quarta-feira, 31 de janeiro de 2007
Venham os chinocas
Novidades da cria
Desta vez, a ânsia em querer pôr-se em pé e explorar novos espaços levou a pequena criatura a escorregar e mandar uma valente cabeçada numa das cercas de segurança da sala do infantário.
A coisa nem deve ter doído muito, já que, segundo as informações da educadora, a cria continuou impávida e serena, após o típico beicinho e um esboço de quem ia começar a berrar, mas chegou para dar à nossa filha o primeiro galo (visível, pelo menos) da sua existência.
Aborto
Apesar dos argumentos que possam ser apresentados pelo “Sim” e pelo “Não”, e seja qual for o resultado do referendo, o aborto clandestino vai continuar a existir cá no burgo, por inúmeras razões que nem vale a pena estar aqui a enumerar, e não é a vitória de qualquer um dos lados que vai resolver o problema.
No entanto, uma possível vitória do “Sim”, abre as portas a que qualquer mulher possa, em “consciência” e por dá cá aquela palha, acabar, legalmente, com a vida que carrega dentro do ventre, por razões que, na sua maioria, não serão as mais válidas para levar avante semelhante acto.
Acho inadmissível, por exemplo, que se queira permitir que uma mulher se veja livre, legalmente, duma vida (sim, porque com dez semanas já existe uma vida) só porque esta não foi planeada e porque lhe pode vir a trazer eventuais embaraços na promissora carreira que acaba de iniciar.
Algumas figuras públicas apoiantes do “Sim” vêm a público com a tanga das condições sociais da grávida e argumentos desse género.
Com certeza que essa gentalha fala de boca cheia, já que não lhes falta nada para que possam dar todo o mimo e toda a felicidade possível aos filhos que queiram ter, e, nesse caso, com que direito é que evocam razões de pobreza e de miséria para justificar que uma mulher possa matar o embrião que carrega dentro do útero?
Se querem matar, então matem durante o acto da queca, porra! E, caso não saibam, existem diversas maneiras para o fazer.
Muitos dizem, também, que abortar deixa a mulher em profundo sofrimento, deprimida, ou o que lhe quiserem chamar.
Plenamente de acordo em alguns casos, como, por exemplo, o da mulher que saiba, de antemão, que o embrião, desejado e, eventualmente, planeado, se está a formar com profundas, e irrecuperáveis, más formações.
Agarrando no argumento da felicidade futura da criança e da família, até estou de acordo em que a mulher tenha acesso a essa difícil opção de decidir se valerá a pena trazer ao mundo um ser que, apesar de vivo, não passará de um ser vegetativo.
Agora, não me venham com tangas de sofrimento aplicado àquelas mulheres que, por opção, decidem abortar só porque acham que ainda não está na altura de serem mães e porque as crias lhes vão estragar as idas para os copos com as amigas, nem, tão-pouco, aquelas que só depois da queca é que se lembram que a vida está difícil e que não há graveto para sustentar uma criança.
Uma caixinha de pílulas, ou de preservativos Durex com sabores diversos, sai bem mais barato que um aborto, além de ser muito mais benéfico para a saúde da mulher.
Resumindo e concluindo, sou a favor da vida, a favor dum futuro que, ainda que muitas vezes incerto, não temos o direito de negar a ninguém, mesmo que esse alguém seja um embrião de 8, 9, 10 ou muitas mais semanas.
O super ditador
Reino animal
Família – Hominidae
O chimpanzé é um mamífero primata pertencente ao género Pan.
Há biólogos que acreditam que os chimpanzés são os nossos parentes mais próximos na evolução, já que partilhamos com eles cerca de 99% do nosso ADN.
Tal como nós, o chimpanzé consegue reconhecer a sua própria imagem ao espelho, utilizar ferramentas e aprender a linguagem de sinais.
O corpo do chimpanzé é coberto por uma pelos grossos, à excepção da cara, dedos, palmas das mãos e plantas dos pés.
A gestação do chimpanzé dura oito meses e os filhotes mantêm uma relação próxima com a mãe por vários anos.
Possuem uma alimentação muito variada, baseada em fruta, folhas, flores, sementes e pequenos animais, como alguns pássaros, formigas e larvas.
Mais informações aqui.
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Novela Lisboeta
Agora, surge a notícia de que o Presidente da Câmara de Lisboa admite demitir-se, caso o seu braço direito seja constituído arguido no caso que envolve a venda e permuta dos terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular.
Afinal, Sr. Presidente, em que é que ficamos? Há ou não condições?
Países do mundo
FRANÇA
Nome oficial – Républica Francesa
Localização geográfica – Europa
Capital – Paris
Outras cidades – Lille, Marselha e Lyon
Área – 547.050 kms2
População – 63.587.700 habitantes
Língua oficial – Francês
Religião predominante – Catolicismo
Moeda – Euro (Franco antes da adesão)
Hino nacional – La Marseillaise
Outras informações –
A França é uma República democrática semi-presidencialista, dividida em 26 regiões que, por sua vez, se dividem num total de 100 Departamentos.
É a sexta nação mais rica do mundo tendo em conta o PIB nominal.
Economicamente, destaca-se pela sua indústria automobilística, aeronáutica e alimentícia, especialmente no sector da agropecuária.
É quase auto-suficiente em minérios, com alta produção de petróleo e carvão mineral.
Juntamente com a Alemanha, a França foi o principal impulsionador da criação da Comunidade Europeia.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
Portugal e China
Por outro lado, temos o Presidente da CIP, Francisco Van Zeller, a dizer, céptico e com os pés bem assentes na terrinha cá do burgo, que as empresas portuguesas não têm capacidade para entrar, sozinhas, no mercado chinês.
Acho que o primeiro-ministro devia analisar, com muita atenção, as palavras do manda chuva da Confederação da Indústria Portuguesa.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2007
Costa da Caparica
Outra solução, bem mais radical, foi a apresentada por um professor de gestão costeira da Universidade de Lisboa e que consistiria em deixar as marés prosseguirem com o seu “trabalho” e galgar as dunas da Costa, o que obrigaria ao realojamento duma pipa de famílias e ao reordenamento de toda aquela zona.
Ora, a primeira solução está, ainda, bem viva na memória do Gonçalves sénior, meu ilustre pai, que se lembra das caminhadas que fazia, em pequeno, entre a Cova do Vapor e a ilhota do Bugio, numa altura em que, dependendo da maré, a populaça conseguia, sem grande esforço e com bastante segurança, atravessar os poucos quilómetros que separam estes dois pontos.
Será que ainda vou ver o meu pai a recordar velhos tempos e a levar a cria às cavalitas, numa passeata revivalista, até ao Bugio?
Intriguistas
Queres entrar? Paga!
Olhem para o mau exemplo Russo
Em 2005, as estatísticas indicam que o número de nascimento rondou os 1,5 milhões, enquanto que os abortos legais se aproximaram dos 1,8 milhões.
Imagine-se este tipo de situação aplicada à realidade cá do burgo…
Esta merda ficava a feder ainda pior, com um largo número de caquécticos incontinentes a cagarem-se por tudo quanto é lado, sem o apoio de populaça mais jovem para os ajudarem nos dias de mais aflição.
Caminhada pela vida
Reino animal
Família – Felidae
O Leão, Panthera Leo, é um grande felino, apelidado de rei dos animais, pela sua imponência, força e bravura.
Possui uma coloração variável, entre o amarelo claro e o castanho-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pêlos negros e os machos a ostentarem uma longa juba.
Os leões vivem especialmente nas savanas, onde caçam, principalmente, grandes mamíferos, como antílopes, zebras e javalis.
São extremamente sociáveis, podendo um grupo, composto maioritariamente por fêmeas, possuir até 40 indivíduos.
Esta sociabilidade é usada, especialmente, na educação das crias, bem como em tácticas de emboscada e de acção em grupo para capturar as suas presas.
Mais informações aqui.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2007
FDS
Países do mundo
LESOTO
Nome oficial – Reino do Lesoto
Localização geográfica – África
Capital – Maseru
Outras cidades – Thaba-Tseka
Área – 30.355 kms2
População – 2.143.000 habitantes
Língua oficial – Sesotho
Religião predominante –
Moeda – Loti
Hino nacional – Lesotho Fatse La Bontat'a Rona
Outras informações –
Antiga Basutolândia, o Lesoto é um pequeno país encravado no interior da África do Sul, dividido em 10 distritos.
É um estado independente desde 1966.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
Sondagens
Para os interessados, aqui ficam os resultados:
Sobre o que os leitores do Sempre a Produzir esperam de 2007, 53% dizem que o país vai viver o pior ano da sua história recente, o que implica uma grande fezada no desempenho do executivo do Eng. Sócrates.
No que diz respeito à despenalização do aborto, 68% estão contra e só espero que este resultado seja um bom prenúncio para a verdadeira votação do próximo dia 11 de Fevereiro.
Em relação à TLEBS, 91% dos leitores que votaram nesta sondagem acham que a populaça não merece esta “cena merdosa”.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007
Reino animal
Quem nos conhece, a mim e à minha querida mulher, sabe que somos algo fanáticos por tudo o que tem a ver com o Reino Animal e que somos verdadeiros devoradores de programas televisivos alusivos a esta temática.
Família – Coccinellidae
Joaninha é o nome popular de um insecto da família Coccinellidae.
Trata-se dum predador no mundo dos insectos que se alimenta de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insectos mais pequenos.
Possui um corpo semi-esférico, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa.
Existem cerca de 4.500 espécies dentro deste grupo, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
Cá no burgo, a espécie mais conhecida (comum na Europa) é a Coccinella Septempunctata, que apresenta, geralmente, de uma a sete manchas pretas sob um fundo vermelho em cada asa., sendo, também, conhecida por joaninha de sete pontos.
Mais informações aqui.
Medicina cá do burgo
Além disso, vieram a público, há uns tempos atrás, notícias de que uma alarvidade de recém licenciados em medicina estavam, e penso que continuam, à espera de colocação para poderem começar a trabalhar.
Agora, o inteligente Ministro da Saúde vem admitir contratar mais médicos estrangeiros para combater a escassez de profissionais nas regiões do interior cá do burgo.
Afinal em que é que ficamos?
“Estou aqui com uma dorzita no coração, Sr. Doutor”, dirá a velhota lá das berças.
“No problemo, my dear senhor.” - dirá o médico - “Precisa only de engole uma Aspergic e cut tuas nails do left pé.”
Lisboa
A pouca clareza com que, pelos vistos, foram efectuados os negócios entre a BragaParques e o município de Lisboa já levaram a buscas por parte da Polícia Judiciária que, por sua vez, levaram a que fossem constituídos arguidos a vereadora do Urbanismo, Gabriela Seara, o director municipal dos Serviços Centrais, Remédio Pires, e o braço direito do Presidente da Câmara, Fontão de Carvalho, que, entretanto, já negou tal notícia.
E, aparentemente, mais nomes virão á baila.
Com tanta indecisão, intriga e suspeita, alguns dos partidos da oposição já avançaram com a hipótese de eleições intercalares, apelando a uma renovação do executivo camarário.
Para mim, mais importante que tudo isto é saber se, tendo em conta o elevado índice de solicitações que emerge a nível nacional, a Polícia Judiciária e o Ministério Público terão, no activo, elementos suficientes para fazer face a tantos pedidos de investigação.
Novidades da cria
Para nós, os pais, é sempre um motivo de orgulho e satisfação ver que a criatura provoca alguma surpresa, nomeadamente em relação ao próprio médico, ao querer pôr-se em pé e ao falar, lá à maneira dela, gesticulando freneticamente, como quem se acha uma grande entendida na matéria sobre a qual falámos e da qual ela própria faz parte.
Claro está que a secretária do pediatra ficou um bocado desarrumada, com meia dúzia de canetas espalhadas e alguns papeis prontos a irem para o cesto do lixo.
Com tanta irrequietude, está na hora de começar a ter cuidados redobrados em relação a determinadas questões relacionadas com a segurança caseira.
Outra novidade, para mim uma grande surpresa preparada pela minha querida mulher antes de me ir buscar ao emprego, tem a ver com mais um ponto de viragem na vida da pequena cria.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2007
Lido noutros blogs
- Perfil de um bom e de um mau pai, no Coisas de Gajos
- A luta continua, no Lóbi do Chá
As crianças cá do burgo
Não sei onde, está em tribunal o caso do pai e da ama que arrearam tanta porrada num bebé de 2 anos que este acabou por morrer.
Geograficamente mais acima ou mais abaixo, o caso de mais uma cria que, vítima de maus-tratos, está há não sei quantos dias à guarda dos serviços hospitalares lá do sítio.
O tribunal vai decidir que fazer com esta criança, tendo em conta que os queridos pais já são repetentes nestas andanças.
Que fazer com esta gente?
Porrada neles para aprenderem a ser gente? Não chega.
Prisão? Também não deve ser suficiente para se redimirem, se é que há redenção possível, já que a pena é ligeira e após uns anitos, por bom comportamento, voltam para o meio da populaça.
No outro extremo da balança está o caso do sargento que foi condenado a 6 anos de prisão por se negar, e bem, a dizer onde está a criança que adoptou e cujo pai biológico aparece agora, ao fim de cindo anos, para reivindicar os seus direitos paternais.
Diga lá outra vez…
Um dos movimentos contra o aborto veio a público dizer, com base numa fórmula desenvolvida por um professor da Universidade do Minho, que este cantinho à beira mar plantado é o terceiro melhor país para trazer uma criança ao mundo, só ultrapassado pela Irlanda e pela Suíça.
Tendo em conta que um dos parâmetros utilizados para chegar a esta brilhante conclusão se prende com razões sociais e económicas, vulgo como está esta merda de país e se a populaça tem euros na algibeira, facilmente se consegue deduzir que há, de facto, muitos mais países com, por exemplo, melhores condições hospitalares e de saúde do que as existentes cá no burgo.
Falta de espaço
Até aqui, a coisa até que podia passar por ser mais um infeliz acidente, apesar das ultrapassagens serem efectuadas pela esquerda e dos Audi A6 terem uma potência de iluminação de fazer inveja a muitas outras marcas.
O que não se entende é como é que este “agente da autoridade” manda uma violenta passa num gajo e só uma semana depois é que se entrega às autoridades, alegando que, na altura, não se apercebeu do acontecido e que foi preciso ver as notícias para ter um alerta na consciência.
Deu-me vontade de rir a entrevista do advogado de defesa do tal polícia, que mais parecia uma cena humorística digna do melhor comediante.
Deram-me vontade de rir as declarações do Ministro António Costa, ao dizer que este é um caso isolado que não põe em causa a boa imagem da instituição policial cá do burgo.
Países do mundo
JAPÃO
Nome oficial – Japão
Localização geográfica – Ásia
Capital – Tóquio
Outras cidades – Kobe, Osaka e Yokohama
Área – 377.800 Kms2
População – 127.214.500 habitantes (2003)
Língua oficial – Japonês
Religião predominante – Budismo
Moeda – Iene
Hino nacional – Kimi Ga Yo
Outras informações –
O actual estado Japonês é uma monarquia parlamentar, baseada num sistema político democrático e multipartidário, onde o imperador é o símbolo do estado e da unidade do povo, sem poderes relacionados com o governo.
O país está subdividido em 47 províncias e é, actualmente, a segunda maior potência económica mundial, graças, em grande parte, ao grande parque industrial do país, onde pontificam empresas como a Honda, Toyota, Sony, Nissan e Mitsubishi.
É um país com uma vasta tradição cultural.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2007
Agradecimentos
Casa desarrumada
As distritais nortenhas estão solidárias com o ex-líder da bancada parlamentar, as distritais do centro colocam-se ao lado de Ribeiro e Castro e, agora, vêm alguns deputados exigir a demissão de Mota Campos, o braço direito do presidente do partido e produtor das maiores críticas a Nuno Melo.
Casa Branca
O bailarico
Ora, em primeiro lugar, quem é Paulo Casaca? Não se preocupe o euro deputado porque a notoriedade do ex-ditador iraquiano era substancialmente superior à sua e, daqui a uns dias, já ninguém se lembra que andou a dançar o “Apita o Comboio” com os Mujahedin do Povo.
Em segundo lugar, ninguém manda meter o bedelho onde não é chamado. Os euro deputados nacionais devem é zelar pelos interesses cá do burgo, lá por terras da Bélgica, em vez de andarem a armar ao pingarelho com tretas que não interessam cá à populaça.
Países do mundo
ZÂMBIA
Nome oficial – República da Zâmbia
Localização geográfica – África
Capital – Lusaka
Outras cidades – Mongu e Solwezi
Área – 752.600 Kms2
População – 9.582.000 habitantes (2003)
Língua oficial – Inglês
Religião predominante – Religiões tradicionais africanas
Moeda – Kwacha
Hino nacional – Stand and Sing of Zambia, Proud and Free
Outras informações –
Tornado independente em 1964, o país divide-se em 9 províncias, por sua vez divididas em 72 distritos.
Encontra-se entre as nações mais pobres do mundo, enfrentando sérios problemas com o desemprego, apesar de contar com matérias primas como o zinco, o cobalto, ouro, prata e diamantes que têm ajudado à sustentação do país.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
quinta-feira, 18 de janeiro de 2007
Novidades da cria
O pai teve que meter uma baixa de assistência à família para poder ficar com a cria e, acreditem, tem sido uma verdadeira loucura.
As birras, as refeições, as mudanças das fraldas (claro, com aquele cheiro pestilento), o preparar e dar a sopa, o vestir a bebé…
Enfim, toda a atenção que se tem que dar a uma criatura desta tenra idade chega, e sobra, para deixar um gajo de rastos e cheio de dores nas costas.
Mas estes dias têm servido para apreciar, convenientemente, o crescimento rápido da nossa filha.
Países do mundo
IRLANDA
Nome oficial – Irlanda
Localização geográfica – Europa
Capital – Dublin
Outras cidades – Cork e Waterford
Área – 70.270 Kms2
População – 4.150.000 habitantes (2005)
Língua oficial – Gaélico Irlandês e Inglês
Religião predominante – Catolicismo
Moeda – Euro (Libra irlandesa até 1999)
Hino nacional – Amhrán na bhFiann
Outras informações –
Tornado independente nos finais de 1922, o país, cuja população é maioritariamente de origem celta, é uma democracia parlamentar, cujo poder legislativo é exercido pelo Parlamento (Oireachtas), constituído pelo Presidente e duas câmaras: o Dáil Éireann (Câmara dos Deputados) e o Seanad Éireann (Senado).
A Irlanda aderiu às Nações Unidas em 1955 e a União Européia em 1973.
Tem uma economia pequena, moderna e dependente do comércio, com um crescimento médio de 9% entre 1995 e 2001.
Embora as exportações se mantenham como o principal motor para o grande crescimento da economia irlandesa, esta também tem beneficiado de um aumento no consumo interno e duma recuperação no investimento na construção.
O país é conhecido pela qualidade do whisky e da cerveja Guiness e pelo sector musical onde se têm destacado nomes como os U2, Bob Geldof, The Corrs, The Cranberries e Enya.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
segunda-feira, 15 de janeiro de 2007
Ah, leões!
Excesso de carga
Volta o tema da flexisegurança
Será que é assim tão difícil de entender que o nosso cantinho de 900 por 300 não tem nada a ver com as economias do resto dos países da Europa comunitária?
Ignorância de pais
Países do mundo
EGIPTO
Nome oficial – República Árabe do Egipto
Localização geográfica – África
Capital – Cairo
Outras cidades – Alexandria, Luxor e Suez
Área – 1.001.500 Kms2
População – 70.715.000 habitantes (2002)
Língua oficial – Árabe
Religião predominante – Islamismo
Moeda – Libra egípcia
Hino nacional – Bilady, Bilady, Bilady
Outras informações –
Tornado independente de Inglaterra em 1922, o Egipto é uma república governada pela constituição de 11 de Setembro de 1971, que estabelece um estado socialista cuja religião oficial é o Islão.
Foi o primeiro país árabe a estabelecer a paz com Israel, depois da assinatura dos acordos de Camp David.
Dividido em 26 províncias, cada uma administrada por um governador nomeado pelo presidente, o país centra grande parte das riquezas nas reservas minerais de ferro, petróleo, gás natural, fosfatos, sal e argila.
Cerca de 70% da indústria está nacionalizada, dominada por actividades ligadas ao petróleo e ao gás natural.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
domingo, 14 de janeiro de 2007
As doidices da cria
Às três da matina, acordei com o choro da cria.
Contrafeito, porque, ainda por cima, tenho andado às voltas com mais uma gripalhada, lá me levantei e fui preparar um biberão, coisa que começa a ser, cada vez mais, rara, já que a bebé já dorme a noite toda sem necessidade de comer a horas indecentes.
De volta ao quarto, com biberão e cria, acordei a minha mulher e foi ela que, pacientemente, se encarregou de ajudar a pequena criatura a saciar a fome, enquanto que eu aproveitei, também, para meter qualquer coisa no estômago.
Ainda não tinha começado a satisfazer a minha fome quando a minha mulher desatou aos berros a chamar-me e a pedir gaze e soro fisiológico…
Acontece que a cria tinha uma enorme ramela no canto do olho esquerdo, que parecia impedi-lo de abrir convenientemente, e a pequena criatura olhava para nós como quem tinha levado um valente soco nas ventas.
Limpar o canto do olho permitiu-nos verificar que, afinal, a ramela não era ramela, mas sim um enorme gorila (macaco é pouco) que a criatura sacou do pequeno nariz e que, em vez de alojar na almofada ou no lençol, decidiu acomodar no olho.
Mas a coisa ainda não estava bem, e uma análise mais apurada levou-nos à conclusão de que o macaco não estava ali isolado.
Afinal, a cria deve ter espirrado violentamente e optou por agarrar naquela ranhoca espessa e esfregá-la nas longas pestanas, como se de rímel, sombra ou pó de arroz se tratasse, que, depois de secar, impediu as pálpebras de se movimentarem livremente.
Entretanto, a pequena criatura já começou a gatinhar (ainda que meio desengonçada) e já mostra uma enorme vontade de se pôr em pé.
sexta-feira, 12 de janeiro de 2007
Países do mundo
LIBÉRIA
Nome oficial – República da Libéria
Localização geográfica – Àfrica
Capital – Monróvia
Outras cidades – Greenville e Voinjama
Área – 111.370 Kms2
População – 3.042.000 habitantes (2005)
Língua oficial – Inglês
Religião predominante – Cristianismo protestante
Moeda – Dólar Liberiano
Hino nacional – All hail, Liberia, hail
Outras informações –
O país tem as suas origens quando, em 1821 a American Colonization Society conseguiu adquirir uma parcela de terra perto da área do Cabo Mesurado, onde, posteriormente, se fixariam os primeiros colonos negros oriundos dos Estados Unidos.
Em 1824 a colónia recebeu o nome de Libéria (do latim, "terra livre") e a 26 de Julho de 1847 declarou a sua independência, dotando-se duma constituição decalcada da Constituição dos Estados Unidos da América.
A Libéria é uma república governada pela Constituição de 6 de Janeiro de 1986, onde o chefe de estado é o Presidente, eleito para um mandato de seis anos, sendo também o chefe de governo.
Economicamente, o país assenta na agricultura, sector do qual vive a maioria da população.
As principais culturas são o arroz, a mandioca, o café e o cacau. No entanto, apesar da maioria da população se empregar neste sector, a Libéria não é auto-suficiente do ponto de vista alimentar.
Uma fonte importante de divisas para o país é a venda das taxas de registo de navios, já que muitas embarcações estrangeiras estão registadas sob a bandeira liberiana, aproveitando os baixos valores oferecidos por esta nação africana.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
Lido noutros blogs
- Criar valor para os clientes, no Maquiavel & J.B.
- Espelho meu, espelho meu…, no Bem Pelo Contrário
- Modernidades, no Anarcoconservador
"Boas" notícias
- Portugal tem o gás mais caro da UE;
- A electricidade pode vir a sofrer novo aumento, além dos 6% recentemente impostos à populaça;
- Os combustíveis vão sofrer novo aumento;
- Portugal foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre de 2006;
quinta-feira, 11 de janeiro de 2007
Electricidade
Dizem eles que a medida imposta pelo governo, contrariando o aumento de 15,7% proposto pela entidade reguladora, impede a entrada de novos operadores no mercado da electricidade.
Ou seja, os gajos estão-se nas tintas para quanto a populaça dispõe para viver durante o mês e corremos o risco de ver o preço da electricidade aumentar ainda mais do que o previsto.
Lido noutros blogs
Novo imposto
O Eng. Sócrates andou a pedir pareceres sobre o modelo de financiamento do péssimo Serviço Nacional de Saúde cá do burgo e os “peritos” respondem ao apelo com propostas para um novo imposto e aumentos das taxas moderadores acima da inflação.
A imparcialidade e a clareza deste estudo são garantidas pela presença de três assessores dos ministros da Saúde e das Finanças, dois ministérios que tanto têm zelado, ultimamente, pelo mau estar e pelo baixo nível de vida da populaça.
O estado devia era aplicar uma contribuição compulsória, como pomposamente lhe chamam, a ele mesmo, com base na merda que têm vindo a fazer cá no burgo.
(Países do mundo)
Talvez o título mais apropriado fosse Territórios Para Venda, mas enfim…
A Lua está à venda e, para quem queira investir, há uma sociedade (a Crazyshop) que se dedica à comercialização do satélite da Terra.
Aconselham-se os potenciais interessados a não perderem muito tempo, já que os israelitas estão na corrida e não brincam em serviço, tendo já adquirido 10% dos cerca de 40 milhões de quilómetros quadrados disponíveis para venda à populaça civil.
Para aqueles que gostam de ter os pés mais assentes na terra, ou no mar, o “Príncipe” Michael de Sealand, decidiu pôr o seu micro país à venda por um preço simpático que ronda os 10 milhões de libras.
Para os potenciais interessados, aqui ficam algumas informações sobre Sealand:
SEALAND
Nome oficial – Principado de Sealand Mais detalhes sobre este país, aqui. Brevemente, vou, também, colocar um pequeno território à venda, inserido na zona de Mem Martins. Os potenciais interessados terão que aguardar alguns dias.
Localização geográfica – Europa
Capital –
Outras cidades –
Área – 550 m2
População – Entre 5 e 20 habitantes (2005)
Língua oficial – Inglês
Religião predominante –
Moeda – Dólar de Sealand
Hino nacional – E Mare Libertas
Outras informações –
O Principado de Sealand é, teoricamente, um estado independente, embora a sua soberania não seja reconhecida por nenhum outro país.
O território do país resume-se a base naval, construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, que foi desactivada após o fim do conflito.
O pequeno “país” só é acessível por helicóptero ou barco.
quarta-feira, 10 de janeiro de 2007
Lido noutros blogs
- Brandos costumes, n’O Estado do Sítio
- Interrogações, no Hoje Há Conquilhas
Ajuda divina
Só mesmo a ajuda Divina para melhorar os níveis de (des)confiança a que já habituaram a populaça.
Países do mundo
TUVALU
Nome oficial – Tuvalu
Localização geográfica – Pacífico
Capital – Funafuti
Outras cidades – Vaiaku
Área – 26 Kms2
População – 10.440 habitantes (2005)
Língua oficial – Tuvaluano
Religião predominante – Cristianismo protestante
Moeda – Dólar de Tuvalu
Hino nacional – Tuvalu mo te Atua
Outras informações –
O Tuvalu é um estado formado por um grupo de 9 atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice, que se tornou, em 1975, numa dependência britânica separada, passando a estado independente a 1 de Outubro de 1978.
Trata-se duma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de estado, representada por um Governador-Geral, que é nomeado por sugestão do primeiro-ministro.
Economicamente, o Tuvalu exporta copra, pandano e confeccões, sendo a pesca e o cultivo de palmeiras as principais actividades tradicionais.
O turismo é muito precário e existe só um hotel no país.
Curioso é o facto de não haver televisão no país e as notícias chegam à populaça através de um jornal quinzenal ou através de estações de rádio do governo.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
Sinistralidade rodoviária
terça-feira, 9 de janeiro de 2007
Cumprimentos a V.Exa., Senhor PR
Marques Mendes aproveitou a audiência com o Presidente da República para enaltecer o relacionamento do partido com o actual inquilino de Belém e para referir que espera que este ano seja o ano em que se comece a ver uma luz ao fundo do túnel.
Já o líder parlamentar socialista, Alberto Martins, disse que o PS gosta de trabalhar com o Presidente, reforçando, desta forma, o que Sócrates tinha afirmado aquando da apresentação dos cumprimentos de Natal.
Países do mundo
SUÉCIA
Nome oficial – Reino da Suécia
Localização geográfica – Europa
Capital – Estocolmo
Outras cidades – Malmo e Gotemburgo
Área – 449.965 Kms2
População – 9.060.950 habitantes (2006)
Língua oficial – Sueco
Religião predominante – Catolicismo
Moeda – Coroa Sueca
Hino nacional – Du gamla, Du fria
Outras informações –
Após a cultura viking ter prosperado durante os séculos IX e X, no século XIV a Suécia estava unida à Noruega e à Dinamarca, sob a tutela dum único monarca.
Em 1523, a Suécia separou-se quando Gustavo I da Suécia restabeleceu a separação da Coroa Sueca da união.
A Suécia é uma monarquia constitucional parlamentarista, se bem que o poder do rei tem vindo a ser reduzido, especialmente desde 1974, altura em que a restringiu a actuação da realeza a funções cerimoniais, ainda que o rei conserve a função de chefe de Estado.
Economicamente, a década de 80 foi muito proveitosa para a Suécia, que manteve uma taxa de desemprego muito baixa.
Já na primeira metade década de 90, a Suécia não foi atingida por uma profunda crise, cujas características foram a desaceleração da economia e o disparo do desemprego.
A Suécia faz parte da União Europeia desde Janeiro de 1995, se bem que não adoptou o Euro como moeda única.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
segunda-feira, 8 de janeiro de 2007
Siga para o desemprego
E esta gentalha do governo ainda tem a lata de vir dizer que a conjectura económica cá do burgo está a melhorar.
Países do mundo
BÉLGICA
Nome oficial – Reino da Bélgica
Localização geográfica – Europa
Capital – Bruxelas
Outras cidades – Antuérpia, Namur e Brugge
Área – 30.530 Kms2
População – 10.500.000 habitantes (2005)
Língua oficial – Neerlandês
Religião predominante – Catolicismo
Moeda – Euro (Franco Belga até 1999)
Hino nacional – La Brabançonne
Outras informações –
A Bélgica independente remonta a 1830, quando a região foi desmembrada do Reino dos Países Baixos, na sequência do Congresso de Viena e, desde então, tem sido uma monarquia.
O país está dividido em duas regiões, cada uma com cinco províncias, e uma terceira região, a capital Bruxelas.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
domingo, 7 de janeiro de 2007
Nove meses
Foi um mês cheio de emoções, especialmente com a época Natalícia e de Fim do Ano a destabilizarem, um pouco, o dia-a-dia da nossa filha.
Afinal de contas, mãe e pai estiveram de férias e a pequena criatura pôde, desde já, experimentar a sensação de se baldar à escola e ficar em casa, sem horários para cumprir.
Para nós, foi motivo de orgulho, e muita baba, termos ido à primeira festa de Natal no infantário onde, pelos vistos (já que não nos foi possível assistir), a pequena criatura foi a estrela da companhia ao fazer de Menino Jesus no Presépio.
Durante este mês, a saúde andou com altos e baixos, e a bebé ora estava muito bem, ora começava cheia de tosse e ranho até dizer chega.
Conclusão: toca de adquirir, à laia de empréstimo, que estas coisas são caras, uma daquelas maquinetas que produzem vapores e verdadeiras maravilhas, no que toca ao frágil organismo.
O problema é que uma criatura deste calibre ainda não sabe escarrar e a porcaria, que acaba por se soltar à custa de tanto vapor, tem que sair por algum lado, a saber, ou na bosta, que persiste em ter um cheirinho de deixar qualquer um mal disposto, ou, então, sai por cima e, nesse caso, a criança aproveita a tosse provocada por uma engasgadela ao comer a sopa para vomitar e livrar o organismo daquela matéria nefasta.
Porcaria aparte, a vida continua cheia de boa disposição, com a curiosidade nata em agarrar e analisar tudo aquilo a que consegue deitar a mão (bochechas e nariz do pai incluídos), com a produção e estudo de novos sons (por vezes estridentes) e com novas birras, quando chega a hora de comer e de dormir.
A propósito de dormir, a cria tem vindo a adoptar umas posturas meio alucinadas que, segundo outras fontes, são normais nestas idades e, por vezes, damos com ela completamente atravessada na cama, com os pés na almofada ou a dormir de joelhos, como quem está a gatinhar.
Mas uma coisa, à qual se habituou desde mais tenra idade, não pode faltar: a fralda de pano, que agarra com unhas e dentes, enquanto chucha no polegar.
Entretanto, surgem novas expressões faciais, associadas a olhares de surpresa, e certa indignação, cada vez que tenta gatinhar e se apercebe que ainda não consegue.
O palranço continua, forte e bem audível, mas aquela palavra que tanto anseio ouvir, clara e convenientemente, ainda não passa dum pá muito fechado e muito tímido.
Países do mundo
ANTÍGUA E BARBUDA
Nome oficial – Antígua e Barbuda
Localização geográfica – América Central
Capital – Saint John’s
Outras cidades – Codrington
Área – 442 Kms2
População – 68.720 habitantes (2005)
Língua oficial – Inglês
Religião predominante – Cristianismo protestante
Moeda – Dólar do Caribe Oriental
Hino nacional – Fair Antigua, We Salute Thee
Outras informações –
Cristóvão Colombo desembarcou nestas ilhas aquando da sua segunda viagem, em 1493, e aos primeiros povoamentos feitos por espanhóis e franceses sucederam-se os ingleses, que formaram uma colónia em 1667.
O país é um Commonwealth Realm e o chefe de estado é a Rainha Isabel II, que é representada por um governador geral.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
sexta-feira, 5 de janeiro de 2007
Agradecimentos
Andava por aqui às voltas na Blogosfera, e dou de caras com um link feito ao Sempre a Produzir no Maquiavel & J.B., também conhecido por Senhor dos Anzóis, a quem apresento os meus agradecimentos.
Aproveito para dizer que estou farto desta merda do Technorati que, pura e simplesmente, não acusa nada, cada vez que é feito um link a este espaço.
Adeus, amigo
Foste, durante toda a tua vida, parte da união desta família, partilhando bons e maus momentos, muitas alegrias e algumas tristezas, e estiveste, sempre, ao nosso lado, com o teu olhar profundo e meigo, tão característico da tua personalidade.
Após uma vida intensa de emoções, chegou a tua hora e adormeceste, num sono tranquilo e profundo, para não voltares mais a acordar.
Dizem que há um Céu para aqueles como tu e, se realmente existe, é lá que vais encontrar o teu lugar cativo.
Para nós, que te perdemos, ficam as saudades e a memória dum leal amigo que teve o condão de transformar as nossas vidas.
Lido noutros blogs
- O princípio do fim, no E-jetamos
- Cair em cheio no ridículo, no Lóbi do Chá
- As “doentes” saudáveis, no Jardim do Arraial
Países do mundo
NAURU
Nome oficial – República de Nauru
Localização geográfica – Pacífico
Capital – Não tem capital oficial. Yaren é a maior cidade e funciona como capital administrativa
Outras cidades –
Área – 21 Kms2
População – 12.300 habitantes (2001)
Língua oficial – Nauruano
Religião predominante –
Moeda – Dólar Australiano
Hino nacional – Nauru Bwiema
Outras informações –
Nauru é um dos países mais pequenos do mundo, resumindo-se a uma pequena ilha da Micronésia, relativamente isolada.
O país teve uma população original de origem Polinésia e Melanésia e obteve a independência em 1968. É membro da Commonwealth desde 1968 e das Nações Unidas desde 1999.
Politicamente, o país assenta numa estrutura parlamentar de 18 membros, eleita de 3 em 3 anos, que elege um presidente de entre os seus membros. Este, por sua vez, nomeia um gabinete de 5 ou 6 membros e é, ao mesmo tempo, o chefe de estado e de governo.
Economicamente, Nauru depende da produção de fosfato e do sistema de paraíso fiscal, introduzido no país nos anos 90.
Mais detalhes sobre este país, aqui.
quinta-feira, 4 de janeiro de 2007
Lido noutros blogs
- E um gajo lá pode ficar calmo com estas coisas?, no Coisas de Gajos
- O fecho do estado, no Do Portugal Profundo
- Também já não tenho dúvidas, no Política.TSF
- Postas de pescada, no Portugal dos Pequeninos
O menino de ouro
Referendo
São mais 10 milhões que saem dos cofres do estado, pagos, obviamente, com os impostos da populaça.
Países do mundo
Nome oficial – República das Honduras
Localização geográfica – América central
Capital – Tegucigalpa
Outras cidades – La Paz, Choluteca e Olancho
Área – 112.100 Kms2
População (2000) – 6.249.600 habitantes
Língua oficial – Espanhol
Religião predominante – Cristianismo
Moeda – Lempira
Hino nacional – Tu bandera es un lampo de cielo
Outras informações –
As Honduras foram descobertas em 1502 por Cristóvão Colombo, que encontrou um território marcado pela presença da civilização dos Maias.
Após um longo período de guerra contra os índios, os espanhóis conseguiram assegurar o controle da nova colónia que passou a estar sobre a administração de uma outra colónia, a Guatemala, a partir de 1570.
Em 1821, as Honduras tornaram-se independentes de Espanha e passaram a fazer parte do império de Augustín de Iturbide.
É um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da América Latina, tendo na agricultura o ponto mais importante de sustentação da economia com exportações de café, banana e camarão.
Mais detalhes sobre este país, aqui.