segunda-feira, 7 de agosto de 2006

O verdadeiro atleta nacional

Francis Obiorah Obikwelu já está qualificado para as meias-finais dos 100 metros, no Europeu de Atletismo que se realiza, por estes dias, em Gotemburgo.

Mais um feito para o desporto nacional; um feito que se espera possa ir muito mais além, já que Obikwelu é o actual campeão europeu dos 100 metros e tem todas as condições para revalidar este título.

Mas, quem é aquele em quem depositamos (os Portugueses em geral) tantas esperanças?


O atleta nasceu a 22 de Novembro de 1978 na Nigéria, repito na Nigéria, e naturalizou-se Português em 2001. Volto a frisar: nasceu na Nigéria e naturalizou-se Português, da mesma maneira que se podia ter lembrado de naturalizar Russo ou Etíope. Ou seja, não é um verdadeiro produto nacional.

Se calhar decidiu-se por Portugal por gostar do Sporting, clube que representa. Tivemos sorte, já que não simpatizou com outros clubes de outros países, porventura bem mais apetecíveis.

Mas a vida profissional do fenómeno do atletismo nacional tem mais que se lhe diga; a treinadora do Francisco (não nos esqueçamos que o rapaz naturalizou-se Português) chama-se Maria José Martínez e é espanholita de gema. Será que o Francisco, ou o Sporting, não encontraram nenhum treinador nacional à altura do desafio?

Não sei se a situação ainda se mantém e se os treinos se continuam a realizar fora de Portugal, mas, indo um pouco mais longe no meu ponto de vista, também não entendo porque razão o Francisco teve que ir viver para Espanha para se preparar para os Jogos Olímpicos de 2004, onde teve uma actuação brilhante em defesa das cores nacionais. Será que o nosso belo país, ou o clube que representa, não tem condições para que o atleta possa treinar convenientemente?

Apesar de toda esta prosa, ó Francisco, os meus sinceros votos de boa sorte para a prova que se avizinha.

Sem comentários: