, aconselhar Carmona a que suspenda o seu mandato e, porque não, candidatar-se, ele mesmo, à presidência da câmara, enquanto surge Santana Lopes a dizer que é o próprio Carmona quem deve decidir o que fazer.

Enquanto isso, Fernando Santos e Paulo Bento ultimam os últimos pormenores para o embate entre águias e leões, alheios às declarações de Jesualdo Ferreira que se mostrou algo indignado por o berby lisboeta estar a merecer mais atenção que o da cidade invicta.

Quanto a Paulo Portas, visivelmente chateado com o funcionamento do debate mensal na Assembleia da República, em que só se assiste a bocas manhosas entre o Sr. Sócrates e Marques Mendes, propôs novas regras para o mesmo e ainda teve tempo para apertar os calos ao Primeiro Ministro sobre temas escolares e sobre a nomeação de Pina Moura para administrador da TVI.

E para que não hajam dúvidas, os não sei quantos elementos de extrema-esquerda, detidos na quarta-feira, já foram libertados, enquanto que os saudosos do Professor António de Oliveira Salazar já prometeram uma concentração no largo de Santa Comba Dão para o dia em que se comemora o 109º aniversário do seu nascimento.

A populaça espera, serena como é seu apanágio, pelo fim-de-semana, prolongado, para alguns, graças ao feriado do primeiro de Maio, e por mais notícias que caibam nesta mistura, enquanto o Jornal A Bola já foi almoçar com Eusébio que, entretanto, já saiu do hospital após a intervenção cirúrgica a que foi submetido.

Mais serena pode a populaça lisboeta ficar, sabendo que Carmona, pelos vistos, deu corda aos sapatos e foi passear para além fronteiras, numa atitude susceptível de lembrar, a muitos, as atitudes de Fátima Felgueiras ou de Pinto da Costa quando, também eles, se viram em semelhantes circunstâncias.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Lido noutros blogs

- 25 do A de 83, no Lóbi do Chá
- Foi mesmo politicamente incorrecto, no Mais Actual
- A lógica do Batatinha, no República dos Desalinhados
- 25 de Abril de 2007, no Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos
- Portugal oferece estádio à Palestina, no Democracia em Portugal
- Mais um 25 e o discurso de ocasião, no É Curioso
- O 25, no Anarcoconservador
- No aniversário da (falta de) Revolução em Portugal, no Alma Pátria – Pátria Alma

Reformulação de slogan

Aquela história do “povo unido jamais será vencido”, deveria ser reformulada para “o povo falido continua a ser fodido”.

Resposta ao meu próprio post “Democracia e Liberdade?”

Respondo ao meu próprio post dizendo que, pelo menos neste caso, reconheço o meu erro de julgamento e, imediatamente, retiro o que disse.

A avaliar pelas declarações das autoridades, das quais transcrevo alguns trechos, reformulo, pelo menos neste caso, o que exprimi e passo a considerar que essa gentalha devia era ter enfardado mais porrada e levado com uns belos duns balázios pelos cornos adentro.

A PSP anunciou hoje ter detido na quarta-feira 11 pessoas por vandalismo e agressões a elementos da autoridade no seguimento de uma manifestação de extrema-esquerda não autorizada.

Manifestantes e a advogada de alguns detidos acusaram por seu lado as autoridades de excesso de força no decorrer de uma manifestação pacífica.

A comissária da PSP, Paula Monteiro, que hoje prestou esclarecimentos em conferência de imprensa, disse que os incidentes começaram na tarde de quarta-feira, cerca das 18:00, na Praça da Figueira.

Segundo a polícia, concentraram-se naquele local 150 pessoas, extremistas com simbologia anarco-libertária (pertencentes a movimentos anti-globalização) que iniciaram uma marcha rumo à Praça Luís de Camões, no Chiado.

Ao longo do percurso desta marcha não autorizada os manifestantes partiram montras, roubaram mercadorias de lojas e pintaram graffitis nas paredes.

Interpelados pela PSP, relatou Paula Monteiro, os manifestantes agrediram os agentes e atacaram à pedrada os carros-patrulha.

Cerca das 19:00 os agentes chamaram o Corpo de Intervenção, num momento em que, segundo a comissária, os manifestantes estavam a preparar três cocktail-molotov e dispararam very-lights contra a PSP.

Ainda de acordo com a comissária, o Corpo de Intervenção da PSP agiu quando os manifestantes se dirigiram para a sede do Partido Nacionalista Renovador (de extrema-direita) e gritaram palavras de ordem contra aquele partido.

No decorrer das detenções, a PSP apreendeu três cocktails molotov, 26 barras de ferro e 21 paus de madeira e diversa simbologia anarco-libertária.

O significado do 25 de Abril

Sem que se perceba quem se anda a vender a quem, o Presidente da República, Cavaco Silva, e o Sr. Sócrates deram, uma vez mais, as mãos e puseram-se de acordo sobre o significado actual do 25 de Abril, um dia que pouco, ou nada, significa para muita gente e que não passa de mais um feriado, extremamente útil para a populaça, caso coincida com um dia de semana, como aconteceu este ano.

A preocupação do PR passa, sobretudo, com o sentido que o cerimonial tem para os mais jovens e do que resta, verdadeiramente, da comemoração da data.

É simples, Sr. Presidente… Para grande parte dos jovens, 25 de Abril é sinónimo dum dia em que podem descansar e ressacar da bebedeira da noite de copos anterior.

Democracia e liberdade?

Independentemente de se estar, ou não, de acordo com o 25 de Abril, com toda a merda, ou não, que daí adveio e com quem anda a manifestar-se, a favor ou contra, pelas artérias cá do burgo, esta coisa da democracia e, sobretudo, da liberdade tem muito que se lhe diga…

Independentemente de se pertenciam a grupos de direita, esquerda, extremistas, sem abrigo, alcoólicos anónimos ou qualquer outro movimento emergente, a liberdade democrática e de expressão, tão apregoada pelos defensores da triste data, de quem se manifestava ontem em frente à antiga sede da PIDE foi totalmente ignorada e censurada.

Mais um imposto a caminho?

Como não chegassem os impostos que a populaça já paga, as Câmara Municipais cá do burgo vão poder dar mais uma estalada nos orçamentos familiares dos seu concidadãos e cobrar uma taxa para financiar os diversos serviços de protecção civil locais.

Com certeza que a protecção civil é extremamente importante como parte integrante da sociedade cá do burgo mas, porra, parte dos impostos que pagamos não deveriam ser canalizados para estes serviços?

Ou será que alguém anda, por aí, a abarbatar-se a uns euros extra sem que seja denunciado de acordo com as premissas do tal livrinho de 22 páginas do Ministério da Administração Interna?

Denunciar o fedor

O Ministério da Justiça, na pessoa do ministro Alberto Costa, vai apresentar um livrinho, intitulado “Prevenir a Corrupção” que visa, sobretudo, incentivar a populaça a denunciar a putrefacção na Administração Pública e no sector privado.

Balelas porque qualquer cidadão, no seu perfeito juízo, teme, obviamente, represálias, ao denunciar qualquer situação de peculato, abuso de poder ou suborno, que, na pior das hipóteses, o podem levar a engordar a lista de desempregados cá do burgo e perder o parco ordenado que recebe ao fim do mês.

Mais balelas do executivo do Sr. Sócrates que, antes de mais, deveria era proceder a uma apurada introspecção.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril

terça-feira, 24 de abril de 2007

Olha a soneca!

Já são duas as empresas que, nos Estados Unidos, se dedicam ao comércio da sesta, disponibilizando, para o efeito, uns cubículos onde a populaça pode dormitar sem que ninguém chateie.

Se a moda pega cá no burgo, não tarda vamos ter muita gente a apregoar a sestinha por 10 euros, tipo “Olha o Olááááá Fresquinho!”

Extrema-direita, “skinheads” e afins

Tem-se, ultimamente, ouvido falar mais do que é habitual dos “skinheads”, ou cabeças rapadas, e de grupos de extrema-direita, seja pela recente intervenção policial que levou à detenção de alguns partidários destes movimentos, pelo cancelamento do encontro internacional que ia ter lugar cá no burgo ou pela ligação encontrada às claques de futebol.

É bom que se entenda que ser nacionalista não implica, necessariamente, ser de extrema-direita ou, total e propositadamente, careca ou, ainda, acérrimo defensor da raça branca, e que há, por aí, muita populaça que entende que o burgo conta com imigrantes a mais, alguns dos quais ilegais e outros com condições de vida igualmente precárias às dos países de origem, que tendem a gerar mais delinquência, violência e mau estar entre os cidadãos deste país à beira mar plantado.

É bom que se entenda que muita da merda existente na sociedade deste país passa pelas mãos e pelas atitudes nefastas de gentalha que, não tendo encontrado condições no país de origem, chegam a Portugal com uma mão à frente e outra atrás e agarram tudo, legal ou ilegal, que lhes possa valer alguns euros extra, sem, por vezes, olhar a meios e a consequências.

Os cabeças rapadas cá do burgo são, de acordo com um jornalista espanhol que investigou, à socapa, o fenómeno “skinhead”, muito mais numerosos, poderosos e bem informados do que, eventualmente, a populaça no geral possa imaginar.

Segundo este jornalista, os “skin” portugas são, aliás, os mais desavergonhados e assumem duma forma muito mais aberta do que é habitual a ligação a partidos e movimentos de direita e extrema-direita, surgindo em manifestações e eventos sem qualquer tipo de problema, receio ou preconceitos.

Por outro lado, torna-se interessante o facto dos “skin” cá do burgo serem os mais cultos e bem informados que o tal jornalista encontrou durante o ano de investigação, em especial as raparigas “skin” que são, geralmente, estudantes universitárias e defensoras activas de causas sociais como, por exemplo, a ajuda a lares de terceira idade.

O fenómeno tem vindo a alastrar e a tendência é, a meu ver, para continuar a aumentar, com a populaça a aderir, em parte ou radicalmente, a determinadas regras e comportamentos característicos destes grupos extremistas, uma vez que a política cá do burgo continua a ser a política das portas abertas a quem quiser pernoitar…

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Ieltsin

Morreu Boris Ieltsin.
Tido como o ex-presidente que marcou o fim do comunismo na antiga URSS, Ieltsin foi o primeiro presidente da Rússia a ser eleito de forma democrática, logo após a demissão de Gorbachov em 1991, e venceu as eleições presidenciais daquele país por duas vezes.

Afinal, eu é que ganhei…

No rescaldo das eleições directas que devolveram a Paulo Portas o estatuto de manda chuva no seio do CDS-PP, surge Manuel Monteiro, o líder do Partido da Nova Democracia, a dizer que, no meio de tanta confusão e com os resultados das referidas directas, a vitória de Portas é uma oportunidade que deve ser aproveitada para clarificar o que é o PND, de afirmação e de crescimento.

Balelas, já que o que Monteiro está a fazer é, tão natural e simplesmente, abrir as portas do PND a todos aqueles que apoiaram Ribeiro e Castro no processo interno do CDS que agora findou.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Horários de trabalho

O Jornal Económico (OJE) de hoje fala duma realidade dificilmente digestível pela populaça mandante cá do burgo mas, pelos exemplos apresentados, facilmente aceite nos EUA: a abolição dos horários de trabalho.

Atenção que não se fala da abolição do trabalho mas, sim, duma flexibilidade que permite aos funcionários entrarem e saírem à hora que lhes der na real gana desde que os objectivos diários sejam cumpridos.

Outras empresas, como a IBM ou a Sun Microsystem, têm políticas parecidas ao permitir que os colaboradores trabalhem a partir de qualquer lugar, abolindo, desta forma, a imposição dum local de trabalho fixo e oficial.

Nos casos apresentados, os resultados são elucidativos e, porque não, impressionantes, já que se fala de aumentos de produtividade na ordem dos 35% e, no caso da Sun Microsystem, numa poupança de cerca de 400 milhões de euros em seis anos, aliados a uma maior motivação e boa disposição dos trabalhadores.

No mínimo, dá que pensar, especialmente agora que o executivo do Sr. Sócrates anda com ideias de remodelar o código do trabalho…

As provas que sempre faltarão

Os registos biográficos de Sr. Sócrates relativos ao ano de 1992 já não existem nos arquivos do parlamento e, dizem eles, este facto é normal, já que os originais arquivados são destruídos ao fim de algum tempo.

No entanto, e de acordo com o jornal Público, do arquivo consta uma cópia, a tal em que o Sr. Sócrates se apresenta como engenheiro, enquanto que noutro serviço esxiste uma outra cópia, a tal corrigida, em que o mesmo se apresenta como engenheiro técnico.

Destroem os originais e guardam cópias? Cópias diferentes no arquivo e noutro serviço?

Definitivamente, este assunto cheira mal que tresanda…

Simples construção…

Parece ser que Armando Vara se aproveitou da posição que detinha, enquanto Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, para recorrer a uma entidade pública para fazer uma casa particular.

Basicamente, o que aconteceu foi que o actual administrador da CGD comprou, em 1998, um terreno com uma casota abandonada e requereu, em 1999, o licenciamento para ampliação e alteração da mesma, tendo o alvará sido emitido em 2000 e a casa pronta no espaço de meses.

Nada de anormal a não ser, segundo o Público, quem projectou e construiu a referida moradia, já que os projectos de arquitectura estão assinados pela arquitecta Ana Morais, casada, na altura, com António José Morais, que fora assessor de Armando Vara e era, na altura, o manda chuva do GEPI (Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações), directamente dependente do Ministério da Administração Interna.

Ao barulho entram ainda dois engenheiros do tal GEPI, que assinaram os projectos de esgotos e águas e o projectos de electricidade, bem como umas empresas de construção que, de uma maneira ou de outra, tinham ligações ao GEPI e, consequentemente, a quem o tutelava no respectivo ministério.

Por último, parece que quem coordenou o processo de licenciamento da tal moradia foi o, então, director do GEPI.

No meio de tanta lenga-lenga, torna-se óbvio que este é mais um caso com contornos extremamente duvidosos e que merece ser esclarecido.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

O debate

Merece ser candidato a debate do século…

- O Dr. Portas, o Paulo, blá blá blá…
- Ó José, sabes bem que não nada assim, blá, blá, blá… Aliás, Judite, o Dr. Ribeiro e Castro, o José, sabe bem que blá, blá, blá
- Ora que essa, ó Paulo - Dr. Portas – você é que andou a dizer que blá, blá, blá…
- Eu? É preciso ter lata, José – perdão, Dr. Ribeiro e Castro – blá, blá, blá…


E assim durou durante quase uma hora…

Redução de deputados?

O enriquecimento ilícito vai, hoje, a debate na Assembleia da República, por iniciativa do PSD que apresenta um diploma que visa a criação dum novo tipo de crime, o de enriquecimento ilícito de titulares de cargos políticos.

Claro está que o Partido Socialista já manifestou a sua indisponibilidade para aprovar semelhante diploma, que prevê uma pena de prisão até cinco anos para os prevaricadores, provavelmente por temer a queda do executivo ou por recear ficar sem deputados na sua bancada.

De qualquer maneira, estou a imaginar uma sessão às escuras onde os deputados vão contando a sua história, tipo Alcoólicos Anónimos.

TLEBS

Ainda em relação à treta da TLEBS, reproduzo, neste espaço, o EMail recebido do 1º subscritor da Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS, José Nunes.

Quanto ao Sempre a Produzir, vai continuar a dar destaque a todas as iniciativas contra a TLEBS.

"Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS

TLEBS SUSPENSA APENAS NO ENSINO BÁSICO, até 2010-2011

Caros,

Saiu hoje em Diário da República, a Portaria 476/2007 que suspende a generalização da experiência TLEBS no Ensino Básico: a TLEBS será objecto de revisão científica, prevendo-se a sua re-introdução no Ensino Básico no ano lectivo de 2010-2011.

Considero que esta portaria vem dar resposta apenas a parte dos objectivos da Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS, pois:

1) Esta Portaria não suspende a experiência pedagógica TLEBS no Ensino Secundário.
É incompreensível a manutenção da TLEBS nos 10º, 11º e 12º anos, havendo uma revisão científica em curso, que dará lugar a uma transposição pedagógica, nos termos definidos nos nº 1º, 2º, 3º desta nova Portaria.

2) A TLEBS continua em vigor nos 10º, 11º e 12º anos, constituindo-se neste último como matéria de exame, de acordo com a prova modelo em vigor para 2007 - ver prova de português B em
http://www.gave.min-edu.pt/np3/6.html

A
Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS continuará o seu caminho.
Será pedido, de novo e agora com carácter de urgência, o respectivo debate parlamentar, ao Senhor Presidente da Assembleia da República.
Um abraço,
José Nunes
1º subscritor da Petição Contra a Implementação da Experiência Pedagógica TLEBS http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs"
Em anexo, o texto da Portaria 476/2007, de 18 de Abril, que tem efeitos imediatos.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Portaria nº 476/2007 de 18 de Abril

A Portaria nº 1488/2004, de 24 de Dezembro, adoptou, a título de experiência pedagógica, a terminologia linguística para os ensinos básico e secundário (TLEBS), constante do respectivo anexo. Essa iniciativa foi, então, justificada pela necessidade, largamente partilhada pelos especialistas e pelos próprios professores, de corrigir os erros terminológicos e de superar a desactualização da nomenclatura gramatical portuguesa, aprovada pela Portaria nº 22 664, de 28 de Abril de 1967.

A mesma portaria determinou o início da experiência no ano lectivo de 2004-2005, fixando a sua duração em três anos lectivos, findos os quais a TLEBS entraria generalizadamente em vigor. Admitia, porém, expressamente, a possibilidade de introdução das alterações que os resultados da experiência viessem a aconselhar.

O desenvolvimento da experiência piloto, durante o ano de 2005-2006, bem como a entrada progressiva de escolas e docentes na fase experimental, permitiu identificar alguns termos inadequados na lista aprovada pela Portaria nº 1488/2004, de 24 de Dezembro, que aprova a TLEBS, e, bem assim, dificuldades nas condições científicas e pedagógicas da sua generalização.

Deste modo, tornou-se necessário definir novas orientações, tendo em especial consideração que qualquer intervenção deverá salvaguardar a continuidade e estabilidade pedagógicas e respeitar o trabalho que professores e alunos realizam nas escolas.

Foram ouvidas a Associação de Editores e Livreiros e a União de Editores Portugueses.

Assim:

Ao abrigo do disposto nos artigos 1º e 2º do Decreto-Lei nº 47 587, de 10 de Março de 1967, no nº 7 do artigo 47º da Lei nº 46/86, de 14 de Outubro, e no nº 1 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 213/2006, de 27 de Outubro:

Manda o Governo, pela Ministra da Educação, o seguinte:

1º A terminologia linguística para os ensinos básico e secundário (TLEBS), publicada em anexo à Portaria nº 1488/2004, de 24 de Dezembro, é objecto de revisão científica e adaptação pedagógica nos termos dos números seguintes.

2º A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), recorrendo à colaboração de especialistas de reconhecido mérito, deve apresentar dois documentos de referência:
a) Um, de carácter científico, com a lista de termos e respectivas definições, destinado a professores;

b) Outro, de carácter didáctico-pedagógico, com os termos a trabalhar, por ciclo de ensino, e propostas de materiais a utilizar pelos professores nas situações de ensino-aprendizagem.

3º Os documentos referidos no número anterior serão submetidos a consulta pública por um período não inferior a 90 dias.

4º São revogados os nºs 4º e 5º da Portaria nº 1147/2005, de 8 de Novembro.

5º A DGIDC procede, até Janeiro de 2009, à revisão dos programas das disciplinas de Língua Portuguesa dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

6º Os programas revistos e homologados entram em vigor no ano lectivo de 2010-2011.

7º Ficam suspensos, até 2010, os processos de adopção de novos manuais das disciplinas de Língua Portuguesa dos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Reis Rodrigues, em 7 de Março de 2007.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Volta a TLEBS

Parece que a história da TLEBS ainda dá que falar e o executivo do Sr. Sócrates determinou a “revisão científica e adaptação pedagógica” da mesma, o que fica a cargo da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular que deve recorrer à colaboração duma série de carolas, de méritos reconhecidos, para a elaboração de dois documentos de referência.

Assim sendo, as balelas continuam e a parece que a populaça vai levar com esta tanga da TLEBS a partir do ano lectivo de 2010/2011.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Engineer

Diz-se, por aí, que o Sr. Sócrates terá concluído a cadeira de Inglês Técnico através dum reles trabalho de meia dúzia de linhas, que terá sido enviado ao reitor, acompanhado dum cartão de visita…

E a porra da conferência de imprensa que não sai…

Reino animal

PANDA

Nome comum – Panda-gigante
Família - Ursidae

O panda (Ailuropoda melanoleuca), também conhecido por urso-panda ou panda-gigante, é um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central.

Trata-se dum animal extremamente querido pela humanidade, graças ao focinho curto, que lembra um urso de peluche, a característica pelagem preta e branca e o jeito pacífico e bonacheirão.

É, além disso, extremamente dócil e tímido, e dificilmente ataca o homem, a não ser quando extremamente irritado.

Exteriormente, o panda assemelha-se a um urso de coloração contrastante entre o preto e o branco.

Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, o panda é um animal herbívoro, alimentando-se quase exclusivamente de bambu (99% de sua dieta), ainda que o seu sistema digestivo não esteja totalmente adaptado a absorver as moléculas de celulose do mesmo.

Por esta razão, o panda passa cerca de 14 horas a consumir cerca de 40 quilos de bambu e sabe-se que come insectos e ovos, necessários como fonte de proteínas.

A época de reprodução dá-se na Primavera e a gestação dura, em média, 135 dias, após os quais nascem um ou dois filhotes.

No entanto, e devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe panda opta por criar um único filhote, sendo o segundo rejeitado e abandonado à morte.


Mais informações aqui.

Abaixo o euro

De acordo com uma sondagem publicada pelo Open Europe, 60% da populaça cá do burgo tem saudades do escudo e preferiam voltar a usa-lo como moeda nacional, em detrimento do euro.

Ainda mais insatisfeitos estão os gregos, com 70% da populaça a rogar pragas à moeda única.

Ainda que a sondagem mostre que a média de insatisfação, entre os 13 países actualmente aderentes à moeda única, é de 49%, há países que se mostram satisfeitos, para não dizer radiantes, com a moeda única, se bem que não devem ser tomados como exemplo.

Economias poderosas, ou em franca expansão, tais como a Irlanda, Finlândia e Luxemburgo, onde o nível de vida da populaça nada tem a ver com a triste realidade cá do burgo, mostraram-se contentes com o euro, a par da Eslovénia que, pela inexperiência inerente aos poucos meses de utilização da moeda única, ainda acredita numa economia cor de rosa, sem saber na merda em que meteu.

Massacre

Foi, tão só, o tiroteio mais letal ocorrido na história dos estabelecimentos escolares nos Estados Unidos, e trinta e três pessoas morreram mercê da loucura dum gajo que, definitivamente, tinha uns quantos parafusos a menos.

Poucas horas após o massacre, é natural que as informações sejam contraditórias, e a populaça lá da zona questiona-se sobre se seria só um atirador, ou se teria um cúmplice, sobre os motivos que terão levado a semelhante acto de loucura e sobre como é que é possível terem existido dois tiroteios, um no dormitório e outro no edifício da Faculdade de Engenharia, separados por duas horas, sem que ninguém tivesse feito nada.

Há quem diga que o alucinado, que, pelos vistos, era um estudante de origem asiática, ia atrás da namorada para lhe pedir algum tipo de explicações, e há quem diga, sem querer estabelecer qualquer paralelismo com qualquer caso recente na história cá do burgo, que o gajo era um frustrado, por não ter conseguido ingressar na classe de cadetes (um programa de treino militar que faz da Universidade Técnica de Virgínia uma universidade conhecida), tendo-se ficado pelas aulas de engenharia.

A única certeza, no meio de mais um caso de insanidade mental, prende-se com a condenável facilidade, existente nos EUA, para a aquisição de armas que está ao alcance de qualquer um.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Toma lá mais uns trocos


Paul Wolfowitz, antigo número dois do Pentágono e actual presidente do Banco Mundial, disse, durante uma conferência de imprensa, que tem condições para se manter à frente daquela instituição e que quer continuar a lutar contra a pobreza, apesar da merda que reconheceu ter feito ao ter aumentado, de forma brutal, o salário da namorada.

Já pediu desculpa pelo sucedido, mas isso não impede que diversos ministros dos países membros do Banco Mundial se tenham manifestado muito preocupados com o imbróglio e tenham, desde
logo, exercido pressões com vista à demissão de Wolfowitz.

Mas a razão do sucedido até pode ser bastante mais simples do que se possa congeminar, já que esta é a tal criatura que, há uns tempos atrás, tirou os sapatos numa qualquer cerimónia deixando à vista do mundo umas peúgas rotas em ambos os polegares.

A vergonha terá levado este senhor a pedir à namorada que lhe remendasse, periodicamente, as peúgas a troco de mais uns trocos ao fim do mês.

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DO BAHRAIN

15 de Abril de 2007


Resultados

1º - Felipe Massa
2º - Lewis Hamilton
3º - Kimi Räikkönen

Campeonato Pilotos

1º - Fernando Alonso - 22 pontos
1º - Kimi Räikkönen - 22 pontos
1º - Lewis Hamilton - 22 pontos
2º - Felipe Massa - 17 pontos
3º - Nick Heidfeld - 15 pontos

Campeonato Construtores

1º - McLaren - 44 pontos
2º - Ferrari - 39 pontos
3º - BMW - 18 pontos

Próximo Grande Prémio a 13 de Maio em Espanha.

Mais informações aqui.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Gajo prestável...

Reino animal

Grande sacaninha...

O candidato vai às compras

Ribeiro e Castro parece que anda às compras e aposta no regresso de figuras importantes do CDS ao partido, como, por exemplo, Pedro Feist e Maria José Nogueira Pinto.

Está, inclusive, interessado em repescar os ex-líderes Freitas do Amaral e Manuel Monteiro.

Isto mais parece o mercado dos futebolistas, à excepção, digo eu, dos valores monetários envolvidos, e resta saber até que ponto é que gente que bateu com a porta, ao ponto de integrar governos socialistas ou fundar novos partidos, estará disposta a regressar à origens, originando, certamente, novos problemas de identidade dentro do partido.

Se assim for, será caso para dizer que não passam de uma corja de vendidos.

Reminiscências da Padeira de Aljubarrota

Parece que a moda está a pegar e a populaça anda numa de fazer o próprio pão que come.

Confesso que não fazia a mínima ideia, mas há por aí umas maquinetas nas quais basta deitar os cereais, fermento e água, e programar a dita cuja com a hora a que queremos comer o sempre precioso alimento.


Há quem diga que sai mais barato, pelo simples facto de que só se fabrica o pão necessário, evitando, desta forma, os desperdícios tão frequentes.

Vou fazer contas, porque, quanto mais não seja, é sempre agradável ter pão quente para as refeições…

Industria e ambiente

A industria cá do burgo já é o que é, se comparada com as industrias de outros países da U.E. e do mundo, mas parece que tende a ficar bem pior, já que Bruxelas anda atenta às licenças ambientais, necessárias para que possam laborar, de acordo com uma norma imposta, imagine-se, em 2000.

Já lá vão sete anos, e os competentes industriais deste país à beira mar plantado devem andar a dormir, já que o prazo para a entrega das candidaturas para a obtenção da tal licença termina a dois de Junho e só metade das cerca de 700 maiores empresas industriais nacionais é que apresentaram o referido pedido junto do Instituto do Ambiente.

De acordo com um altíssimo responsável desta instituição, no final de Março estavam passadas 146 licenças e existiam cerca de 180 em análise, ou seja, cerca de 45% do universo de empresas obrigadas a terem a tal da licença.

Ou seja, é mesmo à Portuga, sempre com a política do “deixa para o último dia que não há crise”.

Depois queixem-se que as fábricas, e afins, encerram e mudam-se para outros burgos e que a merda de economia que temos continua sem passar da cepa torta.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Amanhã é sexta-feira, dia 13…


Muitos dizem que é dia de azar, ao passo que muitos outros dizem que é dia de sorte e alguns que é um dia normal.

Para a D. Dores, que é, pelos vistos, uma das mais célebres bruxas do norte cá do burgo, a sexta-feira 13 é um dia misto, com azares, sortes e avisos à mistura.

Aqui fica, para os interessados nestas tretas, o testemunho desta senhora de Barcelos que, no meio de explosões de gás, acidentes rodoviários e cenas de pancadaria com um do ex-maridos, diz ter escapado à morte por 3 ou 4 vezes.

Lido noutros blogs

- Presunção de inocência, no Revisão da Matéria
- Aos universitários, no Pensamentos
- É capaz de ser é, no Dolo Eventual
- Mais um diploma, no Portugal dos Pequeninos

Engenhosa entrevista

A entrevista de José Sócrates só serviu para mostrar à populaça que quem está à frente dos destinos do burgo não merece a mínima credibilidade.

No meio de tanta papelada em cima da mesa, que serviu de apoio a entrevistadores e entrevistado, Sócrates lá foi respondendo às perguntas que lhe foram colocadas pelos dois jornalistas, sempre à defesa e com o espírito do “eu sou um pobre coitadinho no meio disto tudo” bem presente nas respostas que deu e nas três vezes que repetiu que levou sete anos e meio para “concluir a licenciatura”.

Continuam por esclarecer algumas dúvidas que se colocavam antes da entrevista do primeiro-ministro, mal conduzida pelos dois jornalistas (que se mostraram pouco à vontade), sobre as duas biografias do pseudo engenheiro nos registos parlamentares, sobre os professores que leccionaram determinadas cadeiras e sobre os eventuais benefícios de que Sócrates usufruiu.

Fica a sensação, talvez certeza, de que o tema Engenheiro, aplicado ao Sr. Sócrates, não ficou por aqui e de que a controvérsia ainda vai dar muito que falar.

Fica a certeza, ou, para parte da populaça, a sensação, já que são otários e não enxergam um boi a um palmo de distância, de que a imagem de Sócrates está, definitivamente, manchada, debilitada e comprometida.

Loic Leferme



Loic Leferme, o recordista do mundo em apneia, morreu ontem, vítima duma paragem cardíaca, enquanto treinava para mais um mergulho.

Duvido que apareça, a breve trecho, algum tresloucado que consiga bater o recorde de 171 metros conseguido pelo francês em Outubro de 2004.

Pum, pum e vais para a prisão

Parece ser que um militar da Guarda Nacional Republicana foi condenado a uma pena de prisão, e ao pagamento de 15.000 euros de indemnização, por ter enfiado um balázio nos cornos dum gajo que se recusou a parar a viatura em que seguia, pondo-se, de seguida, em fuga.

Parece ser que o salafrário em questão, que já tinha antecedentes, fez frente à autoridade e ripostou, o que terá levado o dito agente a disparar.

Parece ser que só nesta merda de burgo é que a autoridade vai para trás das grades, em detrimento dos verdadeiros criminosos que andam por aí ao Deus dará.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Lido noutros blogs

- Divagando, no We Have Kaos In The Garden
- Brincar com o parque da Bela Vista, no Muchi Sushi
- Conspiração de secretaria, no Lóbi do Chá
- Telhados de vidro, no E-jetamos
- Profissão código 3474, no Desculpe Qualquer Coisinha
- Quem tramou Roger Rabbit, no Arre, Que É Demais!

Código de conduta


Parece que há, por aí, uns especialistas em matéria de blogs que querem publicar um livrinho das boas maneiras para os bloggers, com o especial intuito de por fim às guerras que se sucedem, especialmente no que toca a comentários publicados.

Dizem estas cabecinhas pensantes que é recomendável rejeitar ou excluir comentários falsos, que violem direitos de autor, agressivos pejorativos ou que representem algum tipo de ameaça ou assédio, e que o mesmo se deve aplicar aos posts publicados.

Em relação aos comentários, esses carolas devem andar a dormir na formatura, já que qualquer autor de qualquer blog pode, e tem esse direito como detentor do seu próprio espaço, apagar os comentários que considere impróprios para consumo, existindo já, aliás, a possibilidade de publicar os comentários só após a aprovação dos mesmos por parte do dono do blog.

No que toca à publicação dos posts e à linguagem, mais ou menos abusiva, por parte do autor, só lê, por exemplo, o Sempre a Produzir quem quer e quem lhe apetece, e se a mim me apetecer mandar alguém para o pénis, tal acto é da minha exclusiva responsabilidade, não obrigando ninguém a estar, ou não, de acordo.

Por minha parte, faço minhas as célebres palavras do mui estimado JCS, autor do Lóbi do Chá, quando diz que “um Blog é a arma daqueles a quem não se pediu opinião.”

É um lapso

Parece que o Sr. Sócrates tem dois registos biográficos diferentes na Assembleia da República, um que o refere como engenheiro civil e outro como possuidor de um bacharelato em engenharia civil.

Dizem, da Secretaria-geral do Parlamento, que os dados biográficos dos deputados são da responsabilidade de quem preenche os formulários.

Por outro lado, dizem, do gabinete do pseudo engenheiro, que a referência à licenciatura, publicada em 1993 quando se diz que Sócrates só concluiu o curso em 1996, não passa de um erro ao qual Sócrates é alheio.

Ora, ainda que não tenha sido o próprio a preencher os referidos registos, é o próprio que os tem que assinar… Ou não?

800 mil

Pois parece que é verdade, e a ser, como é que se consegue explicar que uma empresa como a Metro do Porto consiga acumular dívidas a um ritmo de oitocentos mil euros por dia?

Como é usual, cá no burgo, começam as partes envolvidas a sacudir a água do capote, com a Metro do Porto a acusar o executivo pela inadequada estrutura de financiamento e a Secretária de Estado dos Transportes a dizer que o modelo de gestão da empresa é inadequado.

O mais caricato é que esta gentalha fala de 800 mil euros por dia quase como quem fala de ir ali à tasca da esquina beber um copito de 3 por 50 cêntimos.

800 mil por dia… Porra, com 800 mil euros eu ficava com a vida praticamente resolvida.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Cambada de queixosos

A populaça queixa-se da vida e de que não há cifrões, mas o Casino de Lisboa amealhou, em apenas um ano, setenta e oito milhões de euros em receitas da jogatana.

Haja sinceridade, meus senhores...

Aqui pelas bandas do Sempre a Produzir, a queixa é genuína e confesso que sou viciado no jogo do “Estica o Euro, a Ver se Chega ao Fim do Mês”.

Lei do aborto

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou, apesar das muitas pressões que visavam o veto, a nova lei do aborto e enviou várias recomendações, aos deputados e à populaça, que podem ser consultadas aqui.

Portas fechadas

O ministro Mariano Gago decidiu emitir um despacho que leva ao encerramento compulsivo da Universidade Independente, considerando que o funcionamento da mesma está claramente degradado em termos pedagógicos.

O despacho é, por lei, provisório e os responsáveis da UNI têm, agora, dez dias para contestar a decisão do ministro, não sendo, no entanto, de esperar que este volte atrás na decisão tomada.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Lido noutros blogs

- Independente, n'O Estado do Sítio
- Procura-se Presidente da República, n’O Restaurador Olex
- Bonito, bonito era, no Lóbi do Chá

Reino animal

MELRO - PRETO

Nome comum – Melro
Família - Turdidae

O melro-preto é a designação comum da espécie Turdus merula de aves passeriformes pertencentes à família Turdidae.

Os melros apresentam forte dimorfismo sexual, sendo o macho completamente preto, excepto o bico e um anel em volta dos olhos, de cor amarela-alaranjada, e a fêmea de dorso preto, ventre em tons de castanho e a garganta e a parte superior do peito pardas com malhas esbranquiçadas.

Com um peso entre os 75 e os 120 grs, o seu comprimento varia entre os 24 e os 27 cms e as asas variam entre os 11 e os 12 cms.

Embora possa ser encontrado em diversos ambientes e climas, este pássaro é facilmente encontrado na Península Ibérica, onde, com um carácter comunicativo e citadino, habita em jardins ou sebes, nas cidades, e em bosques ou charnecas, no campo, alimentando-se de insectos, vermes, sementes e bagas.

O macho canta melodiosamente, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, empoleirando-se em pontos altos.

Esta ave reproduz-se sensivelmente duas vezes por ano e as fêmeas põem 3 a 5 ovos que demoram cerca de 15 dias a incubar, num ninho, normalmente, em forma de taça.

Mais informações aqui.

O mundo mágico da Disney

Os contos de fadas da Disney têm os dias contados e, por este andar, devemos, a breve trecho, vir a assistir ao lançamento de filmes onde o Rato Mickey deverá andar a namoriscar com o Pato Donald ou com o Pluto, e a Minnie se verá envolvida nalguma orgia com ratos, patos e outros animalejos à mistura.

Sinal da mudança dos tempos, é a recente suspensão da decisão de que só poderia haver um “Casamento de Conto de Fadas”, em frente ao Castelo da Cinderela, para os casais que tivessem uma licença válida de matrimónio, o que excluía, à priori, os casamentos entre homossexuais.

Ainda que esta decisão vá de encontro à respeitável, e sempre de louvar, política da Disney de que quem vá celebrar uma ocasião especial nos diversos parques deve sentir-se bem e respeitado, as crianças, e o seu imaginário, que visitam os vários DisneyWorld devem ficar um bocado confundidas ao verem dois gajos, ou duas gajas, a trocarem um longo e apaixonado beijo após trocarem as alianças.

Ó pai!” - dirá, por exemplo uma destas crianças – “Eles enganaram-se… No filme era um Shrek e uma Fiona, e o burro era o padrinho. Não eram dois Shreks, uma plateia de castores que fazem de convidados e a Fiona a chorar… E agora? Já não pode haver o Shrek 3 com muitos Shrekinhos, ou pode?

Notícia de última hora


Lá para fins de Outubro, ou princípios de Novembro, vou ser tio!
PARABÉNS à minha irmã e ao meu cunhado, e que tudo corra pelo melhor!

Fórmula Um

GRANDE PRÉMIO DA MALÁSIA

08 de Abril de 2007

Resultados

1º - Fernando Alonso
2º - Lewis Hamilton
3º - Kimi Räikkönen

Campeonato Pilotos

1º - Fernando Alonso - 18 pontos
2º - Kimi Räikkönen - 16 pontos
3º - Lewis Hamilton - 14 pontos

Campeonato Construtores

1º - McLaren Mercedes - 32 pontos
2º - Ferrari - 23 pontos
3º - BMW - 10 pontos

Próximo Grande Prémio a 15 de Abril no Bahrain.

Mais informações aqui.

sábado, 7 de abril de 2007

A Cria faz UM ANO

A nossa filha faz hoje UM ANO.

Recuando no tempo, lembramos, agora, os saltos de contentamento do papá, quando tivemos a certeza da gravidez da mãe, e os largos minutos durante os quais nos abraçámos, felizes e com lágrimas nos olhos.

Recuando no tempo, lembramos, agora, aquela manhã aflitiva em que, já a mamã estava pronta para sair de casa, o pai se apercebeu que tinha perdido a chave do carro, e a verdadeira aventura que foi enfrentar, já com outra carripana, o trânsito do IC19, que percorremos, em jeito de gincana alucinante, até rumo a Santa Maria.

Recuando no tempo, lembramos, agora, os três dias que passámos no hospital, ansiosos pelo teu nascimento, já que, entre falsos alarmes e contracções contínuas, teimavas em não querer largar o aconchego da barriga da mamã.

Hoje, filha, lembramos a gravidez santa que deste à tua mãe, apesar das cotoveladas, dos muitos pontapés e das sessões intermináveis de soluços, as diversas visitas aos médicos, a catrefada de análises, os momentos de alegria e emoção ao ver-te durante as ecografias e todos os preparativos inerentes à tua chegada.

Hoje lembramos, sobretudo, o quanto mudaste as nossas vidas e a responsabilidade que assumimos ao ter que cuidar de ti, amar-te e educar-te, para que possas crescer saudável e feliz.

Hoje lembramos, especialmente e já com alguma saudade, a primeira vez que te agarrámos ao colo, a primeira mudança de fralda, aquela besta anacrónica que nos atendeu quando te fomos registar à conservatória, o teu primeiro sorriso, o teu primeiro banho, quer na banheira quer na praia, os teus primeiros sons e aquelas noites em que acordávamos, de duas em duas horas, para que te pudesses agarrar às maminhas da mamã, numa sofreguidão imensa.

Cresceste depressa e, quando damos por isso, estás feita uma menina bebé, a gatinhar pela casa, enquanto ensaias os primeiros passos, a agarrar em tudo o que te vem às mãos e a balbuciar as primeiras palavras, no meio do palranço que sai da tua boca já adornada com meia dúzia de dentolas.

Vivemos o dia a dia com uma sensação de dever muito bem cumprido, já que a tua interacção connosco (e com o mundo que te rodeia), o teu sorriso malandreco, o teu olhar profundo e doce e as tuas traquinices diárias são os melhores indicadores sobre a forma feliz como vives o teu mundo.
Parabéns, filhinha, por este teu primeiro aniversário, e que seja o primeiro de muitos mais, sempre recheados de tudo o que de melhor a vida te tiver para oferecer.
Nota - Também publicado no Traquina e Irrequieta

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Falso

Há gentalha sem escrúpulos que se aproveita da net e da blogosfera para intrujar tudo e todos, e o post sobre a menina com a doença de Targardt é um desses casos, já que o mail que anda a circular é falso.
Aos leitores do Sempre a Produzir, apresento as minhas desculpas.

Lido noutros blogs

- Os alegados, alegadamente presumíveis, no Faccioso
- Será que nos vamos mesmo habituar?, no Tomar Partido

Engenheiro, ou não, eis a questão

Quando toca à busca incessante das verdades escondidas algures no tempo, nomeadamente sobre a questão da licenciatura do Sr. Sócrates, o burgo não pára.

Agora aparece um estudo do Ministério do Ensino Superior que, contrariamente ao indicado em documentos apresentados ao jornal Público e às declarações do assessor de imprensa do primeiro ministro, que afirmou, há uns tempos atrás, que o Sr. Sócrates tinha acabado a licenciatura em 1996, revela que nesse ano não houve nenhum aluno diplomado em Engenharia Civil pela Universidade Independente.

Uma outra contradição, das muitas que, pelos vistos, abundam neste caso, prende-se com o facto de não estar claro quem foram os professores do Sr. Sócrates nas cinco disciplinas que o primeiro ministro diz ter concluído naquela instituição de ensino.

Entretanto, e segundo a TSF, o Sr. Sócrates já disse que vai esclarecer a populaça no decorrer da próxima semana.

Aguardemos…

Reino animal

CAMALEÃO

Nome comum – Camaleão
Família - Chamaeleonidae

Camaleão refere-se a uma família de répteis escamados e uma das mais conhecidas famílias de lagartos que conta com cerca oitenta espécies, a maior parte delas na África.


Os camaleões são famosos pela sua alegada habilidade em trocar de cor conforme o ambiente, a língua rápida e alongada, e pelos olhos, que podem ser movidos independentemente um do outro.

Podem medir até 60 cm de comprimento e movimentam-se com extrema lentidão.

São animais diurnos que conseguem ficar imóveis durante horas à espera que passe uma presa (gafanhotos, joaninhas e besouros, entre outros insectos) que capturam com a língua pegajosa que se estende, a uma velocidade estonteante, quase um metro.

Os seus olhos podem ser movidos independentemente, o que lhe confere aparência curiosa, e são cobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, correspondente à íris e a pupila.

Outra característica deste animal é a capacidade de mudar de cor, por influência do seu humor, da luz ou da temperatura, e que ajuda muito ao mimetismo (capacidade que têm certos animais para variar a coloração e a forma, de acordo com o meio em que se encontram), tantas vezes necessário para se proteger dos seus predadores.


Mais informações aqui.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

O gajo era um pachola

O conhecido Keith Richards, dos conhecidos Rolling Stones, confessou, numa entrevista à revista MNE, que a coisa mais rara que tentou meter para dentro do organismo foi o próprio pai.

Segundo o guitarrista, o progenitor não se deve ter importado (já que não se importava com nada) que o marado do filho não tenha resistido a tirar um risco das suas cinzas para snifar, após o pai ter sido cremado.

Como diria um amigo meu, isto é o fim do mundo em cuecas!

Lido noutros blogs

- Nota solta, no Berra Boi
- Estado novíssimo II, no Lóbi do Chá
- Entretanto, no Portugal dos Pequeninos
- Aberrações burrocráticas, no Tomar Partido

Em liberdade

Os quinze marinheiros britânicos, feitos prisioneiros pelas autoridades iranianas, estão de regresso a casa, após terem sido perdoados pelo presidente lá do sítio, Mahmoud Ahmadinejad.

Ahmadinejad confessou estar triste com a falta de testículos demonstrada pelos ingleses, já que estes não tiveram, de acordo com as suas palavras, a coragem de admitir o erro cometido ao entrarem em águas iranianas.

Depois, já mais contente, condecorou os guardas fronteiriços responsáveis pela captura dos 15 britânicos.

É o jogo das palavras e das imagens, vistas pelas populaças daquelas bandas como um extraordinário triunfo e pelos ocidentais como mais uma das muitas baboseiras a que aquela gentalha nos tem habituado.


Apelo

ESTE APELO É FALSO!

Directamente do Opinião

“Vivo nos arredores de Lisboa e sou pai de uma menina, agora com 7 anos, que é portadora da doença de TARGARDT (degeneração da mácula), o que faz com que perca a visão central, doença essa que é actualmente incurável, mesmo no estrangeiro.


Como não é fácil obter informações a nível nacional, resta-me a Internet para adquirir um conhecimento mais profundo que me ajude a lidar com esta doença, pois mesmo em Lisboa a única ajuda que me foi facultada foi de uma associação (mais concretamente a Associação de Retinopatias de Portugal), associação essa que também padece do problema de falta de apoio, pois é uma entidade privada.

O grande objectivo deste mail é tentar arranjar maneira de contactar, pessoalmente, familiares ou amigos dessas pessoas que sofram da mesma ou semelhante doença, para fazer um rastreio, com um único pensamento: Difundir e trocar informações acerca desta doença.

POR FAVOR divulguem este mail pelos vossos contactos e/ou se tiverem conhecimento pessoal de um caso semelhante, agradecia que me contactassem:

rgoncalves@ruralinf.pt

MUITO E MUITO OBRIGADO

Rui Gonçalves”

Nota - Também publicado no Traquina e Irrequieta

ESTE APELO É FALSO!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Lido noutros blogs

- Estado novíssimo, no Lóbi do Chá

OTA

Numa altura em que diversos especialistas na matéria defendem que o aeroporto da Ota deve ser repensado, um dos matutinos cá do burgo faz referência ao caso dizendo que o executivo do pseudo engenheiro Sócrates admite novos estudos em busca de novas alternativas para a localização do futuro aeroporto.

É inadmissível que se gaste tanto dinheiro nesta merda de estudos e sabe Deus quantos já foram encomendados, feitos e entregues, sem que a populaça, como é normal, se aperceba.

O burgo não se pode dar ao luxo de andar, por aí, a esbanjar os euros que não tem em estudos por dá cá aquela palha, ainda para mais se for verdade que a Comissão Europeia já deixou bem claro que poderá vir a suspender os fundos comunitários canalizados para o nosso país caso a nossa estimada legislação não inclua diversas normas comunitárias, relacionadas, especialmente, com obras públicas e adjudicações de empreitadas, cujos prazos limites expiraram, imagine-se, há mais de um ano.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Reino animal

LONTRA

Nome comum – Lontra
Família - Mustelidae

A lontra (Lutra longicaudis) é um animal mamífero da sub-família Lutrinae, pertencente à ordem carnívora e à família dos mustelídeos.

Habita em zonas litorais da Europa, Ásia, parte sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul.


Geralmente a lontra tem hábitos nocturnos, dormindo de dia nas margens dos rios e acordando à noite para se alimentar, sendo a sua dieta à base de peixes, crustáceos, répteis e pequenos mamíferos.

Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e suas crias, já que os machos não vivem em grupos e só se juntam às fêmeas na época de acasalamento.

O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses, ao fim dos quais nascem entre 1 e 5 filhotes.

Uma lontra adulta mede entre 55 e 120 centímetros, incluindo a cauda, pesa até 15 quilos, possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico, e o seu corpo é hidro-dinâmico, preparado para nadar em alta velocidade.

Embora seja um animal carnívoro e normalmente selvagem, a lontra é dócil e gosta de brincar com as pessoas, sendo, muitas vezes, possível domesticá-la.

Mais informações aqui.

Final inglório

Depois do susto por que passou, ainda antes do início do Rali cá do burgo, Armindo Araújo até que se portou muito bem durante toda a prova, tendo em conta que era esta a primeira vez que participava com um carro WRC, andando sempre ao ritmo de pilotos consagrados e mais do que habituados à condução deste tipo de viaturas.


É uma pena que o toque numa pedra o tenha levado ao despiste e á fatalidade de perder todo o líquido do radiador do Mitsubishi, aniquilando, desta forma, todas as hipóteses de chegar à meta.

Em todo o caso, um despiste a dois quilómetros do fim, numa altura em que já tinha provado o que tinha a provar e em que tudo já estava decidido, parece-me infantilidade a mais para um piloto com o traquejo já demonstrado.

Vergonhoso

Há uns tempos atrás, Ribeiro e Castro apresentou a desculpa esfarrapada de que o filho fazia anos para justificar que não ia ver a entrevista de Paulo Portas na televisão.

Qual é que foi a desculpa apresentada, desta vez, pelo presidente do partido, para abandonar os trabalhos Conselho Nacional do CDS-PP ainda mal a reunião tinha começado?

Estará Ribeiro e Castro com algum tipo de receio e a fugir com o rabo à seringa?